Há uma doença que afecta cada vez mais pessoas por causa dos telemóveis

YashilG / Pixabay

O crescente uso de telemóveis está a tornar as tendinites generalizadas

Uma doença que até há pouco tempo afectava apenas trabalhadores de fábricas está a alastrar-se, cada vez mais, devido ao frequente uso de telemóveis. Estamos a falar das tendinites, ou do chamado “polegar de telemóvel”.

Todos os anos cresce o número de pacientes que se queixam deste problema, que afecta o tendão que dobra e flexiona o polegar, provocando uma inflamação e dor, apuraram especialistas da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, nos EUA, revela a CBS News.

Este tipo de problema era até agora quase exclusivamente encontrado em trabalhadores de fábricas, de acordo com os médicos.

Mas o crescente uso de telemóveis, nomeadamente os gestos repetitivos que se fazem para enviar mensagens, está a tornar estas tendinites generalizadas, uma vez que usar estes aparelhos leva os polegares a executarem movimentos incómodos.

Uma das explicações para a doença é que as articulações se soltam e relaxam, levando os os ossos a mover-se de forma diferente do que fazem numa situação normal, explica à CBS News a engenheira biomédica Kristin Zhao, que estuda o chamado fenómeno do “polegar de telemóvel” há sete anos.

O uso de telemóveis leva os polegares a realizar movimentos estranhos, que requerem “alguma força”, não sendo simplesmente “movimentos livres no espaço”, realça Zhao.

“O movimento anormal dos ossos, no polegar, pode causar o início da dor e eventualmente, osteoartrite”, acrescenta a investigadora, cuja equipa tem usado uma técnica de imagem dinâmica para observar a forma como os ossos de um paciente saudável se mexem, apurando assim, o que é normal e o que não é.

jhaymesisvip / Flickr

-

O uso de telemóveis leva os polegares a realizar movimentos estranhos

Os investigadores da Clínica Mayo continuam a estudar este fenómeno do “polegar de telemóvel” e já publicaram conclusões iniciais sobre o assunto, tendo determinado que a osteoartrite neste dedo ocorre mais nas mulheres do que nos homens.

Como recomendação, os médicos aconselham que se deixe descansar o polegar quando se usam smarthphones, recorrendo, por exemplo, ao dedo indicador ou usando directamente a voz para ditar mensagens, quando for possível.

Também é aconselhável realizar exercícios de estiramentos com os pulsos e com os dedos, para garantir que os tendões permanecem flexíveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …