Há uma doença que afecta cada vez mais pessoas por causa dos telemóveis

YashilG / Pixabay

O crescente uso de telemóveis está a tornar as tendinites generalizadas

Uma doença que até há pouco tempo afectava apenas trabalhadores de fábricas está a alastrar-se, cada vez mais, devido ao frequente uso de telemóveis. Estamos a falar das tendinites, ou do chamado “polegar de telemóvel”.

Todos os anos cresce o número de pacientes que se queixam deste problema, que afecta o tendão que dobra e flexiona o polegar, provocando uma inflamação e dor, apuraram especialistas da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, nos EUA, revela a CBS News.

Este tipo de problema era até agora quase exclusivamente encontrado em trabalhadores de fábricas, de acordo com os médicos.

Mas o crescente uso de telemóveis, nomeadamente os gestos repetitivos que se fazem para enviar mensagens, está a tornar estas tendinites generalizadas, uma vez que usar estes aparelhos leva os polegares a executarem movimentos incómodos.

Uma das explicações para a doença é que as articulações se soltam e relaxam, levando os os ossos a mover-se de forma diferente do que fazem numa situação normal, explica à CBS News a engenheira biomédica Kristin Zhao, que estuda o chamado fenómeno do “polegar de telemóvel” há sete anos.

O uso de telemóveis leva os polegares a realizar movimentos estranhos, que requerem “alguma força”, não sendo simplesmente “movimentos livres no espaço”, realça Zhao.

“O movimento anormal dos ossos, no polegar, pode causar o início da dor e eventualmente, osteoartrite”, acrescenta a investigadora, cuja equipa tem usado uma técnica de imagem dinâmica para observar a forma como os ossos de um paciente saudável se mexem, apurando assim, o que é normal e o que não é.

jhaymesisvip / Flickr

-

O uso de telemóveis leva os polegares a realizar movimentos estranhos

Os investigadores da Clínica Mayo continuam a estudar este fenómeno do “polegar de telemóvel” e já publicaram conclusões iniciais sobre o assunto, tendo determinado que a osteoartrite neste dedo ocorre mais nas mulheres do que nos homens.

Como recomendação, os médicos aconselham que se deixe descansar o polegar quando se usam smarthphones, recorrendo, por exemplo, ao dedo indicador ou usando directamente a voz para ditar mensagens, quando for possível.

Também é aconselhável realizar exercícios de estiramentos com os pulsos e com os dedos, para garantir que os tendões permanecem flexíveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …