//

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Jean-Francois Monier / AFP

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens.

Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, aprovada em Portugal, que pode ser usada em menores de 18 anos: a vacina da Pfizer. Mesmo assim, os inoculados não podem ter menos de 16 ou 17 anos. Ainda nenhuma vacina foi aprovada abaixo dos 15 anos.

Agora, esta situação pode mudar. A agência do medicamento norte-americana, a FDA (Food and Drug Administration), aprovou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech dos 12 aos 15 anos, escreve o Observador.

A autorização para uso de emergência da vacina da Pfizer/BioNTech em jovens entre os 12 e os 15 anos pode ser dada pela FDA já na próxima semana, avança, por sua vez, o jornal The New York Times. Dos os 1.131 jovens norte-americanos vacinados nestas idades, nenhum contraiu o novo coronavírus e todos desenvolveram anticorpos.

“[A vacina] foi bem tolerada, com efeitos secundários, na generalidade, consistentes com os que tinham sido observados nos participantes dos 16 aos 25 anos”, lê-se no comunicado divulgado pela farmacêutica.

A Pfizer também deu início, em março, aos ensaios clínicos com crianças entre os 6 meses e os 11 anos. A farmacêutica norte-americana espera ter resultados no segundo semestre deste ano. Ainda assim, a vacinação não deverá começar antes de 2022, realça o Times.

A Moderna também deu início aos ensaios clínicos com crianças dos seis meses aos 11 anos.

Por sua vez, a AstraZeneca ia dar início aos ensaios clínicos com crianças em fevereiro, mas devido aos casos de coágulos sanguíneos após a vacinação, suspendeu os testes.

Especialistas temem que não consigamos atingir a imunidade de grupo se não vacinarmos os jovens abaixo dos 16 anos. No entanto, ainda não se sabe que papel têm as crianças na disseminação do vírus.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.