Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos.

Como lembrou a TSF, esta estirpe é uma das mais perigosas mutações do vírus, conseguindo contornar as ações de bloqueio dos anticorpos que combatem o vírus original.

Já a vacina da Pfizer demonstra uma eficácia de 94%, segundo um estudo em que participa boa parte da população de Israel. A investigação, publicada na quarta-feira no New England Journal of Medicine, contou com a participação de 1,2 milhões de israelitas.

Esta semana foi detetada em Nova Iorque e noutras regiões do nordeste dos Estados Unidos (EUA) uma nova variante do SARS-CoV-2, avançou a CNN na quinta-feira, revelando que a descoberta está a preocupar as duas equipas de investigadores que descobriram a B.1.526, o nome que lhe foi atribuído.

Uma das mutações identificadas é igual à encontrada na variante da África do Sul (conhecida como B.1.351), dando ao vírus a capacidade contornar parte da resposta imunitária do corpo, os tratamentos com anticorpos monoclonais e as vacinas.

“Observamos um aumento constante na taxa de deteção [desta mutação] desde o final de dezembro até meados de fevereiro, com um aumento alarmante de 12,7% nas últimas duas semanas”, escreveu uma equipa do Centro Médico da Universidade de Columbia num relatório ainda não publicado.

No documento, ao qual a CNN teve acesso, os investigadores indicaram que a “nova variante está a crescer de forma alarmante entre a população de pacientes nas últimas semanas”. Para o diretor do Centro de Investigação para a SIDA Aaron Diamond, também na Columbia, esta variante terá sido “feita em casa, presumivelmente em Nova Iorque”.

Segunda dose na Europa chega entre 21 a 84 dias

As três vacinas aprovadas na União Europeia (UE) requerem a toma de duas doses. Segundo a Agência Europeia do Medicamento, o tempo indicado para a segunda toma é de 19 a 23 dias para a da Pfizer/BioNTech, de 28 dias para a da Moderna e de 28 a 84 para a da AstraZeneca, noticiou esta quinta-feira o ECO.

Também a vacina russa Sputnik V requer a toma de duas doses, com 21 dias de intervalo.

Segundo dados dos governos e autoridades de saúde nas suas plataformas digitais, a maioria dos países segue as indicações dadas pelas farmacêuticas e reguladores.

Em Portugal, a recomendação é de 21 dias para a vacina da Pfizer/BioNTech e 28 dias para a da Moderna. Contudo, na quarta-feira, o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, defendeu o adiamento da toma da segunda dose do fármaco da Pfizer/BioNTech.

“Está a ser estudado, a meu pedido, pela Direção-Geral da Saúde e pelo Infarmed, se podemos alargar este período por duas semanas, de forma a conseguirmos antecipar a vacinação a cerca de 200 mil pessoas. Reforçar a vacinação uma ou duas semanas mais tarde praticamente não vai fazer grande variação no processo de defesa da pessoa que já foi vacinada com a primeira dose”, indicou.

Para o fármaco da AstraZeneca, o intervalo em território nacional é até 12 semanas.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …