O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

Manuel de Almeida / Lusa

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na região.

Na América do Sul, o país que mais sucesso tem tido no combate à pandemia é o Uruguai, que é, simultaneamente, aquele que tem a maior percentagem de população envelhecida. De acordo com o Expresso, dos quase 3,5 milhões de habitantes, 14% têm 65 ou mais anos.

No entanto, a quantidade de idosos uruguaios não parece ter penalizado o país: esta quarta-feira, o país contabilizou 826 casos de infeção, de que resultaram 23 mortes e 689 pessoas recuperadas.

Ignacio Munyo, professor catedrático da Universidade de Montevideu, explicou ao matutino que “existem razões estruturais de longa data e razões conjunturais relacionadas com a gestão feita pelo Governo que explicam, conjuntamente, os resultados observados até ao momento no Uruguai”.

“O país tem um sistema de saúde que chega a toda a população, com uma rede de cuidados primários importante e com extensa cobertura domiciliária – algo pioneiro na América Latina – e um sistema de vacinação profundo e antigo que permite aliviar a pressão sobre as unidades de cuidados intensivos”, disse.

Além disso, 100% da população uruguaia ter acesso a água potável, saneamento básico, e “uma infraestrutura em telecomunicações (telefonia celular universal e excelentes ligações à Internet) e capacidade de processamento de dados que viabilizam rapidamente soluções tecnológicas”.

O Uruguai conseguiu conter o surto do novo coronavírus sem decretar confinamento obrigatório. Para conter o vírus, o Governo fechou fronteiras, suspendeu voos, aulas, cerimónias religiosas, jogos de futebol e concertos, mas permitiu que o comércio continuasse de portas abertas.

A cultura cívica e a integração social, juntamente com um Governo que foi muito claro e consistente do ponto de vista da comunicação, contribuiu para que a população do Uruguai obedecesse voluntariamente ao pedido de quarentena inicial e distanciamento social posterior e que os cumpra de forma responsável”, explicou Munyo ao Expresso.

“O Uruguai possui a única democracia plena da região, com um sistema político responsável que dialoga permanentemente, o que se traduz em estabilidade social, que é o essencial para que tudo funcione. Somos uma exceção a nível regional”, concluiu o professor uruguaio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …