/

Uso de burca proibido nas galerias do Parlamento australiano

ranoush / Flickr

-

As mulheres muçulmanas que cobrem o rosto com burca não poderão sentar-se nas galerias abertas ao público do Parlamento australiano, determina regulamento aprovado esta quinta-feira pelo órgão.

“As pessoas que entrem com o rosto coberto nas galerias da Câmara dos Representantes e do Senado deverão sentar-se nma galeria fechada”, de acordo com a nova ordem do Departamento de Serviços Parlamentares,  que entra em vigor imediatamente.

As autoridades parlamentares também analisaram uma proposta no sentido de proibir os véus que cobrem o rosto das pessoas nos controles de entrada do Parlamento.

A medida – adoptada depois de, no mês passado, ter sido reforçada a segurança perante ameaça de atentado terrorista – desencadeou críticas por parte de diversos sectores.

O secretário da Comissão contra a Discriminação Racial, Tim Soutphommasane, destacou que “ninguém deve ser tratado como cidadão de segunda classe e muito menos no seu próprio Parlamento”, alertando que a proibição pode motivar ataques nas ruas contra as mulheres muçulmanas e aguçar a propaganda extremista.

Soutphommasane disse não haver qualquer prova de que as burqas, que cobrem todo o corpo, deixando visíveis apenas os olhos, consistam uma ameaça especial à segurança nacional e, por isso, a sua interdição “pode simplesmente aumentar as tensões culturais e a desconfiança social”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.