Há uma doença que afecta cada vez mais pessoas por causa dos telemóveis

YashilG / Pixabay

O crescente uso de telemóveis está a tornar as tendinites generalizadas

Uma doença que até há pouco tempo afectava apenas trabalhadores de fábricas está a alastrar-se, cada vez mais, devido ao frequente uso de telemóveis. Estamos a falar das tendinites, ou do chamado “polegar de telemóvel”.

Todos os anos cresce o número de pacientes que se queixam deste problema, que afecta o tendão que dobra e flexiona o polegar, provocando uma inflamação e dor, apuraram especialistas da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, nos EUA, revela a CBS News.

Este tipo de problema era até agora quase exclusivamente encontrado em trabalhadores de fábricas, de acordo com os médicos.

Mas o crescente uso de telemóveis, nomeadamente os gestos repetitivos que se fazem para enviar mensagens, está a tornar estas tendinites generalizadas, uma vez que usar estes aparelhos leva os polegares a executarem movimentos incómodos.

Uma das explicações para a doença é que as articulações se soltam e relaxam, levando os os ossos a mover-se de forma diferente do que fazem numa situação normal, explica à CBS News a engenheira biomédica Kristin Zhao, que estuda o chamado fenómeno do “polegar de telemóvel” há sete anos.

O uso de telemóveis leva os polegares a realizar movimentos estranhos, que requerem “alguma força”, não sendo simplesmente “movimentos livres no espaço”, realça Zhao.

“O movimento anormal dos ossos, no polegar, pode causar o início da dor e eventualmente, osteoartrite”, acrescenta a investigadora, cuja equipa tem usado uma técnica de imagem dinâmica para observar a forma como os ossos de um paciente saudável se mexem, apurando assim, o que é normal e o que não é.

jhaymesisvip / Flickr

-

O uso de telemóveis leva os polegares a realizar movimentos estranhos

Os investigadores da Clínica Mayo continuam a estudar este fenómeno do “polegar de telemóvel” e já publicaram conclusões iniciais sobre o assunto, tendo determinado que a osteoartrite neste dedo ocorre mais nas mulheres do que nos homens.

Como recomendação, os médicos aconselham que se deixe descansar o polegar quando se usam smarthphones, recorrendo, por exemplo, ao dedo indicador ou usando directamente a voz para ditar mensagens, quando for possível.

Também é aconselhável realizar exercícios de estiramentos com os pulsos e com os dedos, para garantir que os tendões permanecem flexíveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …