O Universo pode não ser real

ESO/M. Kornmesser

Através da variação da entropia de um sistema criada por Ludwig Boltzmann, surgiu a ideia de que o Universo poderá ser o resultado de uma flutuação quântica que criou as nossas entidades autoconscientes.

Ludwig Boltzmann, um físico austríaco nascido em 1844,  chegou à conclusão, durante os seus estudos, que enquanto a entropia de um sistema – a medida da desordem das partículas num sistema físico – aumenta, há uma pequena possibilidade de uma flutuação quântica organizar um outro sistema em desordem.

Essa flutuação quântica, segundo alguns cientistas, terá originado o nosso Universo.

Contudo, a partir deste trabalho já antigo, surgiu a ideia de que é mais provável que uma flutuação quântica origine algo mais simples do que algo tão complexo como todo o Universo que nos envolve.

Ora, essa conclusão de que a flutuação quântica teve de originar algo mais simples do que o Universo, levou os cientistas a equacionar o que poderia ser.

A solução apresentada pelos cientistas afirma que a solução para esse enigma é a nossa própria entidade consciente que acredita ser uma pessoa inserida num mundo cheio de pessoas e histórias.

Contudo, a pessoa (que afinal seria apenas uma entidade autoconsciente) só teria conhecimentos e experiências “pessoais” criadas pela flutuação quântica que a originou.

Em conclusão, a teoria afirma que nada existe no Universo para além da nossa autoconsciência – ou seja, nós não existimos, apenas a nossa autoconsciência existe e cria todo o Universo.

Estas entidades autoconscientes são chamadas “Cérebros de Boltzmann”, expressão cunhada em 2004 pelos físicos Andreas Albrecht e Lorenzo Sorbo,

O conceito destes “Cérebros de Boltzman” tem sido criticado por alguns cientistas, essencialmente por ser um paradoxo filosófico que não pode ser provado.

O cosmologista e professor de física Sean Caroll, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, diz que estes cérebros são “cognitivamente instáveis” e “não podem simultaneamente ser reais e justificadamente credíveis”.

Apesar de parecer uma ideia demasiado “fora da caixa”, a teoria não consegue ser desmontada e contradita pois, qualquer argumento utilizado contra ela poderá ser uma simples alucinação criada pela nossa entidade autoconsciente.

Apoiantes destes pensamentos solipsistas têm aparecido com mais frequência e até o visionário Elon Musk já afirmou acreditar que vivemos numa simulação.

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Se quisermos abordar a questão pelo lado epistemológico e considerando o pensamento de Karl Popper, se uma teoria não é refutável, como parece ser o caso, não é científica. Consequentemente, esta teoria são será para levar a sério.

  2. As diversas possibilidades em um sistema entrópico nos leva a muitas possibilidades,sendo está UMA delas,mas nossa ciência e conhecimento atual não nos permite provas irrefutáveis do que pode ou não ser real.

  3. DEUS = Universo = Galáxias = Estrelas = Planetas = Entidades Conscientes individuais (nós). Cada um de nós é uma centelha de DEUS, o/a Criador/a a experienciar as diferentes realidades , com o véu do esquecimento , para que possa tomar escolhas com o seu livre arbítrio, a fim de progredir na evolução espiritual, para retornar ao Criador/a. (A Lei do Uno)
    Meus queridos cientistas, estudem as ciências / filosofias antigas e verão que isso já é sabido há muito tempo.

  4. Isto é um pouco como Tancos. Aí também nada existia para além da nossa autoconsciência. Apenas a nossa autoconsciência existe e cria toda a realidade que conhecemos… Não havia lá qualquer armamento. A nossa autoconsciência é que nos engana. Parece-me que esta será a próxima explicação para Tancos… no limite…

  5. Sendo assim, a nossa autoconsciência (pessoa individual), seria una com todas as outras e viveríamos numa forma de autoconsciência colectiva…
    Como eu gostaria de saber isso… é uma coisa que me mói o cérebro limitado que tenho.
    A “existência” não faz qualquer sentido e por mais teorias que leia e estude, chego sempre à mesma conclusão… limitados pelo conhecimento ou não, nada explica o nada, como é possível existirmos ??????
    Doi-me o cérebro…

  6. É óbvio e simples explicar toda existência … tudo esta aos olhos … mas nao podermos ver pós á limitações de percepção analítica
    Vou citar um exemplo simples próximo ao que todos chamam de o incompreensível
    Obs: a natureza em seu total .. desde o átomo e uma semente e a cadeia construtiva de todas as coisas tanto visíveis e nao visíveis !!! Obs..: o desenrolar de todo o processo.. e logo vc compreenderá que a natureza tudo ao seu redor é nada menos que a copia fiel do processo da criação dos universos…. a semente vira a árvore a energia vira o universo.

  7. Quem sabe o criador seja uma energia a qual espandio uma grande massa que originou tudo e todos e que ainda continua sendo espandida pois a espiral da galáxia demonstra a expansão da energia em um tempo continuo e lento para nós humanos, porém pode ser um tempo menor visto de longe fora do espaço tempo que conhecemos, se não há provas de existência de outro espaço tempo também não podemos descartar tais teorias sendo que a energia criadora em pequena forma e a mesma que utilizamos para liberar as reações neorais em nosso cérebro.

  8. Me perdoem! Mas, esse tipo de pensamento ou raciocínio é próprio de quem está perdido entre as emanações quânticas e consequentemente, não possuem alcance mental e cerebral para imaginar a grandiosidade do Universo Real. Se partíssemos desse raciocino esdrúxulo, desse pobre cientista que deve ter seus motivos para gastar tanto tempo sem resultado algum, apenas pra provocar tumultuações, então nós também não existimos, somos apenas imaginação e Núcleo Central Cósmico que é como os meus contatos ETs, denominam Deus, também não existiria, todas emanações vibratórias de luz e sombra, de energia e matéria, seriam apenas ilusões mentais!!!

    Abraços
    dyezzi::.

    • Concordo com a sua opinião também, mas não se esqueça que o nosso cérebro não consegue decifrar tudo o que existe na realidade, daí ser uma “Ilusão”. Só um exemplo: imagine como seria a realidade se os nossos olhos conseguissem ver o espectro de luz infravermelha e até mesmo raio.x? Totalmente diferente! Não percebemos nem 1/5 do que existe neste Universo pois os nossos sentidos são muito limitados!…

  9. Varias entidades autoconsciêntes criariam um colapso no mundo, ele não seria lógico e teria série de defeitos, então só poderia ter uma consciência.

  10. Ok, só precisava esclarecer um pouco melhor a questão de haver (ou não) uma realidade consensual e coincidente a todas as autoconsciências criadoras dessa ou dessas realidades, afinal somos criadores ou co-criadodores e como isso funciona?
    Já agora os ou animais na sua “consciência” ou pelo menos senciencia participam de alguma forma dessa criação?

  11. Estou farto de dizer, desde novinho, que vocês são todos fruto da minha demência.

    Se há tantos planetas, tem que haver um igual sem número de planetas habitáveis. Mas se não encontramos vida semelhante à nossa em nenhum, e há milhões, então por que rio é que ela existiria aqui?
    Seria apenas coincidência?
    Não… vocês, meus caros, não existem.

  12. Tudo besteira, negar nossa existência e só pra confundir as mentes, se penso logo existo porq tenho consciência do momento presente. Devemos buscar a partir do fato sermos algo e daí seguirmos em frente, desconstruir o q já sabemos e coisa dessas ordens secretas q tanto mal fazem ao mundo criam mentiras guerras terrorismo fantasias sobre um universo q nao existe culto a demonios e suas seitas satânicas, no fim são tais entidades q inspiram os homens a bagunçar tudo, até mesmo o sentido de nossas existências.

  13. totalmente de acordo com , LudwiG Boltzmann , somos uma forma consciente desenvolvida , agora chama mos lhe de inteligência artificial . quisemos conhecer a formula da criação , agora temos de passar pela consciência do acto .

  14. Eu diria que a teoria se encontra não só invertida, como “para lá do espelho”, ainda a semana passada escrevi, relativamente ao mesmo assunto, que não obstante a não consciência da existência, a nossa consciência, essa realidade existiria, pois é impossível não existir, mesmo com todo o espaço livre, continuaria a existir o vazio. A não existência não existe, dita de forma elementar.

RESPONDER

Cria de lobo-marinho voltou a aparecer no areal do Porto Santo

A cria de lobo-marinho que tem feito do areal da ilha do Porto Santo o seu local de descanso voltou a aparecer hoje, depois de ter desaparecido desde terça-feira à noite. A bióloga Rosa Pires, do …

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

O esqueleto "único" de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares …

Agência francesa adverte: troque ibuprofeno por paracetamol

A agência francesa do medicamento ANSM fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível …

"Lendária" e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o "Tipo D", mas muito raramente foi vista ou ouvida. A orca foi avistada no Cabo …

Nacional vs Sporting | Triunfo curto para tanto domínio

O Sporting foi à Madeira somar a sua sétima vitória consecutiva na Liga NOS. No terreno do Nacional, os “leões” ganharam por 1-0, num jogo em que o resultado não espelha a grande superioridade da …

Titã pode ter "lagos fantasmas" e cavernas

Titã, a lua e Saturno, é surpreendentemente semelhante à Terra. Tem lagos, rios e oceanos profundos (e possivelmente cavernas) que poderiam sustentar vida. Em Titã, a chuva não é água, mas sim metano líquido. Duas …

As barbas podem ter mais bactérias do que o pêlo dos cães

Uma equipa de investigadores suíços descobriu que as barbas podem ter mais micróbios prejudiciais à saúde humana do que o pêlo dos cães. Uma recente investigação realizada pela clínica Hirslanden, na Suíça, descobriu que as barbas …

Há uma cidade onde é proibido morrer

Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega, deu o passo muito incomum de proibir a morte naquela região. Desde 1950, ninguém está legalmente autorizado a morrer na cidade. Até uma pessoa que lá tenha vivido …

Este ano já morreram 129 pessoas na estrada. O telemóvel leva as culpas

A Secretaria de Estado da Proteção Civil informou hoje que morreram 129 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma morte do que em período homólogo de 2018 e o telemóvel ao volante tem contribuído para aumento …

Musk ganha 40 mil vezes mais que os seus empregados (mas não levanta os cheques)

Elon Musk, o criador da Tesla, ganha 40 mil vezes mais do que a média dos seus trabalhadores. Por outro lado, o multimilionário Warren Buffett recebe sete vezes menos que os seus trabalhadores. Os dados divulgados …