Vai ser preciso pagar para fazer cozido das Furnas

O presidente da Câmara Municipal da Povoação, nos Açores, revelou esta quinta-feira que locais e turistas, bem como a restauração, vão passar a pagar para confeccionarem o famosos cozido das Furnas, na ilha de São Miguel.

“Este é o primeiro passo para uma gestão diferente de todo este espaço [lagoa das Furnas], através da introdução do princípio da prestação de serviço e respetivo pagamento”, declarou Carlos Ávila, na sequência da assinatura de um acordo de colaboração com o Governo dos Açores.

O acordo, formalizado nas Furnas entre o presidente da Câmara Municipal da Povoação e o secretário regional dos Recursos Naturais, prevê a gestão e manutenção do espaço envolvente da Lagoa das Furnas por parte da autarquia.

Carlos Ávila referiu que pretende avançar com o pagamento da confecção do cozido das Furnas, na zona das caldeiras, ainda este verão, mas salvaguardou que os preços irão ser definidos em conjunto com os restaurantes locais.

“Vamos a partir deste momento encetar negociações com todos os empresários que utilizam esta zona para a confecção dos cozidos. Queremos ver com eles, porque também lhes prestamos serviço a eles, uma vez que são grandes utilizadores das caldeiras dos cozidos, um preço de utilização das mesmas”, declarou o autarca.

Carlos Ávila sublinhou que a manutenção das caldeiras das Furnas “acarreta despesas” e que “todos terão de contribuir” para a sua manutenção.

“Acabar com cenas de pancadaria”

O autarca revelou que os interessados em realizar cozidos nas Furnas deixarão de ter de se descolar ao local para assegurar uma cova no solo, uma vez que será criado um serviço telefónico para reservas.

“Pretendemos desta forma disciplinar o local e acabar com cenas de pancadaria, a partir das quatro da manhã, nas caldeiras das Furnas, justamente para assegurar um lugar para realização dos cozidos”, referiu Carlos Ávila.

O autarca revelou que para além da reserva telefónica de uma cova para fazer o cozido, os interessados poderão igualmente reservar lugares no parque de estacionamento e mesmo a mesa para os piqueniques.

Carlos Ávila pretende igualmente criar na lagoa das Furnas, que irá passar a ter um perímetro de segurança, uma zona de lazer e outra náutica a que todos os interessados terão acesso.

O vale das Furnas, onde ficam localizados os vapores geotérmicos em que são confecionados os cozidos (que são colocados em covas no solo), recebe anualmente milhares de turistas, principalmente na época alta, que usufruem de todo o espaço circundante à lagoa sem qualquer contrapartida financeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …