Ursa parda esteve 3.500 anos preservada no permafrost. A sua autópsia não resolveu mistério

Uma ursa parda que se manteve durante 3.500 anos quase perfeitamente preservada nas florestas geladas do leste da Sibéria foi submetida a uma autópsia por uma equipa de cientistas.

A ursa parda, encontrada em 2020 por criadores de renas no permafrost da ilha deserta de Bolshoy Lyakhovsky, no arquipélago da Nova Sibéria, a cerca de 4.600 km  de Moscovo, foi esta semana submetida a uma autópsia.

Com 1,55 metros de altura e quase 78 kg, foi batizada ursa parda Etherican, por ter sido encontrada a leste do rio Bolshoy Etherican.

“Esta é uma descoberta absolutamente única: a carcaça completa de uma ursa parda ancestral”, disse Maxim Cheprasov, investigador da Universidade Federal do Noroeste em Yakutsk, no leste da Sibéria, citado pela agência Reuters.

As temperaturas extremas ajudaram a preservar durante 3.460 anos os tecidos moles da ursa, assim como restos das suas últimas refeições: penas de pássaros e plantas.

“Pela primeira vez, uma carcaça com tecidos moles chegou às mãos dos cientistas, dando-nos a oportunidade de estudar os órgãos internos e examinar o cérebro“, explica Cheprasov.

A dissecação da ursa permitiu aos cientistas examinar o seu cérebro e órgãos internos, e realizar uma série de estudos celulares, microbiológicos, virológicos e genéticos.

Antes de extrair o seu cérebro, os cientistas cortaram o crânio do animal com um aspirador para recolher pó do osso do crânio.

“A análise genética mostrou que o ADN mitocondrial da ursa não difere do do urso moderno do nordeste da Rússia”, afirmou Cheprasov.

De acordo com o investigador, a ursa teria provavelmente 2 a 3 anos, e terá morrido devido a uma lesão na coluna vertebral.

A autópsia, no entanto, não permitiu resolver um mistério que intriga os cientistas: como é que a ursa parda foi encontrada numa ilha deserta, que se encontra separada do continente por 50km de água.

três teorias para explicar o mistério.

De acordo com uma das teorias, a ursa poderá ter conseguido chegar à ilha no Inverno, quando a água se encontrava congelada. Uma outra teoria admite que a ilha pudesse estar, há 3.500 anos, ligada ao continente,

Uma terceira teoria sugere que a ursa possa simplesmente ter decidido dar umas braçadas e atravessar a distância a nado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.