Na Noite Verde mais quente dos últimos anos, Varandas atirou-se à “minoria ruidosa”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas

O presidente do Sporting lançou, esta sexta-feira, fortes críticas ao que chamou “minoria ruidosa” de apoiantes do clube que “desrespeita a legitimidade da vontade da maioria dos sócios”, prometendo permanecer em funções até ao fim do mandato.

Na mais quente ‘Noite Verde’ dos últimos anos, organizada em Leiria para entregar os troféus ‘Rugidos do Leão’, Frederico Varandas apontou o dedo aos críticos.

“Fomos os primeiros a acabar com uma guarda pretoriana paga para fazer o trabalho sujo de uma direção”, disse, lamentando a existência no Sporting de uma “minoria ruidosa que não aceita viver com as regras da democracia”.

Em conflito com as claques do clube, uma “minoria ruidosa perdeu muitas regalias”, Varandas admitiu estar “a mexer com interesses instalados de muita gente”.

“Sei que fomos os primeiros em muitos anos a ter coragem de acabar com um negócio que nada tem a ver com o apoio genuíno como era no passado”, sublinhou.

Apupado por uma dúzia de presentes na sala no início do discurso, o presidente do Sporting foi subindo de tom à medida que os contestatários foram abandonando a sala do restaurante da Ortigosa, no concelho de Leiria, onde decorreu a ‘Noite Verde’. E disse saber como acabar com a contestação que se vive entre direção e claques.

“Era muito fácil para nós reduzir esse ruído: cedíamos e pagávamos a quem faz barulho e exige dinheiro para apoiar. Mas há momentos em que não podemos vacilar, em que temos de estar do lado certo da história, por mais que isso nos custe, por mais que isso nos doa, por mais que isso implique risco, desgaste e confronto”, frisou.

O líder dos leões garantiu ainda que irá ficar até ao final do mandato. “Este clube precisa mais do que nunca de adquirir uma cultura institucional e de estabilidade. Só assim poderá crescer”, frisou.

Ao fim de 14 meses de presidência, Frederico Varandas não está “nada surpreendido” com a contestação que enfrenta nem “nada arrependido” por ter sido eleito.

O Sporting, diz, estava “em verdadeira guerra civil e numa profunda crise de valores”, e a direção que lidera sabia que teria de “tomar medidas que trariam consequências”.

“Sabíamos que iria ser exatamente assim. Nós sabíamos e esperávamos tudo isto: um mandato com golpes baixos, traições intoxicações, manipulação da opinião pública, ataques pessoais. Temos todos a confirmação disso”.

Sobre o futebol profissional, o presidente dos leões admitiu que a prestação está abaixo da expectativa, mas comparou-a com a equipa que Marco Silva orientou no Sporting.

“À 10.ª jornada, temos os mesmos 17 pontos e estamos em quarto lugar, e essa equipa estava no oitavo. Não me lembro de ver a histeria que há hoje”. Por isso, garantiu que não vai alterar o plano traçado.

O caminho é respeitar o nosso ADN, ser o que sempre fomos: a melhor formação de Portugal e uma das melhores da Europa”, disse.

Perto do final, Frederico Varandas prometeu ainda aos adeptos presentes.

“Jamais hipotecaremos o futuro do Sporting e jamais permitiremos que alguém brinque ou jogue novamente roleta russa com o Sporting e perca tudo numa jogada. Ainda hoje pagamos o preço de jogadas dessas”, frisou.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As claques deveriam ser exemplos a seguir pelas camadas jovens ligadas ao desporto, ao invés são uma vergonha, um embaraço. Desrespeitam tudo e todos, apelam à violência e não representam de modo nenhum, qualquer forma de desporto.

RESPONDER

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …