Vacinação. Doentes de maior risco podem ficar atrás de idosos saudáveis

A vacinação dos doentes de risco e a vacinação por faixas etárias decrescentes vai decorrer em simultâneo, em dois ramos paralelos.

O Público avança, esta segunda-feira, que as pessoas com doenças de maior risco – cancro, VIH/sida, esquizofrenia, paralisia cerebral, transplantadas – vão ser vacinadas nesta segunda-fase da campanha de vacinação, ao mesmo tempo que os cidadãos a partir dos 65 anos. No entanto, correm o risco de ficar para trás.

O matutino explica que, enquanto a vacinação das pessoas mais velhas já arrancou, tendo sido criada uma plataforma que permite o auto-agendamento, a convocatória de doentes de maior risco é um processo mais complexo e demorado, uma vez que tem que ser feito pelos centros de saúde.



Apesar de a maior parte destas doenças estar codificada pelos médicos de família, há também doentes que são seguidos nos hospitais ou fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS), por médicos privados, que terão que os inscrever através da PEM (Prescrição Eletrónica de Medicamentos).

No plano de vacinação consta que a vacinação dos doentes de risco e a vacinação por faixas etárias decrescentes vai decorrer em simultâneo. No entanto, a task force teme que seja arriscado misturar os doentes com os idosos saudáveis nos centros de vacinação em massa.

Por isso, está a ser equacionada a hipótese de vacinar nos hospitais o grupo dos doentes de maior risco associado a covid-19.

SMS à população

O Expresso avança que vão arrancar com dois estudos de monitorização em parceria com outras entidades, como a Direção-Geral da Saúde, serviços partilhados do Ministério da Saúde e a task force da vacinação para a covid-19.

“Um desses estudos tem a ver com o tipo de SMS que mais ajuda as pessoas a decidirem ir vacinar-se. O objetivo é saber o que dá mais confiança às pessoas e transmite mais clareza”, revela Margarida Gaspar de Matos, coordenadora da task force de cientistas comportamentais, ao matutino.

O outro estudo, que deverá começar na próxima semana, consiste na realização de entrevistas telefónicas quinzenais a cerca de mil pessoas para “entender a sua perceção de risco e adesão face à proteção da infeção”.

O grupo de trabalho – composto por seis psicólogos, um médico e um antropólogo – tem enviado semanalmente sugestões ao primeiro-ministro. “Esta task force não tem funções executivas nem deliberativas, tem independência política e baseia-se unicamente na ciência disponível na nossa área”, explicou a responsável.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …