Universidade de Coimbra quer transformar matemáticos e físicos em programadores

AbbyN / Flickr

-

Uma iniciativa da Universidade de Coimbra (UC), juntamente com uma empresa tecnológica, pretende transformar matemáticos, físicos ou engenheiros em programadores, face à procura do mercado por profissionais com experiência em programação.

O programa, intitulado “Acertar o Rumo“, desenvolve um curso intensivo de 10 meses no Departamento de Engenharia Informática da UC na área da programação para formar 25 pessoas que tenham já uma licenciatura ou mestrado em ciências exatas ou engenharias.

A escolha das áreas prévias dos candidatos prende-se por “engenheiros, matemáticos ou físicos já terem potencial para serem programadores, devido ao desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático”, característica fundamental para “o perfil de um bom programador”, explicou Luís Paquete, coordenador do programa na Universidade de Coimbra.

Face à “grande procura do mercado de bons programadores” e por vezes dificuldade de empregabilidade com a formação noutra engenharia ou área científica, o curso procura responder à necessidade do mercado e garantir uma carreira profissional a jovens licenciados, sublinhou.

Para além do curso de 10 meses na UC, com 40 horas semanais de formação, a iniciativa abrange ainda um estágio profissional remunerado de 12 meses numa das 13 empresas envolvidas no projeto.

Para Luís Paquete, 10 meses de formação “é suficiente”. Sinal disso é o “desempenho bastante bom” dos candidatos que entraram na primeira edição da iniciativa em 2013, frisou.

O curso centra-se na linguagem de programação Java, por ser “a que o mercado mais precisa”, referiu, acrescentando que os alunos “depois podem facilmente aprender outras linguagens de programação”.

Bárbara Rodrigues, da empresa ItGrow, que desenvolveu esta iniciativa juntamente com a UC, informou que são esperadas “pelo menos 250 candidaturas” (o número registado o ano passado) para 25 vagas.

Segundo a responsável da empresa, o programa tem um “cariz social” por “contribuir para a diminuição do desemprego em determinados cursos”, “redirecionando” as pessoas para a programação “onde há muito mais procura do que oferta”.

As candidaturas terminam a 31 de agosto e a formação tem uma propina de 2.850 euros.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …