O Universo expande-se mais depressa do que pensávamos

LIGO

Conceção artística da colisão de dois buracos negros por Aurore Simonnet

Um equipa de cientistas estudou 1.600 buracos negros supermassivos para medir a rapidez de expansão do Universo. A investigação aponta que o Universo “cresce” a uma velocidade mais rápida do que se pensava até então. Segundo os cientistas, pode ser necessária uma “nova Física” para explicar o fenómeno.

A expansão do Universo, medida com a constante de Hubble, é um fenómeno bem conhecido e debatido pela comunidade científica. No entanto, os investigadores não têm dados unificados sobre a velocidade deste crescimento que se acredita estar a acontecer desde o Big Bang.

Agora, numa nova investigação esta segunda-feira publicada na revista especializada Nature Astronomy, uma equipa internacional de cientistas – que contou com a colaboração de especialista da Universidade de Durham, no Reino Unido e da Universidade de Florença, na Itália, analisou dados de 1.600 buracos negros e a distância a que se afastam.

A equipa debruçou-se sobre buracos negros localizados nos “corações” das suas galáxias distantes, usando-as como ponto de referência para medir a expansão do Universo.

“Os buracos negros são as fontes mais brilhantes e persistentes do Universo e permitem-nos medir a sua taxa de expansão nos primeiros tempos”, disse a professora Elisabeta Lusso, da Universidade de Durham, ao em declarações ao The Independent.

A pesquisa desenvolvida por Lusso e a sua equipa concluiu que, na verdade, o Universo está a expandir-se mais rápido do que se acreditava anteriormente. Em igual sentido, as conclusões da investigação sugerem que a expansão inicial do Universo é diferente daquela que é descrita pelo modelo padrão de Cosmologia, que estabeleceu a idade, a história e os conteúdos do Cosmos.

De acordo com a investigadora, a possível explicação para este crescimento poderia estar relacionada com a misteriosa força conhecida como energia escura, que se acreidta ocupar a maior parte do Universo (85%). “Podemos ter que explorar uma nova Física, por exemplo, reconsiderando as propriedades potenciais da energia escura”, sustentou.

Os colegas de Lusso admitem que poderia ser matéria escura, embora acreditem que é apenas uma opção entre várias outras que poderiam explicar os resultados. “Uma das possíveis soluções para a expansão do universo primordial poderia recorrer à energia escura na evolução, com uma densidade que aumenta com o passar do tempo”, explicou o astrofísico da Universidade de Florença Guido Risaliti.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Interesse na compra da TVI faz ações da Cofina subir mais de 5%

As ações da Cofina subiam esta segunda-feira mais de 5%, depois de na semana passada a dona do Correio da Manhã ter confirmado que estava a negociar com a Prisa a compra da Media Capital, …

Boris Johnson rejeita convocar o Parlamento durante as férias

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, rejeitou esta segunda-feira a ideia de convocar o Parlamento durante as férias, depois da divulgação de documentos alertando para a escassez de alimentos e outros bens no caso de um …

Donald Trump partilha imagem da Trump Tower na Gronelândia

Donald Trump prometeu não construir uma Trump Tower na Gronelândia, o território autónomo da Dinamarca que quer comprar por ser um “grande negócio imobiliário”. A fotomontagem foi publicada no Twitter pelo Presidente dos Estados Unidos. A …

Dia vira noite. Às 15 horas já estava escuro em São Paulo

Uma frente fria encontrou-se com uma massa de ar que continha partículas de incêndios florestais da região da Amazónia. O choque de temperatura entre as duas massas, teve como resultado o escurecimento do dia. Durante a …

Zé Luís rejeitou salário três vezes mais alto para vir para o FC Porto

Com a ambição de representar o FC Porto, Zé Luís teve de fazer sacrifícios a nível financeiro. O cabo-verdiano rejeitou uma proposta da China com um salário muito mais alto. Zé Luís parece começar a justificar …

Motorista que conduziu Marcelo entre Lisboa e Porto mandou um e-mail. Foi investigado como "ameaça ao Estado"

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços - e lembrando que assim caiu um governo no Chile. O executivo receou que fosse uma …

Marinho e Pinto quer Pardal Henriques como deputado do Partido Democrático Republicano

Ainda que não tenha confirmado Pedro Pardal Henriques como um dos cabeça-de-lista do partido que fundou, Marinho e Pinto não poupou elogios ao advogado do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) . “Seria um …

TAP vai deixar de contar para o défice orçamental

A 15 dias das eleições legislativas, o défice orçamental de 2018 vai ser revisto em baixa. Em causa estão os prejuízos da TAP que deixam de influenciar as contas nacionais. A alteração será comunicada a duas …

Imigrantes desesperam com atrasos no SEF. Bloco questiona Governo

As marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020, levando muitos imigrantes a ficar em risco de irregularidade. A espera para conseguir …

Rui Rio esteve de cócoras a confecionar tapetes em Viana do Castelo. Mas quer país governado “bem de pé”

O líder do PSD, Rui Rio, esteve “de cócoras” a confecionar tapetes floridos em Viana do Castelo, na noite de segunda-feira, assumindo que aquela posição é desaconselhada para governar o país. Duzentos metros ao lado, António …