Primeiro útero artificial. Projeto quer concluir gestação de prematuros em “bolhas”

Investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, receberam uma bolsa do programa europeu Horizonte 2020, de quase três milhões de euros, para desenvolver um útero artificial na próxima década.

E se os bebés se desenvolvessem dentro de úteros artificiais, parecidos com balões a flutuar no teto? Apesar de parecer utópico, Lisa Mandemaker, Hendrik-Jan Grievink e Guid Oei estão a apenas cinco anos de desenvolver o primeiro útero artificial para bebés humanos, que simula na perfeição as condições encontradas num útero biológico.

O modelo, que está a ser desenvolvido, forneceria aos bebés respiração artificial. Em caso de parto prematuro, o útero artificial será um substituto adequado para o ambiente protetor do útero materno, proporcionando um ambiente natural para o bebé de modo facilitar a transição para uma nova vida.

Ao contrário das incubadoras atuais, o útero artificial seria semelhante às condições biológicas, com o bebé cercado por fluidos e a receber oxigénio e nutrientes através de uma placenta artificial, ligada ao cordão umbilical.

O projeto foi pensado como uma solução para as altas taxas de mortalidade em nascimentos prematuros. Desta forma, o objetivo primordial do útero artificial é fornecer aos bebés nascidos entre a 24ª e a 28ª semanas, um ambiente em que os seus corpos possam continuar a desenvolver-se.

Segundo o Futurism, o nascimento prematuro afeta mais de 1 em cada 10 recém-nascidos em todo o mundo. Os bebés prematuros podem ter mais problemas de saúde ou precisar de permanecer nas unidades de terapia intensiva neonatal, que apoiam a sua função cardiorrespiratória e o seu desenvolvimento. Apesar dos avanços na medicina,estas unidades não são um substituto adequado ao ambiente protetor do útero materno.

Através deste projeto, os cientistas conseguem idealizar uma solução: um útero artificial onde o ambiente intra-uterino pode ser protegido transferindo o bebé prematuro para um sistema de suporte à vida perinatal, o que ajudará os órgãos fetais a desenvolverem-se até atingirem a maturidade.

Com a solução perinatal de suporte à vida, o fornecimento de oxigénio e nutrientes seria assegurado através do cordão umbilical fetal e o ambiente à base de líquido apoiaria a fisiologia cardiorrespiratória fetal, evitando os efeitos negativos da ventilação.

“Um útero artificial é um substituto de uma incubadora e respiração artificial. É muito mais natural porque se assemelha às condições de um útero real. O nosso objetivo com o útero artificial é ajudar bebés prematuros a passar pelo período crítico das 24 a 28 semanas”, disse Guid Oei, professor na Universidade de Eindhoven, citado pelo Futurism.

“Nos próximos cinco anos, conduziremos novas pesquisas e testaremos tecnologias numa colaboração europeia, e continuaremos a desenvolvê-las até conseguirmos realizar o primeiro protótipo de um útero artificial. Este é um desafio maravilhoso”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …