/

O metaverso já chegou às quintas. Vacas usam óculos VR para produzir mais leite

5

Um agricultor está a equipar vacas com óculos VR para simular um pasto verdejante, para que elas sejam mais felizes e produzam mais leite.

Na Turquia, um agricultor está a testar um novo método para tentar que as suas vacas produzam mais leite.

Os animais são equipados com óculos de Realidade Virtual, que simulam um ambiente num campo solarengo e verdejante. O responsável por esta ideia é Izzet Kocak.

Com o gado preso no interior durante os invernos frios, a ideia era usar a Realidade Virtual para enganar as vacas e fazê-las pensar que estavam realmente na natureza. A objetivo é que sejam mais feliz e, consequentemente, produzam mais leite.

Kocak garante que os óculos são seguros para as vacas, tendo sido alegadamente desenvolvidos em colaboração com uma equipa de veterinários, em Moscovo. Em 2019, agricultores russos já tinham usado óculos de realidade virtual nas cabeças das suas vacas, “para lhes proporcionar experiências relaxantes e agradáveis”.

O agricultor turco usou os óculos VR em duas vacas até ao momento, escreve o portal Kotaku, com os resultados a revelarem-se bastante encorajadores. A sua produção de leite passou de 22 litros para 27 litros por dia.

“Elas estão a observar um pasto verde e isso dá-lhes um impulso emocional”, explicou Kocak. “Elas estão menos stressadas”.

Kocak está tão confiante nos resultados que planeia comprar e instalar o equipamento em mais dez vacas.

Relatos desta inovadora experiência replicaram-se pelas redes sociais, com muitos a compararem-na ao filme “Matrix”.

No popular filme de ficção científica a humanidade vive numa realidade simulada enquanto as máquinas usam os seus corpos como fontes de energia. Neste caso, os animais estão presos num mundo virtual, enganados para viver uma “vida melhor” enquanto produzem recursos para aqueles que os mantêm cativos no metaverso.

  Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

  1. Devem pensar que as vacas vão comer ervas secas! elas também têm o sentido do gosto, não comem! Haja paciência, para tão pouca inteligência!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.