Vagas para agendar vacina esgotaram no primeiro dia em algumas cidades

Georgi Licovski / EPA

No primeiro dia em que o Portal do Auto-agendamento para Vacinação começou a funcionar, mais de 50 mil pessoas agendaram a data da vacinação contra a covid-19.

Mais de 50 mil pedidos de agendamento foram feitos até às 17h00, o que, para primeiro dia de um projeto, é muito impressionante e demonstra bem a necessidade que as pessoas tinham de poder solicitar o seu agendamento online”, disse, esta sexta-feira, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, numa sessão de esclarecimento sobre o portal.

Segundo o jornal Público, o ritmo de inscrições foi tão grande que, ao início da noite, já não havia vagas em alguns pontos do país. Foi o caso do Porto, por exemplo, onde quem quisesse agendar a toma da primeira dose num dos três centros de vacinação disponíveis já não tinha data disponível, sendo obrigado a ficar em lista de espera se não quisesse optar por outro concelho.

O mesmo aconteceu nos centros de vacinação de Vila Nova de Gaia, Braga e Guimarães, que também esgotaram as vagas ao início da noite, acrescenta o diário.

Em Lisboa, pelo contrário, nos oito centros de vacinação instalados na cidade, ao início da noite desta sexta-feira ainda era possível agendar a toma da vacina já para a próxima semana.

As pessoas com mais de 65 anos já podem escolher a data e o local para serem vacinados através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação contra a covid-19, que entrou esta sexta-feira em funcionamento.

No entanto, e por se tratar de uma faixa etária que apresenta maiores dificuldades na utilização dos meios digitais, o coordenador da task force, Henrique Gouveia e Melo, esclareceu que as pessoas podem solicitar ajuda em algumas autoridades e instituições de apoio à população.

“Podem dirigir-se a um posto da GNR, dos bombeiros ou da polícia, ou a uma Junta de Freguesia para ajudarem a fazer esse auto-agendamento”, revelou.

Caso não efetuem a sua inscrição através do portal de auto-agendamento, essas pessoas podem também “esperar que sejam agendadas pelo processo central, que vai continuar a fazê-lo”, frisou o coordenador.

O lançamento do portal, no entanto, permite “aliviar muito a carga de trabalho administrativo” que era necessária para convocar as pessoas para a vacinação, porque, agora, “são as próprias pessoas que se auto inscrevem”, disse o almirante.

Além disso, quanto mais se for avançando na faixa etária da população abrangida, ou seja, à medida que o portal ficar acessível para pessoas de grupos etários inferiores, mais o portal de auto-agendamento “vai tomar conta do processo” que, “como é do conhecimento geral, tem de ser massivo e urgente”, sublinhou Gouveia e Melo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto só prova a miséria do serviço logístico de convocação para a vacina. Isto significa que milhares de portugueses estavam a ser deixados para trás, pelos serviços de saúde. Mas a comunicação social faz pouco alarido sobre isto. Porque será?

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …