V.Guimarães vs Sporting | Furacão Keizer travado no castelo

Hugo Delgado / Lusa

O Vitória SC bateu o Sporting por 1-0, confirmando o bom momento, ao mesmo tempo que colocou um fim à impressionante série que os “leões” vinham formando, desde a chegada de Marcel Keizer.

Num jogo onde raramente o Sporting mostrou capacidade para inverter o rumo dos acontecimentos, acabou por ser Renan Ribeiro, guardião dos “leões” a impedir um resultado mais pesado, face à quantidade de remates e situações de perigo somadas pelos “conquistadores”.

Com esta derrota os vimaramenses aproximam-se do Braga (a cinco pontos) enquanto os “leões” perdem o segundo lugar para o Benfica.

O Jogo explicado em Números

  • O Vitória mostrou desde cedo não temer o “furacão Keizer”, assumindo a iniciativa ofensiva, nos primeiros 15 minutos de jogo e obrigando Renan Ribeiro a uma intervenção de elevado grau de dificuldade.
  • Aos 26 minutos Tozé dava corpo ao atrevimento vimaranense, com um pontapé de ressaca, de fora da área, na sequência de um canto, com a bola a sofrer ainda um ressalto que traiu o guardião leonino. Estava feito o 1-0.
  • Apesar do golo o Vitória não deixava de procurar a sua sorte, perante um “leâo” apático, face ao que tem mostrado. A cinco minutos do intervalo os “conquistadores” já somavam nove remates, contra quatro dos “verde-e-brancos”.
  • Vantagem justificada para um Vitória afirmativo no primeiro tempo, perante um Sporting até então incapaz de equilibrar as operações e ameaçar a baliza de Douglas. Tozé, o autor do golo, era o melhor em campo com um rating de 7.3, somando três remates, outros tantos desarmes e 85% de passes certos.
  • Os “leões” regressaram do intervalo com Raphinha no lugar de Jovane, mostrando-se também mais perigosos, precisamente por intermédio do ex-vimaranense, que realizou o primeiro remate enquadrado leonino, colocando Douglas à prova.
  • Por volta do minuto 55 Renan derruba Guedes na área leonina mas o avançado partira de fora de jogo. Susto para os “leões”, rectificado com recurso ao VAR. O Sporting somava 67% de posse e chegava pouco depois aos três remates no segundo tempo, contra um dos “conquistadores.
  • A partir do minuto 60 surgiu a reacção vimaranense, com Renan a travar dois remates para golo. O brasileiro chegava às cinco defesas, todas de grau elevado de exigência e pouco depois, aos 70 minutos, via a bola beijar a trave, na sequência de um canto. Viria a terminar o jogo com seis e com o “título” de guardião com mais defesas na jornada, o que fiz bem das dificuldades vividas pelo Sporting em Guimarães.
  • À medida que o jogo se aproximava o final do encontro mais o Vitória controlava as operações e menos o Sporting parecia capaz de obter melhor sorte no encontro e prova disso foi o facto improvável de Dost ter feito o seu primeiro remate enquadrado à baliza ao minuto… 86.

O Homem do Jogo

O irredutível Tozé terminou a partida no mesmo posto com que chegou ao intervalo: como o melhor jogador em campo, com um rating de 7.8  e não foi só pelo decisivo golo.

O médio-ofensivo somou quatro remates, dois deles enquadrados, entregou 88% dos seus 33 passes com eficácia e ainda ajudou nas despesas defensivas, somando três desarmes, duas intercepções e ainda um remate bloqueado. Decisivo e trabalhador.

Jogadores em foco

  • Davidson 7.4 – Tivesse o lateral feito o gosto ao pé e disputaria o título de melhor em campo. E não foi por falta de tentativas: alvejou a baliza de Renan em cinco ocasiões, o máximo do jogo e ainda fez três passes para finalizações dos colegas, concluindo com eficácia quatro dos sete dribles que ensaiou. Jogão.
  • Acuña 7.1 – O melhor “leão” (para lá de Renan) fez o que pôde para perseguir melhor sorte, e o que fez foi bastante, recuperando a posse oito vezes, desarmando quatro adversários e aliviando a bola da zona de perigo em seis ocasiões. Apesar da sobrecarga defensiva ainda conseguiu somar três passes para finalização.
  • Renan Ribeiro 6.6 – O brasileiro foi fundamental na margem mínima com que o Vitória venceu o jogo, somando praticamente uma mão cheia de intervenções decisivas e que foram adiando o segundo golo “conquistador” até ao ponto deste… nunca chegar.
  • Bas Dost 4.5 – Pelo tipo de jogador que é, o holandês paga facturas bem altas sempre que o Sporting não consegue jogar. Foi o caso esta noite, terminando com o pior desempenho, com apenas dois remates, o único enquadrado já aos 86 minutos. Das 23 vezes que tocou na bola perdeu a sua posse em cinco.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …

Nova espécie de planta fóssil descoberta em Gondomar

Annularia noronhai foi encontrada no meio da cidade de Gondomar. Tem 300 milhões de anos, é um parente muito afastado da cavalinha e diz muito sobre o clima da época. Uma nova espécie de planta já …

Há um ano, 12 jovens ficaram presos numa caverna da Tailândia. Hoje, é um local turístico

Há um ano, 11 meninos foram explorar a província de Chiang Rai, na Tailândia, com o seu treinador de futebol, e acabaram presos no fundo de uma caverna sob uma montanha. Depois de terminar o …

Alemães compraram toda a cerveja de Ostritz para "secar" neonazis

Os habitantes de Ostritz, na Alemanha, impediram os participantes de um festival neonazi de beber álcool, esvaziando todas as prateleiras dos supermercados. Num protesto inédito contra a comemoração do aniversário de Hitler naquela localidade, os habitantes  …