Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país.

Na última década, os sequestradores nigerianos ganharam pelo menos 18 milhões de dólares, escreve a VICE.

A longa guerra entre o governo nigeriano e o Boko Haram já levou à morte de mais de 350 mil pessoas. O Boko Haram é uma organização fundamentalista e terrorista que procura a imposição da lei islâmica no norte da Nigéria através da força e da violência.

Eles atacam aldeias inteiras, incendeiam casas, raptam, violam e desferem ferimentos graves às vítimas com o objetivo de as matar ou capturar.

O Boko Haram usa os reféns para fazer exigências ao governo nigeriano, tal como aconteceu em abril de 2014, em Chibok, onde dizimaram populações inteiras e sequestraram mais de 250 meninas entre os 7 e os 15 anos.

Embora publicamente o governo nigeriano negue negociações com o Boko Haram, terão pagado 3,5 milhões de dólares para libertar 103 das 250 crianças raptadas, entre 2016 e 2017.

O problema é que nem sempre o governo pode ou quer intervir — e muitas outras vezes falha nas negociações. Para preencher a lacuna, cerca de meia dúzia de mediadores de reféns surgiram para ajudar as famílias cujos entes queridos foram raptados.

Ummu Kalthum, uma jovem de 25 anos, tem sido uma das mais bem-sucedidas nesta tarefa. Nos últimos dois anos, Ummu conseguiu orquestrar a libertação de 11 reféns.

Em março, por exemplo, conseguiu acordar a libertação de um pastor cristão que tinha sido raptado em dezembro. Ummu chegou a acordo relativamente ao valor do resgate e encontrou-se com militantes do Boko Haram para finalizar o negócio.

Depois de lançar a organização de caridade, Kalthum Foundation For Peace, em 2017, Ummu começou a tratar de algumas das necessidades da sua comunidade, como educação para meninas e empoderamento de mulheres. No entanto, a crise de raptos que a Nigéria atravessa levou-a a travar batalhas diferentes das que esperava.

As exigências do Boko Haram estão a tornar-se maiores, atingindo mesmo os 500 mil dólares. A jovem alega não receber nenhum benefício financeiro dessas trocas e, às vezes, até ajuda as famílias a angariar dinheiro entrando em contacto com funcionários do governo.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …