“Ele vai explodir.” FBI recebeu denúncia telefónica sobre atirador da Florida

Giorgio Viera / EPA

Tiroteio em escola em Parkland, Florida

A 5 de janeiro, uma denúncia telefónica anónima de 13 minutos alertava a polícia federal para a possibilidade de Nikolas Cruz poder invadir a escola e matar.

Nikolas Cruz assassinou a tiro 17 pessoas na Florida, no dia 14 de fevereiro. No entanto, no dia 5 de janeiro, o FBI recebeu uma chamada que alertava: “Ele vai explodir, sei que vai”.

Segundo o Observador, que cita o The New York Times, a polícia federal foi informada nessa chamada, que durou cerca de 13 minutos, que o atirador da Florida tinha armamento, munições e poderia “invadir a escola e começar a disparar”.

Além disso, a fonte da denúncia anónima garantiu ainda que Cruz sofria de perturbações psicológicas e representava um perigo para os outros, tal como comprova a revelação feita pelo Departamento de Crianças e Famílias (DCF) da Florida que comprova que o autor do tiroteio recebia tratamento psiquiátrico e tomava medicamentos controlados em 2016.

A mãe do jovem, Lynda Cruz, que morreu em 2017, indicou na altura os distúrbios do filho, garantindo que sofria de depressãohiperatividade e autismo.

Ainda na chamada, foi explicado que a situação de Cruz, de 19 anos, agravara-se aquando da morte da sua mãe, tendo o jovem utilizado o dinheiro do seguro de vida para adquirir mais armas. “Vão às contas de Instagram dele e vão ver as armas todas“, concluía a pessoa que fez a denúncia, mantendo o anonimato.

Esta já é a segunda denúncia que se sabe que o FBI ignorou em relação ao tiroteio no liceu da Florida. Em janeiro deste ano, o FBI foi alertado de que Nikolas Cruz tinha uma arma, que “manifestava desejo de matar” e que era provável que realizasse um tiroteio numa escola. Mas, falhas nos protocolos de investigação impediram que a tragédia fosse evitada.

De acordo com o jornal, sobre a mais recente gravação o FBI ainda não se pronunciou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …