V.Guimarães vs Sporting | Furacão Keizer travado no castelo

Hugo Delgado / Lusa

O Vitória SC bateu o Sporting por 1-0, confirmando o bom momento, ao mesmo tempo que colocou um fim à impressionante série que os “leões” vinham formando, desde a chegada de Marcel Keizer.

Num jogo onde raramente o Sporting mostrou capacidade para inverter o rumo dos acontecimentos, acabou por ser Renan Ribeiro, guardião dos “leões” a impedir um resultado mais pesado, face à quantidade de remates e situações de perigo somadas pelos “conquistadores”.

Com esta derrota os vimaramenses aproximam-se do Braga (a cinco pontos) enquanto os “leões” perdem o segundo lugar para o Benfica.

O Jogo explicado em Números

  • O Vitória mostrou desde cedo não temer o “furacão Keizer”, assumindo a iniciativa ofensiva, nos primeiros 15 minutos de jogo e obrigando Renan Ribeiro a uma intervenção de elevado grau de dificuldade.
  • Aos 26 minutos Tozé dava corpo ao atrevimento vimaranense, com um pontapé de ressaca, de fora da área, na sequência de um canto, com a bola a sofrer ainda um ressalto que traiu o guardião leonino. Estava feito o 1-0.
  • Apesar do golo o Vitória não deixava de procurar a sua sorte, perante um “leâo” apático, face ao que tem mostrado. A cinco minutos do intervalo os “conquistadores” já somavam nove remates, contra quatro dos “verde-e-brancos”.
  • Vantagem justificada para um Vitória afirmativo no primeiro tempo, perante um Sporting até então incapaz de equilibrar as operações e ameaçar a baliza de Douglas. Tozé, o autor do golo, era o melhor em campo com um rating de 7.3, somando três remates, outros tantos desarmes e 85% de passes certos.
  • Os “leões” regressaram do intervalo com Raphinha no lugar de Jovane, mostrando-se também mais perigosos, precisamente por intermédio do ex-vimaranense, que realizou o primeiro remate enquadrado leonino, colocando Douglas à prova.
  • Por volta do minuto 55 Renan derruba Guedes na área leonina mas o avançado partira de fora de jogo. Susto para os “leões”, rectificado com recurso ao VAR. O Sporting somava 67% de posse e chegava pouco depois aos três remates no segundo tempo, contra um dos “conquistadores.
  • A partir do minuto 60 surgiu a reacção vimaranense, com Renan a travar dois remates para golo. O brasileiro chegava às cinco defesas, todas de grau elevado de exigência e pouco depois, aos 70 minutos, via a bola beijar a trave, na sequência de um canto. Viria a terminar o jogo com seis e com o “título” de guardião com mais defesas na jornada, o que fiz bem das dificuldades vividas pelo Sporting em Guimarães.
  • À medida que o jogo se aproximava o final do encontro mais o Vitória controlava as operações e menos o Sporting parecia capaz de obter melhor sorte no encontro e prova disso foi o facto improvável de Dost ter feito o seu primeiro remate enquadrado à baliza ao minuto… 86.

O Homem do Jogo

O irredutível Tozé terminou a partida no mesmo posto com que chegou ao intervalo: como o melhor jogador em campo, com um rating de 7.8  e não foi só pelo decisivo golo.

O médio-ofensivo somou quatro remates, dois deles enquadrados, entregou 88% dos seus 33 passes com eficácia e ainda ajudou nas despesas defensivas, somando três desarmes, duas intercepções e ainda um remate bloqueado. Decisivo e trabalhador.

Jogadores em foco

  • Davidson 7.4 – Tivesse o lateral feito o gosto ao pé e disputaria o título de melhor em campo. E não foi por falta de tentativas: alvejou a baliza de Renan em cinco ocasiões, o máximo do jogo e ainda fez três passes para finalizações dos colegas, concluindo com eficácia quatro dos sete dribles que ensaiou. Jogão.
  • Acuña 7.1 – O melhor “leão” (para lá de Renan) fez o que pôde para perseguir melhor sorte, e o que fez foi bastante, recuperando a posse oito vezes, desarmando quatro adversários e aliviando a bola da zona de perigo em seis ocasiões. Apesar da sobrecarga defensiva ainda conseguiu somar três passes para finalização.
  • Renan Ribeiro 6.6 – O brasileiro foi fundamental na margem mínima com que o Vitória venceu o jogo, somando praticamente uma mão cheia de intervenções decisivas e que foram adiando o segundo golo “conquistador” até ao ponto deste… nunca chegar.
  • Bas Dost 4.5 – Pelo tipo de jogador que é, o holandês paga facturas bem altas sempre que o Sporting não consegue jogar. Foi o caso esta noite, terminando com o pior desempenho, com apenas dois remates, o único enquadrado já aos 86 minutos. Das 23 vezes que tocou na bola perdeu a sua posse em cinco.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

PJ descobre depósito de explosivos da Resistência Galega no centro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) desativou, em Coimbra, uma base logística do grupo independentista Resistência Galega, onde apreendeu “um importante” espólio de material usado nas atividades da organização. A PJ agiu no quadro de uma operação policial …

Teresa Leal Coelho admite processar ex-vereador Fernando Nunes da Silva

A vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Teresa Leal Coelho admitiu que poderá vir a processar o antigo vereador Fernando Nunes da Silva, devido às declarações sobre a reposição dos sentidos de circulação na Avenida …

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …