/

Vai ser proibido fumar nas praias e estádios

43

A Comissão Europeia está a preparar medidas mais drásticas com vista a combater o consumo de tabaco, nomeadamente a proibição de fumar nas praias e impor “uma idade mínima para fumar”, além de se manter a aposta no aumento de preços.

Estas ideias foram divulgadas pelo Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, durante a sessão de abertura da 7.ª Conferência Europeia do Tabaco e Saúde, evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro que decorre no Porto.

“Precisamos de mais implementação e aplicação das leis existentes, uma mudança real no terreno”, salientou Vytenis Andriukaitis, conforme cita o Diário de Notícias.

O Comissário Europeu nota que a legislação europeia deve aplicar mais medidas “de controlo do tabaco” com vista a reduzir o seu consumo, uma vez que diz ter “consequências devastadoras” em termos de saúde e da economia dos Estados-membros.

Vytenis Andriukaitis avança que algumas das medidas a implementar na União Europeia passam por “tornar todos os espaços públicos livres de fumo”, citando nomeadamente, as praias.

O Comissário também refere que se podem vir a “aplicar regras de idade mínima para fumar” e “aumentar a consciencialização sobre o tabaco nas escolas e outros ambientes”, bem como “regular os postos de venda, incluindo máquinas”, “reduzir a exposição à publicidade” e “usar preços e impostos” para “ajudar os fumadores a deixar de fumar”, conforme transcreve o DN.

Além destas medidas com foco nos consumidores, a UE está já implementar um “sistema sólido” para combater o comércio ilícito de tabaco e assegurar o cumprimento da legislação europeia, atesta Vytenis Andriukaitis.

O responsável defende também, que é preciso supervisionar com mais cuidado os cigarros electrónicos, notando que se “são considerados como uma ferramenta que permite deixar de fumar, então devem ser autorizados como produtos farmacêuticos e vendidos em farmácias”.

ZAP //

43 Comments

  1. É só rir com este tipo de notícias. Proibido nas praias. Eu jajá deixei de fumar por iniciativa própria. Mas estamos a chegar ao ridículo. Em pleno espaço aberto, uma praia, vão proibir fumar. Deixem mas é de medidas de treta, que mais parecem leis de ditadura,e tenham tomates para proibir definitivamente o tabaco de ser comercializado.

    • Sim, e a quantidade de empregos que iriam para o galheiro, mais as fortunas que se vão acumulando dos que vivem à custa dos pulmões dos fumadores activos (e passivos).

      • Exacto, é claro que jamais irá acontecer isso. Quem se lixa é sempre o mexilhão. Digam ou de disserem, façam o que fizerem, o povo é sempre o lixado, ponto.

  2. Vai desculpar-me, mas o seu comentário, não tem pés nem cabeça.
    A praia é (ainda) um espaço natural onde fumar deixa mau cheiro, onde deve cheirar a mar e algas. (ou devia, senão déssemos cabo de tudo)
    Para além disso, evita-se o mar de beatas que ficam na areia a poluir e a dar mau cheiro.
    Quanto à proibição do comércio de tabaco, isso é outra história. Não vai ser de repente, embora sobrem razões para isso. Mas, assim, pouco a pouco,vão-se limitando um pouco os prejuízos da merda do tabaco. Eu estou viciado em 1 ou 2 cigarros por dia e não morro nem mais cedo nem mais tarde por causa disso.

    • Miguel Pereira… Você deve estar a gozar.. Só pode! Alguma vez um cigarro na praia se sobrepõe ao cheiro do mar e das algas?.. Você deve ter o nariz avariado. Talvez o cheiro do escape do carro que o transporta para a praia… Esse sim, talvez seja suficiente para poluir. Agora, cigarros ao ar livre???.. Imaginação fértil!

      Proibição de fumar em locais fechados? 100% de acordo! Mas eu que nem sequer fumei nunca na vida sei bem que dizer-se que o fumar ao ar livre polui, é mesmo tapar o sol com a peneira. Num mundo em que ninguém toca nos intertesses das indústrias dos combustíveis fósseis… Em que não se proibem carros a gasolina ou gasóleo, em que não se obrigam as fábricas a mudar para enrgias verdes… Vai-se proibir de fumar ao ar livre? Hipocrisia tem limite.

      A liberdade de fumar termina onde começa a liberdade de não inalar o fumo dos outros. Ao ar livre não se inala o fumo dos outros… Logo qualquer um é livre de fumar em zonas abertas. Os moralistas de merda que vão morrer longe!

    • Caro Miguel. Não vamos ser radicalistas ao ponto de dizer que uma maioria, sim porque os fumadores são uma maioria (engraçado ser uma das poucas maiorias que se tenta fazer com que não o sejam), não possa fumar o seu belo cigarro num espaço completamente aberto, sem qq tipo de bloqueio de ar. Isso acho que é abuso…a meu ver claro. Quanto à questão das beatas, caro Miguel, isso tem a ver com civismo, ponto. Devia era haver multas pelos “porcos” que quando vão à praia deixam o lixo todo, deste beatas a pacotes de sumo, papel de aluminio…etc. E se tem o discurso de dizer que fumar na praia deixa cheiro, se calhar também é pessoa para se meter a 2 palmos das pessoas na praia, como muita gente faz que devem gostar do calor humano. Não vamos arranjar desculpas para os senhores “que mandam”.

  3. Completamente!.. Isto é de bradar aos céus em matéria de estupidez!.. Eu que nunca fumei na vida, acho isto não só fundamentalista e ridículo, como acima de tudo uma farsa e uma completa fraude.

    Numa civilização movida a petroleo em que as fábricas e os carros são aos milhões a poluir a atmosfera… São os cigarros ao ar livre que causam algum problema à saúde. Mas alguém no seu perfeito estado de saúde mental pode pensar que numa praia ou em campo aberto, as pessoas não funadoras vão inalar uma micrograma que seja de tabaco de um fumador que esteja ali por perto??? Isto é de cagar a rir!.. Mas sobretudo pelo quão estúpidas eles julgam que as pessoas são para engolir uma patranha destas!..

    Já nos produtores de 99,9% da poluição atmosférica (carros e indústria) ninguém mexe. Tudo o que mexa com os maiores interesses económicos e de poder do mundo (o comércio petrolífero), é intocável!.. Mas tudo o que mexa com as liberdades individuais… Isso há que colocar cada vez mais em causa. Acordem, malta… Isto tem a ver só com uma coisa: A guerra contra a liberdade e a privacidade individuais! Num mundo cada vez mais controlado pelas telecomunicções e pelas tecnologias informáticas, o maior ódio de quem anseia pelo poder, são as liberdades e provacidades individuais. Há que vigiar, há que controlar, há que manter a plantação de escravos sob total dominância, para que se garanta que tudo o que rege as nossas vidas seja feito no máximo proveito de quem domina e na mínima liberdade de escolha de quem é dominado.

    É óbvio que aumentando o preço do tabaco, as receittas só vão aumentar. Se as pessoas têm o vício, mais depressa passam a comer fast food e a ir menos a actividades culturais por exemplo, do que reduzem o tabaco. A proibição de fumar em todo o lado deixa a pergunta: Onde se pode fumar então? Em casa? Cada vez mais passará ser proibido, com sensores ligados à polícia? Nas matas? Não por causa do perigo de incêndio? Nos Estádios também não… Nem na Praia. Ou seja, a única coisa que isto vai conseguir é mais uma vez um aumento de receitas por via de multas!..

    Cada vez menos liberdades, para poder multar por tudo e por nada! Mas a verdadeira poluição e os verdadeiros poluidores… Nesses não se toca!

    • Então e os barcos a motor, que deixam um cheiro pestilento?… Quanto a mim, isso é bem pior, embora também se leve de vez em quando com fumo de tabaco na praia e, apesar de considerar que é uma coisa diferente ao nível do fedor, não deixa de ser desagradável.

      • E o cheiro a cavalo de alguns frequentadores de praia que pensam que só por haver ali água já não precisam de tomar banho em casa? E os que se soltam na praia? E os que vão para a praia descalços que parecem pelo cheiro ter os pés em decomposição? E aqueles que nem os dentes lavam?

    • (Falo de barcos a motor com carácter meramente recreativo, tal como as motas de água. Já para não falar dos barcos que decidem limpar o motor junto à praia e deixar manchas que óleo em que toda a gente nada).

  4. Esta lei já devia ter sido imposta há muito tempo, caso venha a ser implementada a Comissão Europeia está de parabéns.
    CLARO QUE OS FUMADORES SÓ QUEREM LIBERDADES. E DEVERES? – como por exemplo, respeitar o próximo? Coincidência, ainda na semana passada estava na praia, na maior, quando chega um casal (que veio por-se ao meu lado porque era um sitio abrigado do vento) e começam a fumar e eu incomodada com o fumo tive que sair do meu sítio.
    Isto para não falar dos areais cheios de beatas.
    Os srs. fumadores lembram-se de quando não se podia entrar num café, restaurante, padaria, discotecas, etc, escritórios e tudo cheirava tão mal e incomodava tanto…mas toda a gente tinha que os suportar? foram, décadas de abusos, porque os srs. fumadores nunca respeitaram o próximo, estou a falar da maioria, claro. Há sempre pessoas educadas.
    O srs. fumadores ainda têm muito onde fumar: nos seus carros, nas suas casas, nas ruas, no calçadão das praias (num futuro próximo, não nas praias, graças a deus). EU É QUE NÃO TENHO QUE APANHAR COM ELES.

    • Cara Bjorn. Está a fazer o seu comentário baseado num episódio pontual. Não genetalize. Se me disser que o casal não tem civismo, aí estou totalmente de acordo. A maioria dos casos que as pessoas aqui comentam tem a ver com civismo e não com o tabaco em si. Mais uma vez, mera opinião.

      • Caro Zabist

        É só fazer as contas de matemática, ou então pense: se nesta altura do ano que quase ninguém vai à praia, os fumadores incomodam, imagine-se no verão, que somos incomodados todos os dias e várias vezes. E para não falar , que para estender a toalha temos que primeiro desviar as beatas da areia.
        Quem fala assim é fumador de certeza e não se importa com os outros.

      • Se lê-se todos os comentarios, já teria lido que eu nao sou fumador. Já fui. É quando o era tinha preocupação de ver quem estava perto de mim para ver se fumava, e na praia usava sempre os cones de plasticos próprios para beatas. Como disse, teve azar no dia que foi à praia, isso não pode contar como estatística nem como válido para ponderar criar uma lei que proíba fumar na praia. Civismo, é o que falta nas pessoas não são leis descabidas como estas que nem lembra a ninguém. Não aponte as suas armas para os inocentes mas sim para os grandes culpados disto tudo. Os fabricantes do tabaco. Concentre as suas energias é no combate contra esses detentores do poder.

      • Não é por haver Mc Donalds que eu lá vou. Se estivessem à minha espera já teriam ido à falência. Não é por fabricarem tabaco que as pessoas compram. Tenho 50 anos e não vou ao Mc Donald e nunca fui fumante.

      • Carlinhos, percebo o que diz, mas não aceito, se me permite. Se exiate fumadores é porque existe tabaco. Logo, se existe tabaco existem fabricas que o fabricam. Existem milhões de pessoas que vão ao Mac, porquê? Porque existe, criaram uma necessidade, que não era preciso, mas que a maioria das pessoas vai. Você, como eu e mais alguns que somos uma minoria, não costuma seguir o rebanho. Infelizmente o rebanho está e estará sempre hipnotizado pelo que a sociedade lhes fornece. As pessoas são todas diferentes, e quando só olham para o umbigo, nunca se irá vencer causa alguma em nosso benefício, e os estados e os “donos do mundo” vencem sempre.

  5. Porque é que não se proíbe primeiro nos estabelecimentos: restaurantes, bares, cafés e etc. em Portugal fuma-se em quase todos estes estabelecimentos.

  6. Proibição de fumar em locais fechados? 100% de acordo. Não me vou alargar mais nos comentários uma vez que Miguel Queiroz disse tudo aquilo que eu penso. Só tenho mais uma coisinha a acrescentar o Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, devia também pensar em comocombanter o consume excessive do alcool….a mim também me incomoda muito (e faz mal à minha saúde aturar e cheirar os bêbados que por aí andam…inclusive na praia.

  7. Alguns comentários aqui nem sei como saíram da cabeça de alguém !
    Estamos a chegar ao ridículo onde o cigarro é o mau da fita em todos os cenários.
    Se chegam ao ponto de proibir nas praias então que proíbam nas ruas.
    O sr acima que fala do cheiro a mar e algas deve ser poeta ! Mas deve ser daqueles que não vai de
    meio de transporte não poluente para a praia.
    Tantos problemas que temos e andamos a criar leis de mer… !!!
    Já nem sequer falo num estudo onde se concluiu que o cheiro do combustível que respiramos quando estamos a encher o deposito numa bomba é mais cancerígeno que o fumar de 3 cigarros.
    Vamos a ser equilibrados e respeitar as liberdades de espaço de cada um.

  8. Muito bem. Muito bem mesmo.
    Quem quer fumar que fume e se vá matando sozinho.
    Eu e muitos outros detestamos o cheiro do fumo e mesmo num espaço público e aberto isso incomoda.
    Claro que muita outra coisa incomoda.
    Os cheiros dos combustíveis das motas de água, e barcos, o imenso ruído de quem leva autênticas aparelhagens para a praia e não se pode descansar, os cães a passear ao nosso lado e a farejar tudo, etc etc
    Apoio completamente a ideia de ser proibido fumar nesses espaços, mas sugiro que possam existir áreas específicas para fumadores.

  9. Vou para a praia para respirar e não para inalar o cheiro do tabaco do vizinho: que nas nossas mais concorridas praias pode estar mesmo ao nosso lado…não se trata de achar que polui, simplesmente cheira mal! E que tal estar deitado na areia em cima de umas quantas beatas deixadas pelos selvagens que lá estiveram?? Não cheira a nada? É a mesma cena que com os telemóveis aos berros: há pois lugares para tudo. E não sou fundamentalistas meus caros, se eu mesmo fumo. E fumar nas esplanadas onde por vezes se come, também não incomoda? Não perceberam nada do que eu disse, pelos vistos…

    • Caro Miguel Pereira. Está a voltar ao mesmo. O que você fala é de civismo. Não é preciso de lei do tabaco. O que eé preciso, e não vai ter, é as pessoas saberem estar umas com as outras em público. Se é fumador, se calhar quando está numa esplanada pensa duas vezes em sacar do cigarro se estiverem pessoas nas mesas ao seu lado que veja que não fumam. Ou quando está na praia e não está junto de ninguém se calhar fuma logo sem estar preocupado. É esta preocupação chamada civismo que se tem que ter quando se sai de casa. Você como a maioria das pessoas, ao verem a notícia, quiseram logo “atacar o fumadores” quando deveria era ter logo o discurso contra as tabaqueiras e a eventualidade de acabar com o tabaco por exemplo. É natural que o tenha feito por nós somos bombardeados todos os dias de maneira a pensar uns contra os outros e não contra os “poderosos”. Percebo, mas não aceito.

    • A mim o que me preocupa é quererem acabar com a liberdade das pessoas. Mau mesmo, é que algumas pessoas não o pressintam e quiçá, algum dia, o feitiço vira-se contra elas.
      O Plano Kalergi está a instalar-se a grande velocidade. Estude sobre o assunto e pode ser que compreenda o porquê de tantas restrições.

  10. E na Europa quem vai proibir o consumo e o fabrico de drogas, a Holanda por exemplo parece ser um dos grandes fabricantes de drogas sintéticas, será que ninguém vê este flagelo?.

  11. É tão simples resolver a questão, porque não determinam o encerramento do cultivo do tabaco, e o consequente encerramento das fábricas que fazem os cigarros.
    Como é evidente isso não interessa aos governos, pois não abdicam dos impostos que recaem sobre o tabaco.

    • Mais uma pessoa a pensar correftp. Eu contigo. Claro que , como já disse anteriormente, e qq pessoa não precisa de fazer grandes contas de cabeça, a solução de acabar com o tabaco nunca irá acontecer. O povo, eu incluido, somos parvos, porque em muitas situações nós poderiamos “mandar” no próprio país. Este é um caso típico que poderia ser resolvido pelo povo. Deixem de comprar tabaco. Ponto. Falência total a todas as empresas relacionadas com o tabaco, temos pena. É exequível, não..lol. Porque voltamos ao mesmo. O povo é parvo e só pensa no seu próprio umbigo. Bem vindo ao ciclo vicioso.
      Meu nome é Zabist, e sou um dos milhões de escravos que vive no planeta terra.

  12. Algum dia essa lei vai impedir alguém de fumar ? É pra rir ? Em espaços fechados ate concordo ! E a porcaria de medicamentos para deixar de fumar que vendem em Portugal que já foram proibidos em alguns países da Europa ? Se me apetecer fumo na praia porque ē um local publico ao ar livre. Ou vamos para a ditadura que só se podia fumar por baixo de telha. Levo uma telha pra praia. Porcos são os que vão para praia e cagam aquilo tudo com lixo, e quando abrem a boca sai merd.

  13. Quando estou na praia a fumar incomoda.me o mau cheiro dos outros po ex. o chulé dos pés, cheiro suor, os mijoes e cagoes que lá param, os porcos que deixam lá o lixo, mas mesmo o que me incomoda ê vir alguns cabr. dar ideias para o País dos outros, enfim existem pessoas que não fumam mas só sai esterco da boca delas.

  14. Admira-me ver tantos comentários, uns que são a realidade do problema e outros que acho que não merecem comentários por saírem de alguma cabeça tacanha e esquisitos da canhola.
    Sinceramente o cheiro do tabaco de uma pessoa a 1 metro é assim tão incomodativo num espaço aberto ?
    Estamos a falar de um potencial cheiro já que nem sequer falei no fumo que dizem os entendidos é muito nocivo para a saúde. Que cheiro é que sentem sinceramente ? Não digam parvoíces por favor.
    Devem estar a confundir o cheiro do tabaco com o cheiro dos v/ peidos mas calma, que aos donos eles não cheiram mal mas sabe-lhes bem cheirar. Vamos a ter um pouco de consciência nas leis que se adaptam porque aqui fala-se das praias, areia, água. E já agora não esqueçam de o proibirem nas ruas, nas janelas das varandas dos apartamentos virados ou não virados, nas esplanadas ao ar livre, etc.
    Só mesmo dentro de casa e nas que tenham uma chaminé já agora.

  15. Mas que hipocrisia!!!
    E porque não criar praias de fumadores?
    Desde quando é que a “idade mínima para …” demove alguém de vir a fazer/ser alguma coisa na vida?
    A polícia vai multar os “criminosos”? Serão presentes a um tribunal que os condenará a trabalhos cívicos?
    Socorro, tirem-me daqui…
    A malta não é capaz de viver em conjunto respeitando a individualidade e a liberdade de cada um?
    Eu sou das que cheiram mal, sou fumadora mas acredito que respeito quem não fuma.
    Sempre podemos começar a queimar fumadores na fogueiras de uma nova inquisição.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.