/

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

Manuel de Almeida / Lusa

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na região.

Na América do Sul, o país que mais sucesso tem tido no combate à pandemia é o Uruguai, que é, simultaneamente, aquele que tem a maior percentagem de população envelhecida. De acordo com o Expresso, dos quase 3,5 milhões de habitantes, 14% têm 65 ou mais anos.

No entanto, a quantidade de idosos uruguaios não parece ter penalizado o país: esta quarta-feira, o país contabilizou 826 casos de infeção, de que resultaram 23 mortes e 689 pessoas recuperadas.

Ignacio Munyo, professor catedrático da Universidade de Montevideu, explicou ao matutino que “existem razões estruturais de longa data e razões conjunturais relacionadas com a gestão feita pelo Governo que explicam, conjuntamente, os resultados observados até ao momento no Uruguai”.

“O país tem um sistema de saúde que chega a toda a população, com uma rede de cuidados primários importante e com extensa cobertura domiciliária – algo pioneiro na América Latina – e um sistema de vacinação profundo e antigo que permite aliviar a pressão sobre as unidades de cuidados intensivos”, disse.

Além disso, 100% da população uruguaia ter acesso a água potável, saneamento básico, e “uma infraestrutura em telecomunicações (telefonia celular universal e excelentes ligações à Internet) e capacidade de processamento de dados que viabilizam rapidamente soluções tecnológicas”.

O Uruguai conseguiu conter o surto do novo coronavírus sem decretar confinamento obrigatório. Para conter o vírus, o Governo fechou fronteiras, suspendeu voos, aulas, cerimónias religiosas, jogos de futebol e concertos, mas permitiu que o comércio continuasse de portas abertas.

A cultura cívica e a integração social, juntamente com um Governo que foi muito claro e consistente do ponto de vista da comunicação, contribuiu para que a população do Uruguai obedecesse voluntariamente ao pedido de quarentena inicial e distanciamento social posterior e que os cumpra de forma responsável”, explicou Munyo ao Expresso.

“O Uruguai possui a única democracia plena da região, com um sistema político responsável que dialoga permanentemente, o que se traduz em estabilidade social, que é o essencial para que tudo funcione. Somos uma exceção a nível regional”, concluiu o professor uruguaio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.