Atenção, universitários ansiosos: há um alimento que alivia o stress e melhora o sono

1

Uma nova pesquisa feita com estudantes universitários concluiu que comer nozes diariamente ajuda a combater o stress e tem um efeito positivo na qualidade do sono.

A vida dos estudantes universitários é notoriamente stressante. Um novo estudo publicado na Nutrients concluiu que comer cerca de 50 gramas de nozes diariamente durante 16 semanas tem um efeito protetor contra alguns dos impactos do stress académico e ajuda a melhorar a qualidade do sono.

A pesquisa recrutou 60 estudantes universitários entre os 18 e os 35 anos que foram divididos em dois grupos de 30: metade recebeu o tratamento e a outra metade serviu apenas de controlo, relata o SciTech Daily.

O tratamento consistiu em comer porções já feitas de nozes, tendo os participantesc comido uma porção com cerca de 56 gramas todos os dias. O grupo de controlo não consumiu qualquer tipo de fruto seco ou peixe gordo no mesmo período.

Os voluntários deram ainda amostras de sangue e de saliva e completaram questionários sobre a sua saúde mental e hábitos de sono três vezes ao longo do estudo. Um subgrupo ainda deu amostras de fezes aos cientistas.

Os resultados indicam que consumir nozes cria um efeito protetor contra alguns dos impactos negativos do stress associado aos estudos. A longo-prazo, foi ainda notória uma melhoria na qualidade do sono.

As nozes aumentaram também os níveis totais de proteínas e de albumina, o que protege contra o efeito do stress nos bioindicadores metabólicos. O fruto seco ajudou ainda diminuir os níveis de amilase, o que sugere novamente uma ação contra o stress, e também ajudou a recuperar a diversidade microbial intestinal nas mulheres, que costuma diminuir com a ansiedade.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.