Vai ser preciso pagar para fazer cozido das Furnas

O presidente da Câmara Municipal da Povoação, nos Açores, revelou esta quinta-feira que locais e turistas, bem como a restauração, vão passar a pagar para confeccionarem o famosos cozido das Furnas, na ilha de São Miguel.

“Este é o primeiro passo para uma gestão diferente de todo este espaço [lagoa das Furnas], através da introdução do princípio da prestação de serviço e respetivo pagamento”, declarou Carlos Ávila, na sequência da assinatura de um acordo de colaboração com o Governo dos Açores.

O acordo, formalizado nas Furnas entre o presidente da Câmara Municipal da Povoação e o secretário regional dos Recursos Naturais, prevê a gestão e manutenção do espaço envolvente da Lagoa das Furnas por parte da autarquia.

Carlos Ávila referiu que pretende avançar com o pagamento da confecção do cozido das Furnas, na zona das caldeiras, ainda este verão, mas salvaguardou que os preços irão ser definidos em conjunto com os restaurantes locais.

“Vamos a partir deste momento encetar negociações com todos os empresários que utilizam esta zona para a confecção dos cozidos. Queremos ver com eles, porque também lhes prestamos serviço a eles, uma vez que são grandes utilizadores das caldeiras dos cozidos, um preço de utilização das mesmas”, declarou o autarca.

Carlos Ávila sublinhou que a manutenção das caldeiras das Furnas “acarreta despesas” e que “todos terão de contribuir” para a sua manutenção.

“Acabar com cenas de pancadaria”

O autarca revelou que os interessados em realizar cozidos nas Furnas deixarão de ter de se descolar ao local para assegurar uma cova no solo, uma vez que será criado um serviço telefónico para reservas.

“Pretendemos desta forma disciplinar o local e acabar com cenas de pancadaria, a partir das quatro da manhã, nas caldeiras das Furnas, justamente para assegurar um lugar para realização dos cozidos”, referiu Carlos Ávila.

O autarca revelou que para além da reserva telefónica de uma cova para fazer o cozido, os interessados poderão igualmente reservar lugares no parque de estacionamento e mesmo a mesa para os piqueniques.

Carlos Ávila pretende igualmente criar na lagoa das Furnas, que irá passar a ter um perímetro de segurança, uma zona de lazer e outra náutica a que todos os interessados terão acesso.

O vale das Furnas, onde ficam localizados os vapores geotérmicos em que são confecionados os cozidos (que são colocados em covas no solo), recebe anualmente milhares de turistas, principalmente na época alta, que usufruem de todo o espaço circundante à lagoa sem qualquer contrapartida financeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …