/

Uso excessivo de smartphone pode prejudicar a visão

Chapendra / Flickr

-

Pessoas que passam muito tempo a olhar para os smartphones podem estar a aumentar riscos de problemas nos olhos, alertam oftalmologistas britânicos.

O aviso diz respeito também ao uso excessivo de outros dispositivos como computadores, tablets e TVs de ecrã plano, que pode provocar danos a longo prazo.

O alerta deriva de uma pesquisa feita com dois mil participantes, que indica que pessoas com menos de 25 anos acedem aos telefones cerca de 32 vezes por dia.

“A luz azul violeta que brilha na tela dos smartphones é potencialmente perigosa e tóxica à parte de trás dos olhos”, diz o oftalmologista Andy Hepworth à BBC. “Por isso, uma longa exposição pode, potencialmente, causar danos aos olhos.”

Segundo o médico, diferentes testes mostraram que a exposição à luz azul violeta em excesso pode colocar-nos em maior risco de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira.

Olhos fixos na tela

Oftalmologistas afirmam também que, apesar da “boa” luz azul (azul turquesa) ser necessária para ajudar a regular o relógio biológico, acredita-se também que uma longa exposição à luz azul violeta pode afectar padrões de sono e o humor.

“Embora não tenhamos certeza de haver uma ligação directa entre essa exposição e problemas oculares, há fortes evidências de laboratório que podem, potencialmente, provar isso”, acrescentou Hepworth.

“É a combinação de não piscar o suficiente e colocar o dispositivo a uma distância mais pequena do que normalmente se colocariam outros objectos. Isso força a vista.”

O levantamento, encomendado por um grupo de oftalmologistas independentes, descobriu que, em média, um adulto passa cerca de 7 horas por dia com os olhos fixos numa tela, e quase metade deles se sente ansioso quando está longe do seu telefone.

Estatísticas indicam também que 43% das pessoas com menos de 25 anos sentem uma verdadeira irritação, ou ansiedade, quando não podem aceder ao seu telefone quando desejam.

Dores de cabeça

Alana Chinery, de 18 anos, nunca está longe do seu smartphone.

“Percebi que minha visão está ficando pior após longos períodos a olhar para o ecrã do telemóvel ou do computador”, disse. “E estou a ter mais dores de cabeça.”
Amanda Saint, que também é oftalmologista, diz que o conselho é simples.

“Fazer testes regulares à visão, e fazer pausas regulares quando estiver a usar o computador ou dispositivos móveis.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.