Presa numa jaula durante os 28 anos da sua vida, Vanilla foi finalmente apresentada à sua nova família de chimpanzés do santuário da Save the Chimps, na Florida. Veja a sua reação de pura alegria ao ver a luz do sol pela primeira vez.
Um vídeo caloroso promete emocionar os mais sensíveis. Vanilla tem 28 anos e, apesar de ter como atividades favoritas “explorar” e “descobrir coisas”, foi forçada a viver em cativeiro durante toda a sua vida , sem um canudo para ver a luz do dia.
Encontrados em pequenas jaulas de 12x12x17 centímetros e suspensas no ar, Vanilla e outros 29 chimpanzés foram removidos de um laboratório de Nova Iorque em 1995, ano em que foram levados para um abrigo de animais na Califórnia.
Mas infelizmente, o pesadelo de Vanilla e dos seus amigos estava longe de terminar. Nesse abrigo, foi fechada numa caixa em recinto coberto, sem acesso ao mundo exterior, onde permaneceu até 2019.
Quando a Wildlife Waystation fechou, Vanilla e o seu grupo foram transportados para a organização Save the Chimps, que tem na sua posse um santuário na Florida.
Em quarentena até hoje, parte do procedimento habitual do santuário, chegou finalmente o dia de Vanilla ser apresentada aos membros da família de chimpanzés do santuário.
Inicialmente hesitante, Vanilla — descrita pela organização como independente, curiosa e inteligente — acabou por saltar para o parque ao ar livre, com a ajuda de Dwight, macho alfa do grupo que vive no santuário.
“Shake [outro chimpanzé resgatado] foi para a ilha sem hesitações, mas Vanilla ficou um pouco mais apreensiva quando a porta se abriu para este novo mundo”, escreveram representantes do Save the Chimps em comunicado. “Ela sentou-se na porta até que Dwight, o macho alfa, encorajou-a a juntar-se a ele.”