Universidade contrata professoras bonitas para atrair mais alunos (e resulta)

O corpo docente da Universidade Sichuan, em Chengdu, na China, está a dar que falar. E o motivo é visível a olho nu: a sua estonteante beleza.

A universidade chinesa de Sichuan parece ter encontrado uma forma tão invulgar quanto eficaz de atrair novos alunos: contratou professoras que se notabilizam não só pelas suas qualidades pedagógicas, mas principalmente pela sua inegável beleza.

E a inesperada técnica de recrutamento parece estar a ter efeitos positivos não apenas na capacidade de atrair novos alunos – que não param de se inscrever na Universidade Sichuan – como também no seu aproveitamento escolar.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, que cita uma das professoras, os alunos da universidade “estudam mais e inscrevem-se em aulas extra“.

A universidade, localizada na cidade de Chengdu, no sudoeste da China, tornou-se extremamente procurada depois de as fotos dos novos membros do seu grupo docente terem sido divulgadas nas redes sociais do país.

De acordo com os comentários dos internautas chineses, as docentes de Sichuan não são simples professoras – elas são deusas.

A controversa técnica de recrutamento da Universidade Sichuan tem gerado alguma polémica nos sectores mais conservadores do país, que a acusam de “promover a imagem em prejuízo do conteúdo”.

Mas a Universidade defende-se dizendo que as professoras foram contratadas pelo seu mérito académico, “têm todas as qualificações necessárias e desempenham as suas funções de forma exemplar”.

Uma destas deusas da sala de aula, Huang Leipin, é professora de artes na Escola de Dança da Universidade Sichuan. É uma conhecida dançarina, com diversos prémios pelas suas performances.

Segundo a Universidade, “Leipin é ao mesmo tempo divertida e exigente”.

Cheng Si, professora na Escola de Moda e Design, é uma das mais populares professoras de Sichuan. Mas é também aluna da Universidade, onde se encontra a tirar um mestrado em Design Artístico.

Outra das populares docentes, Dong Jing, é professora de Comunicação Visual no Colégio das Artes de Sichuan. É uma artista e autora consagrda, com mais de uma dúzia de livros para crianças já publicados.

Uma coisa é certa, a fórmula parece estar a permitir à universidade não apenas preencher as suas vagas, como melhorar os resultados académicos dos seus alunos.

E eventualmente, orgulhar-se de ter o melhor corpo docente do Mundo.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei se os resultados serão bons, mas se os alunos olharem mais para as professoras de que a ouvi-las, não sei se terão algum aproveitamento!

RESPONDER

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA. Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …

Com a situação "longe de estar tranquila", Temido diz que é prematuro falar sobre reabertura das escolas

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que a situação pandémica em Portugal está "longe de estar tranquila" e por isso considera que ainda não é altura para falar da reabertura das escolas …