/

Utilização frequente de smartphones pode danificar nervos do braço

-

Os utilizadores frequentes de smartphones ficam sujeitos a “uma grande tensão nos nervos da mão e do braço” e, nas piores situações, podem desenvolver o Síndrome do Túnel do Carpo que afecta o nervo que passa na região do pulso.

Segundo o Alpha Galileo, estes dados foram apurados por um novo estudo científico que foi apresentado no recente Congresso da Academia Europeia de Neurologia, em Amesterdão, na Holanda.

“Além de ser uma pressão sobre os olhos e sobre os poderes de concentração”, o uso dos smartphones ainda acarreta “grandes exigências nas funções motoras do braço e da mão”, salientam os investigadores turcos que se dedicaram a esta pesquisa.

Os utilizadores destes aparelhos pressionam nos respectivos ecrãs 2617 vezes por dia, em média. Mas “os utilizadores pesados carregam até 5427 vezes por dia“, refere o estudo.

Os investigadores analisaram se estas movimentações repetitivas podem ter efeitos negativos nos nervos do braço e da mão e concluíram que podem de facto causar danos.

“O nervo mediano é o principal nervo responsável pelos movimentos dos músculos que executamos enquanto usamos smartphones. Sabemos que frequentes repetições de certos movimentos podem resultar no Síndrome do Túnel do Carpo e queríamos descobrir se o uso do smartphone poderia ter o mesmo tipo de efeito”, explica o investigador Faik Ilik, da Universidade Baskent, na Turquia, citado pelo Alpha Galileo.

O estudo centrou-se sobre 62 participantes que foram divididos em três grupos – 22 usaram telemóveis clássicos, sem características similares a computadores; 19 usaram moderadamente smartphones; e 22 usaram smartphones com muita frequência.

Depois, os participantes tiveram que manifestar se sentiam alguma dor ou outro tipo de problema, numa escala visual e de acordo com um questionário pré-estabelecido, no braço, ombro ou mão. Simultaneamente, foram feitas medições electro-fisiológicas aos respectivos nervos medianos.

“Descobriu-se que o uso de um telemóvel clássico raramente tem efeitos negativos nas funções sensoriais do nervo mediano ou na condução motora. Mas o uso frequente de um smartphone, por seu lado, pode ter um efeito desfavorável no nervo mediano“, realça Faik Ilik.

Os participantes do estudo classificaram as suas queixas numa média de 16.63. “Os utilizadores moderados de smartphone ficaram um pouco mais abaixo, enquanto os utilizadores recorrentes tiveram um resultado de 19.80“, explica-se no comunicado sobre a pesquisa.

“Entre os utilizadores frequentes, a condução do nervo na mão dominante [que mexe no telemóvel] foi cerca de 12% menor do que para a mão sujeita a menos tensão”, constatam ainda os investigadores.

Outro estudo anterior já tinha apontado o crescimento do número de pessoas que sofrem do chamado “polegar de telemóvel”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.