O Universo expande-se mais depressa do que pensávamos

LIGO

Conceção artística da colisão de dois buracos negros por Aurore Simonnet

Um equipa de cientistas estudou 1.600 buracos negros supermassivos para medir a rapidez de expansão do Universo. A investigação aponta que o Universo “cresce” a uma velocidade mais rápida do que se pensava até então. Segundo os cientistas, pode ser necessária uma “nova Física” para explicar o fenómeno.

A expansão do Universo, medida com a constante de Hubble, é um fenómeno bem conhecido e debatido pela comunidade científica. No entanto, os investigadores não têm dados unificados sobre a velocidade deste crescimento que se acredita estar a acontecer desde o Big Bang.

Agora, numa nova investigação esta segunda-feira publicada na revista especializada Nature Astronomy, uma equipa internacional de cientistas – que contou com a colaboração de especialista da Universidade de Durham, no Reino Unido e da Universidade de Florença, na Itália, analisou dados de 1.600 buracos negros e a distância a que se afastam.

A equipa debruçou-se sobre buracos negros localizados nos “corações” das suas galáxias distantes, usando-as como ponto de referência para medir a expansão do Universo.

“Os buracos negros são as fontes mais brilhantes e persistentes do Universo e permitem-nos medir a sua taxa de expansão nos primeiros tempos”, disse a professora Elisabeta Lusso, da Universidade de Durham, ao em declarações ao The Independent.

A pesquisa desenvolvida por Lusso e a sua equipa concluiu que, na verdade, o Universo está a expandir-se mais rápido do que se acreditava anteriormente. Em igual sentido, as conclusões da investigação sugerem que a expansão inicial do Universo é diferente daquela que é descrita pelo modelo padrão de Cosmologia, que estabeleceu a idade, a história e os conteúdos do Cosmos.

De acordo com a investigadora, a possível explicação para este crescimento poderia estar relacionada com a misteriosa força conhecida como energia escura, que se acreidta ocupar a maior parte do Universo (85%). “Podemos ter que explorar uma nova Física, por exemplo, reconsiderando as propriedades potenciais da energia escura”, sustentou.

Os colegas de Lusso admitem que poderia ser matéria escura, embora acreditem que é apenas uma opção entre várias outras que poderiam explicar os resultados. “Uma das possíveis soluções para a expansão do universo primordial poderia recorrer à energia escura na evolução, com uma densidade que aumenta com o passar do tempo”, explicou o astrofísico da Universidade de Florença Guido Risaliti.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …