Vantablack BMW X6 é o carro mais preto de sempre

A fabricante alemã lançou um novo BMW X6 pintado com Vantablack, a substância mais negra conhecida, que absorve até 99,965% de radiação.

Preto mais preto que o Vantablack não há. Quando a luz atinge esta substância, em vez de ser refletida, fica presa até finalmente se converter em calor. Isto faz com que tenha um aspeto muito escuro, quase como se fosse um vazio. A BMW aceitou o desafio de colocar a substância num carro e fez o novo Vantablack X6, para os verdadeiros amantes desta “cor”.

O carro não é revestido com a verdadeira substância de Vantablack, mas sim com uma pequena variação, chamada Vantablack VBx2. De acordo com a BMW, este é um material que reflete ligeiramente a luz e que se revela mais apropriado para usar como pintura para um veículo.

“Não teria funcionado se usássemos o material original”, disse Ben Jensen, dono na empresa criadora do Vantablack, citado pelo New Atlas. “Quem o vê teria perdido todo o sentido de tridimensionalidade. O VBx2 com a sua refletância de um por cento fornece apenas um toque de forma”.

A CNN explica que o uso desta tonalidade permite destacar outras características do carro, como por exemplo os faróis e a grade. “Muitas vezes preferimos falar sobre silhuetas e proporções em vez de superfícies e linhas. O revestimento Vantablack VBx2 destaca estes aspetos fundamentais do design automóvel, sem nenhuma distração da luz e dos reflexos” disse Hussein al-Attar, o designer do novo X6.

Jensen disse ainda que, até agora, nunca tinha aceitado o uso do Vantablack em nenhum automóvel, mas que achou o X6 como candidato ideal. “Acho que funcionou muito bem no BMW X6, por causa do tamanho do carro, da sua forma distinta e imponência”, disse, em comunicado.

O novo veículo vai ser apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt, que decorre entre 12 e 22 de setembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …