O Universo pode não ser real

ESO/M. Kornmesser

Através da variação da entropia de um sistema criada por Ludwig Boltzmann, surgiu a ideia de que o Universo poderá ser o resultado de uma flutuação quântica que criou as nossas entidades autoconscientes.

Ludwig Boltzmann, um físico austríaco nascido em 1844,  chegou à conclusão, durante os seus estudos, que enquanto a entropia de um sistema – a medida da desordem das partículas num sistema físico – aumenta, há uma pequena possibilidade de uma flutuação quântica organizar um outro sistema em desordem.

Essa flutuação quântica, segundo alguns cientistas, terá originado o nosso Universo.

Contudo, a partir deste trabalho já antigo, surgiu a ideia de que é mais provável que uma flutuação quântica origine algo mais simples do que algo tão complexo como todo o Universo que nos envolve.

Ora, essa conclusão de que a flutuação quântica teve de originar algo mais simples do que o Universo, levou os cientistas a equacionar o que poderia ser.

A solução apresentada pelos cientistas afirma que a solução para esse enigma é a nossa própria entidade consciente que acredita ser uma pessoa inserida num mundo cheio de pessoas e histórias.

Contudo, a pessoa (que afinal seria apenas uma entidade autoconsciente) só teria conhecimentos e experiências “pessoais” criadas pela flutuação quântica que a originou.

Em conclusão, a teoria afirma que nada existe no Universo para além da nossa autoconsciência – ou seja, nós não existimos, apenas a nossa autoconsciência existe e cria todo o Universo.

Estas entidades autoconscientes são chamadas “Cérebros de Boltzmann”, expressão cunhada em 2004 pelos físicos Andreas Albrecht e Lorenzo Sorbo,

O conceito destes “Cérebros de Boltzman” tem sido criticado por alguns cientistas, essencialmente por ser um paradoxo filosófico que não pode ser provado.

O cosmologista e professor de física Sean Caroll, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, diz que estes cérebros são “cognitivamente instáveis” e “não podem simultaneamente ser reais e justificadamente credíveis”.

Apesar de parecer uma ideia demasiado “fora da caixa”, a teoria não consegue ser desmontada e contradita pois, qualquer argumento utilizado contra ela poderá ser uma simples alucinação criada pela nossa entidade autoconsciente.

Apoiantes destes pensamentos solipsistas têm aparecido com mais frequência e até o visionário Elon Musk já afirmou acreditar que vivemos numa simulação.

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Se quisermos abordar a questão pelo lado epistemológico e considerando o pensamento de Karl Popper, se uma teoria não é refutável, como parece ser o caso, não é científica. Consequentemente, esta teoria são será para levar a sério.

  2. As diversas possibilidades em um sistema entrópico nos leva a muitas possibilidades,sendo está UMA delas,mas nossa ciência e conhecimento atual não nos permite provas irrefutáveis do que pode ou não ser real.

  3. DEUS = Universo = Galáxias = Estrelas = Planetas = Entidades Conscientes individuais (nós). Cada um de nós é uma centelha de DEUS, o/a Criador/a a experienciar as diferentes realidades , com o véu do esquecimento , para que possa tomar escolhas com o seu livre arbítrio, a fim de progredir na evolução espiritual, para retornar ao Criador/a. (A Lei do Uno)
    Meus queridos cientistas, estudem as ciências / filosofias antigas e verão que isso já é sabido há muito tempo.

  4. Isto é um pouco como Tancos. Aí também nada existia para além da nossa autoconsciência. Apenas a nossa autoconsciência existe e cria toda a realidade que conhecemos… Não havia lá qualquer armamento. A nossa autoconsciência é que nos engana. Parece-me que esta será a próxima explicação para Tancos… no limite…

  5. Sendo assim, a nossa autoconsciência (pessoa individual), seria una com todas as outras e viveríamos numa forma de autoconsciência colectiva…
    Como eu gostaria de saber isso… é uma coisa que me mói o cérebro limitado que tenho.
    A “existência” não faz qualquer sentido e por mais teorias que leia e estude, chego sempre à mesma conclusão… limitados pelo conhecimento ou não, nada explica o nada, como é possível existirmos ??????
    Doi-me o cérebro…

  6. É óbvio e simples explicar toda existência … tudo esta aos olhos … mas nao podermos ver pós á limitações de percepção analítica
    Vou citar um exemplo simples próximo ao que todos chamam de o incompreensível
    Obs: a natureza em seu total .. desde o átomo e uma semente e a cadeia construtiva de todas as coisas tanto visíveis e nao visíveis !!! Obs..: o desenrolar de todo o processo.. e logo vc compreenderá que a natureza tudo ao seu redor é nada menos que a copia fiel do processo da criação dos universos…. a semente vira a árvore a energia vira o universo.

  7. Quem sabe o criador seja uma energia a qual espandio uma grande massa que originou tudo e todos e que ainda continua sendo espandida pois a espiral da galáxia demonstra a expansão da energia em um tempo continuo e lento para nós humanos, porém pode ser um tempo menor visto de longe fora do espaço tempo que conhecemos, se não há provas de existência de outro espaço tempo também não podemos descartar tais teorias sendo que a energia criadora em pequena forma e a mesma que utilizamos para liberar as reações neorais em nosso cérebro.

  8. Me perdoem! Mas, esse tipo de pensamento ou raciocínio é próprio de quem está perdido entre as emanações quânticas e consequentemente, não possuem alcance mental e cerebral para imaginar a grandiosidade do Universo Real. Se partíssemos desse raciocino esdrúxulo, desse pobre cientista que deve ter seus motivos para gastar tanto tempo sem resultado algum, apenas pra provocar tumultuações, então nós também não existimos, somos apenas imaginação e Núcleo Central Cósmico que é como os meus contatos ETs, denominam Deus, também não existiria, todas emanações vibratórias de luz e sombra, de energia e matéria, seriam apenas ilusões mentais!!!

    Abraços
    dyezzi::.

    • Concordo com a sua opinião também, mas não se esqueça que o nosso cérebro não consegue decifrar tudo o que existe na realidade, daí ser uma “Ilusão”. Só um exemplo: imagine como seria a realidade se os nossos olhos conseguissem ver o espectro de luz infravermelha e até mesmo raio.x? Totalmente diferente! Não percebemos nem 1/5 do que existe neste Universo pois os nossos sentidos são muito limitados!…

  9. Varias entidades autoconsciêntes criariam um colapso no mundo, ele não seria lógico e teria série de defeitos, então só poderia ter uma consciência.

  10. Ok, só precisava esclarecer um pouco melhor a questão de haver (ou não) uma realidade consensual e coincidente a todas as autoconsciências criadoras dessa ou dessas realidades, afinal somos criadores ou co-criadodores e como isso funciona?
    Já agora os ou animais na sua “consciência” ou pelo menos senciencia participam de alguma forma dessa criação?

  11. Estou farto de dizer, desde novinho, que vocês são todos fruto da minha demência.

    Se há tantos planetas, tem que haver um igual sem número de planetas habitáveis. Mas se não encontramos vida semelhante à nossa em nenhum, e há milhões, então por que rio é que ela existiria aqui?
    Seria apenas coincidência?
    Não… vocês, meus caros, não existem.

  12. Tudo besteira, negar nossa existência e só pra confundir as mentes, se penso logo existo porq tenho consciência do momento presente. Devemos buscar a partir do fato sermos algo e daí seguirmos em frente, desconstruir o q já sabemos e coisa dessas ordens secretas q tanto mal fazem ao mundo criam mentiras guerras terrorismo fantasias sobre um universo q nao existe culto a demonios e suas seitas satânicas, no fim são tais entidades q inspiram os homens a bagunçar tudo, até mesmo o sentido de nossas existências.

  13. totalmente de acordo com , LudwiG Boltzmann , somos uma forma consciente desenvolvida , agora chama mos lhe de inteligência artificial . quisemos conhecer a formula da criação , agora temos de passar pela consciência do acto .

  14. Eu diria que a teoria se encontra não só invertida, como “para lá do espelho”, ainda a semana passada escrevi, relativamente ao mesmo assunto, que não obstante a não consciência da existência, a nossa consciência, essa realidade existiria, pois é impossível não existir, mesmo com todo o espaço livre, continuaria a existir o vazio. A não existência não existe, dita de forma elementar.

RESPONDER

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …