Vacinação dos 12 aos 15 anos arranca com 110 mil jovens. Escolas devem manter regras com “adaptações”

Paulo Novais / Lusa

A vacinação contra a covid-19 da faixa etária entre os 12 e os 15 anos começa este sábado com 110 mil jovens. É cerca de um quarto dos jovens nesta idade numa altura em que já se prepara o arranque do próximo ano lectivo.

Este será o primeiro de dois fins de semana dedicados à vacinação dos 12 aos 15 anos. Para este primeiro fim de semana estão agendados cerca de 110 mil jovens, ou seja, um quarto do total.

Além daqueles que tenham realizado o pedido de auto-agendamento para os dias 21 e 22 de Agosto, e aqueles que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a task-force que coordena o programa de vacinação decidiu abrir também a modalidade Casa Aberta, à semelhança do que aconteceu no fim de semana anterior, para os jovens de 16 e 17 anos.



Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde, e actualmente só está disponível para maiores de 16 anos.

Menos inscritos do que os desejados

As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de Setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano lectivo.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de Agosto, estando aberto o auto-agendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

Esta decisão deveu-se ao facto de haver menos inscritos do que os desejados, segundo a directora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Neste momento, temos mais de 160 mil destes adolescentes inscritos. No total são cerca de 410 mil. Foi um auto-agendamento, apesar de tudo, positivo, mas é preciso expandi-lo e depois haverá outras metodologias para continuar a captar estas pessoas”, apontou Graça Freitas em entrevista à RTP.

O objetivo, de acordo com o calendário definido pela task-force, é concluir o processo de vacinação dos jovens até ao dia 19 de Setembro, perto do início do ano lectivo.

Gouveia e Melo “emocionado” com a adesão dos jovens

Durante a manhã deste sábado, já foram vacinados 45 mil jovens entre os 12 e os 15 anos.

Gouveia e Melo, o coordenador da task-force de vacinação, demonstrou estar “emocionado” com a adesão dos jovens.

“Sinto-me muito contente porque todos os nossos esforços, os nossos cansaços, perante o exemplo destes jovens e das suas famílias, se tornam leves” e “a gente sente-se reanimado para mais todas as etapas que venham por aí”, apontou o vice-almirante durante a visita a um centro de vacinação em Alcabideche, no concelho de Cascais.

“Vão aparecer muito mais pessoas do que aquelas que estavam agendadas”, referiu ainda Gouveia e Melo depois de ter sido recebido com aplausos.

Escolas devem manter distanciamento e máscaras

Com o ano lectivo à porta, os ministérios da Educação e da Saúde “estão a trabalhar” nas normas que as escolas devem adoptar relativamente à pandemia. Espera-se que se mantenham as regras que estavam em vigor, com “adaptações residuais”, como já disse a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Assim, deverão ser adoptadas “as regras gerais que eram conhecidas, com as adaptações residuais que sempre se fazem” quando se volta “a olhar para um documento”, como explicou a ministra.

Deste modo, deve manter-se o distanciamento social e o uso de máscaras por parte de alunos, professores e auxiliares.

O ano lectivo 2021/2022 arranca entre 14 e 17 de Setembro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 1.058 infeções, seis mortes e menos doentes internados nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.058 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes atribuídas à covid-19 e uma redução significativa nos internamentos em enfermaria. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da …

Merkel. Adesão dos Estados dos Balcãs à União Europeia é de "interesse estratégico" mútuo

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu esta segunda-feira que é do interesse estratégico da União Europeia integrar os Estados dos Balcãs e que a Sérvia e outros países da região devem fazer mais reformas democráticas …

Costa diz que reforma das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”

O primeiro-ministro, António Costa, apontou hoje que, ultrapassada a fase de debate, a reforma da estrutura superior das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”, enaltecendo ainda o trabalho dos militares no combate à covid-19. “Ultrapassada …

Presidente de clube detido por posse de arma (mas há muito para investigar)

Prisão em flagrante delito do presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior. Há várias denúncias ao funcionamento das camadas jovens do clube. O clube é da cidade Juiz de Fora e agora o seu presidente terá, …

Alemanha indemniza homossexuais perseguidos ou condenados até 1969

As autoridades alemãs indemnizaram quase 250 pessoas que foram perseguidas ou investigadas pelas leis adotadas pelo regime nazi sobre homossexualidade e que se mantiveram em vigor após o final da II Guerra Mundial. O Departamento Federal …

PS deverá vencer em Almada, mas sem maioria absoluta

Resultados da sondagem apontam para um novo executivo minoritário, tal como aconteceu há quatro anos. PS está em vantagem. De acordo com uma sondagem realizada pelo Cesop - Universidade Católica Portuguesa para o Público, a atual …

Chega pede arquivamento de processo do Ministério Público sobre alterações estatutárias

O partido Chega pediu o arquivamento do processo do Ministério Público relativo às alterações estatutárias introduzidas no congresso de Évora, em setembro de 2020, por considerar que o processo tem “ausência de fundamento legal”. “Requer-se o …

Professores e alunos com doenças de risco ficam em casa - mesmo estando vacinados

Com o início do ano letivo, nem todos os alunos e professores estão de regresso às escolas. Aqueles que estão sinalizados como doentes de risco vão manter o acesso aos regimes excecionais, aprovados por causa …

Já é possível extrair lítio dos resíduos da produção de combustíveis fóssil

Investigadores norte-americanos descobriram uma forma de extrair lítio de forma sustentável, através das águas residuais da produção de combustíveis fósseis. Graças à sua utilização em dispositivos eletrónicos, o lítio é um elemento cada vez mais procurado, …

Ministro do Ambiente visita Moçambique com dois milhões e projetos de cooperação na carteira

O ministro do Ambiente e da Ação Climática português inicia quarta-feira uma visita a Moçambique, onde irá contactar com projetos apoiados por Portugal e anunciar investimentos ao nível da cooperação na ordem dos dois milhões …