Utilização frequente de smartphones pode danificar nervos do braço

-

Os utilizadores frequentes de smartphones ficam sujeitos a “uma grande tensão nos nervos da mão e do braço” e, nas piores situações, podem desenvolver o Síndrome do Túnel do Carpo que afecta o nervo que passa na região do pulso.

Segundo o Alpha Galileo, estes dados foram apurados por um novo estudo científico que foi apresentado no recente Congresso da Academia Europeia de Neurologia, em Amesterdão, na Holanda.

“Além de ser uma pressão sobre os olhos e sobre os poderes de concentração”, o uso dos smartphones ainda acarreta “grandes exigências nas funções motoras do braço e da mão”, salientam os investigadores turcos que se dedicaram a esta pesquisa.

Os utilizadores destes aparelhos pressionam nos respectivos ecrãs 2617 vezes por dia, em média. Mas “os utilizadores pesados carregam até 5427 vezes por dia“, refere o estudo.

Os investigadores analisaram se estas movimentações repetitivas podem ter efeitos negativos nos nervos do braço e da mão e concluíram que podem de facto causar danos.

“O nervo mediano é o principal nervo responsável pelos movimentos dos músculos que executamos enquanto usamos smartphones. Sabemos que frequentes repetições de certos movimentos podem resultar no Síndrome do Túnel do Carpo e queríamos descobrir se o uso do smartphone poderia ter o mesmo tipo de efeito”, explica o investigador Faik Ilik, da Universidade Baskent, na Turquia, citado pelo Alpha Galileo.

O estudo centrou-se sobre 62 participantes que foram divididos em três grupos – 22 usaram telemóveis clássicos, sem características similares a computadores; 19 usaram moderadamente smartphones; e 22 usaram smartphones com muita frequência.

Depois, os participantes tiveram que manifestar se sentiam alguma dor ou outro tipo de problema, numa escala visual e de acordo com um questionário pré-estabelecido, no braço, ombro ou mão. Simultaneamente, foram feitas medições electro-fisiológicas aos respectivos nervos medianos.

“Descobriu-se que o uso de um telemóvel clássico raramente tem efeitos negativos nas funções sensoriais do nervo mediano ou na condução motora. Mas o uso frequente de um smartphone, por seu lado, pode ter um efeito desfavorável no nervo mediano“, realça Faik Ilik.

Os participantes do estudo classificaram as suas queixas numa média de 16.63. “Os utilizadores moderados de smartphone ficaram um pouco mais abaixo, enquanto os utilizadores recorrentes tiveram um resultado de 19.80“, explica-se no comunicado sobre a pesquisa.

“Entre os utilizadores frequentes, a condução do nervo na mão dominante [que mexe no telemóvel] foi cerca de 12% menor do que para a mão sujeita a menos tensão”, constatam ainda os investigadores.

Outro estudo anterior já tinha apontado o crescimento do número de pessoas que sofrem do chamado “polegar de telemóvel”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …