Vacina contra a gripe pode prevenir sintomas graves de covid-19

Apesar de a covid-19 e a gripe serem duas doenças provocadas por vírus completamente diferentes, um novo estudo sugere que quem toma a vacina contra a gripe enfrenta um risco consideravelmente menor de ser hospitalizado, caso seja infetado pelo novo coronavírus.

De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Board of Family Medicine, a vacina contra a gripe parece reduzir significativamente os sintomas de um paciente com covid-19 e, consequentemente, a probabilidade de este precisar de internamento.

A descoberta surge da análise de registos eletrónicos de dois mil pacientes que foram infetados com o novo coronavírus entre março e agosto, sendo que pouco mais de 10% já haviam sido vacinados contra a gripe.

“A gripe e a covid-19 são, de facto, diferentes doenças causadas ​​por diferentes vírus“, enfatizou Ming-Jim Yang, autor principal do estudo. “Embora alguns dos sintomas se possam sobrepor entre as duas doenças, estes poderão ter diferentes consequências a curto e a longo prazo”, explicou.

Além disso, a covid-19 “tem ainda uma taxa de mortalidade muito maior“, observou Yang, acrescentando que os problemas pulmonares, cardíacos e cerebrais de longo prazo observados entre os pacientes de covid-19 “não parecem acontecer com a gripe”.

No entanto, “a nossa equipa analisou pacientes que testaram positivo à covid-19 e viu que os pacientes que receberam a vacina contra a gripe no último ano tinham menos probabilidade de serem hospitalizados e admitidos em unidades de cuidados intensivos”, disse o autor do estudo.

Pacientes com covid-19 que não tomaram a vacina contra a gripe no último ano mostraram 2,4 vezes mais probabilidades de ser hospitalizados e 3,3 vezes mais probabilidades de precisarem de cuidados intensivos”, disse.

Mas porque é que isso acontece?

“Infelizmente, não sabemos porque é que a vacina contra a gripe teria este efeito secundário benéfico”, disse Yang, acrescentando que o objetivo do estudo não era entender esse aspeto.

No entanto, “se olharmos para os estudos científicos disponíveis, podemos supor que a vacina contra a gripe aumenta a atividade das células assassinas naturais, um tipo de célula imunológica que ataca cancro e células infetadas por vírus”, explicou.

Além disso, estimula o sistema imunológico, o que pode ajudar a combater a covid-19 mais rápida e rigorosamente, diz o estudo.

Michael Niederman, diretor clínico de cuidados pulmonares e intensivos em Nova Iorque, nos Estados Unidos, acrescentou: “As vacinas contra a gripe podem estimular a imunidade antiviral específica [para a gripe]” e a imunidade inata não específica – que pode conferir “proteção adicional contra os sintomas mais graves de covid-19“.

Só o facto de conseguir evitar apanhar gripe, através da toma da vacina, pode ajudar a preservar a prontidão do sistema imunológico do paciente, disse também Chunhuei Chi, diretor do Centro de Saúde Global da Universidade do Oregon, nos EUA.

“Uma coisa que sabemos é que as vacinas contra a gripe são eficazes na prevenção da gripe”, disse Chi. “E quando uma pessoa tem gripe, o seu sistema imunológico fica enfraquecido. Nessas condições, a pessoa fica mais vulnerável à infeção pelo novo coronavírus e, se infetada, [os resultados] tendem a ser mais graves”, justificou.

Por outro lado, quem toma a vacina contra a gripe tende a ser mais cauteloso em relação à sua própria saúde. O que, na opinião de Chi, significa que tem uma maior probabilidade de adotar um “nível mais elevado de práticas de segurança e higiene durante a pandemia”, estando menos exposto ao novo coronavírus.

As pessoas que tomam a vacina contra a gripe “são as mesmas que provavelmente seguem outros conselhos de cuidados preventivos, como usar máscara e manter o distanciamento. E é isso que previne a covid-19, não é a vacina contra a gripe“, disse Niederman.

Serão necessários mais estudos para verificar qual é o mecanismo por trás dos efeitos da vacina da gripe em relação à covid-19. Mas a verdade é que “os benefícios parecem existir”, disse Yang.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …