Agora o Hospital de São João também integra este projecto nacional. Há um “mas” importante, numa manhã em que o telefone não funcionou.
O projecto Ligue Antes, Salve Vidas pretende reduzir o número de pessoas que são atendidas nas urgências dos hospitais, afastando os casos que não são realmente urgentes.
Este sistema de triagem pré-hospitalar, criado pelo Ministério da Saúde, aplica-se a situações de doença aguda e é realizado através da linha SNS 24.
O doente liga, é avaliado ao telefone, e depois pode ser aconselhado a realizar auto-cuidados, pode ser encaminhado para uma urgência ou então para um centro de saúde.
Agora, o maior serviço de urgência do Norte do país integra este projecto nacional: o Hospital de São João, no Porto.
Desde esta terça-feira a ULS São João quer também reduzir a utilização inadequada do Serviço de Urgência e da Consulta Aguda nos Cuidados de Saúde Primários.
A adesão serve para “orientar cada doente para o local adequado”, lê-se em comunicado enviado ao ZAP.
“Queremos colocar cada tipologia de doente no local que mais adequadamente está preparado para o atender”, explica Cristina Marujo, Directora do Serviço de Urgência.
“Se os doentes menos graves forem atendidos em locais mais adequados à sua situação, temos maior disponibilidade e mais recursos para os doentes que efectivamente necessitam de recorrer ao Serviço de Urgência Hospitalar”, explica Cristina.
A ideia é ainda reduzir a pressão dos doentes não urgentes – que costumam ser cerca de 30% dos atendimentos neste serviço de Urgência.
E se não ligar?
Quem chegar à urgência do São João sem ter ligado para o SNS24, vai ser convidado a ligar na mesma para o SNS24 – já no hospital.
Liga à porta do serviço – há um telefone amarelo no exterior para isso – e só depois entra nas urgências, caso se justifique.
Se o caso não for considerado urgente, o doente é encaminhado para os cuidados de saúde primários, para consulta com hora marcada no próprio dia ou no dia seguinte; ou é encaminhado para o Centro de Atendimento Clínico, na Prelada.
“Trata-se de uma mudança de paradigma no serviço de Urgência da maior ULS do Norte do País.”, remata Lígia Silva, Directora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS São João.
A certa altura da manhã de estreia, havia fila para o telefone amarelo, mostram as imagens da RTP.
Mas o mesmo telefone amarelo teve problemas logo no primeiro dia. Segundo o jornal Público, o telefone deu mensagem de erro ao longo de uma hora; ninguém conseguia ligar. Só se aceitassem ligar do próprio telemóvel – nem todos aceitam.
Nesse momento de avaria do telefone, e também nos casos de quem recusa ligar antes para o SNS24 (mesmo à porta do hospital), faz-se o processo habitual de triagem à entrada.
Depois ainda acontece como o caso em Coimbra, alta por abandono e estava morto dentro do hospital… é porque o caso não era urgente…