“Ele vai explodir.” FBI recebeu denúncia telefónica sobre atirador da Florida

Giorgio Viera / EPA

Tiroteio em escola em Parkland, Florida

A 5 de janeiro, uma denúncia telefónica anónima de 13 minutos alertava a polícia federal para a possibilidade de Nikolas Cruz poder invadir a escola e matar.

Nikolas Cruz assassinou a tiro 17 pessoas na Florida, no dia 14 de fevereiro. No entanto, no dia 5 de janeiro, o FBI recebeu uma chamada que alertava: “Ele vai explodir, sei que vai”.

Segundo o Observador, que cita o The New York Times, a polícia federal foi informada nessa chamada, que durou cerca de 13 minutos, que o atirador da Florida tinha armamento, munições e poderia “invadir a escola e começar a disparar”.

Além disso, a fonte da denúncia anónima garantiu ainda que Cruz sofria de perturbações psicológicas e representava um perigo para os outros, tal como comprova a revelação feita pelo Departamento de Crianças e Famílias (DCF) da Florida que comprova que o autor do tiroteio recebia tratamento psiquiátrico e tomava medicamentos controlados em 2016.

A mãe do jovem, Lynda Cruz, que morreu em 2017, indicou na altura os distúrbios do filho, garantindo que sofria de depressãohiperatividade e autismo.

Ainda na chamada, foi explicado que a situação de Cruz, de 19 anos, agravara-se aquando da morte da sua mãe, tendo o jovem utilizado o dinheiro do seguro de vida para adquirir mais armas. “Vão às contas de Instagram dele e vão ver as armas todas“, concluía a pessoa que fez a denúncia, mantendo o anonimato.

Esta já é a segunda denúncia que se sabe que o FBI ignorou em relação ao tiroteio no liceu da Florida. Em janeiro deste ano, o FBI foi alertado de que Nikolas Cruz tinha uma arma, que “manifestava desejo de matar” e que era provável que realizasse um tiroteio numa escola. Mas, falhas nos protocolos de investigação impediram que a tragédia fosse evitada.

De acordo com o jornal, sobre a mais recente gravação o FBI ainda não se pronunciou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …