Vacinados escapam às restrições da “lista âmbar” britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da “lista âmbar” britânica, onde está Portugal.

Segundo o Guardian, com esta medida, os norte-americanos vacinados e os europeus com certificado digital podem escapar às restrições previstas para os países que estão na lista, caso tenham recebido uma vacina aprovada pelos britânicos.

A informação foi conformada no Twitter esta quarta-feira pelo ministro dos Transportes britânico, Grant Sharps. O responsável informou que a medida entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, às 04:00 locais (mesma hora em Lisboa).

A eliminação da quarentena, porém, não implica também a realização de novos testes de despistagem à covid-19, referiu a BBC, citada pela agência Lusa.

No entanto, no geral, independentemente do país em que foi obtida, a quarentena ainda terá que ser feita ao chegar de um território na lista “amarelo +”, como a França, ou no vermelho (neste caso, num hotel designado), como os de vários países da América Latina.

Todos os viajantes que chegam de países “verdes” e pessoas vacinadas que vêm de locais da zona “amarela”, como a Espanha, estão isentos de isolamento, embora devam apresentar testes negativos antes e depois de chegar ao país.

Os britânicos ou norte-americanos vacinados nos EUA podem evitar a quarentena ao chegar ao Reino Unido, se tiverem teste negativo antes e depois da viagem.

Atualmente, os cidadãos que se desloquem para o Reino Unido a partir de um país da “lista âmbar” são obrigados a cumprir uma quarentena de 10 dias. O “passe Covid”, atribuído aos vacinados pelo serviço público de saúde do Reino Unido, permite-lhes evitar a quarentena no regresso a partir de um país dessa lista.

A confirmar-se, a decisão representa um alívio das restrições às viagens internacionais.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …