Uma única dose de antidepressivos causa alterações no cérebro

Um novo estudo, levado a cabo por cientistas alemães, revela que os antidepressivos mais populares – como o Prozac, Zoloft e Celexa – podem causar alterações no cérebro em menos de três horas após a toma de uma única dose.

Os investigadores do Instituto Max Planck, em Leipzig, na Alemanha, examinaram imagens do cérebro de 22 pessoas antes e depois da toma de um tipo de antidepressivos que usa como princípio activo os inibidores selectivos da recaptação de serotonina, como é o caso do Prozac e do Zoloft.

Apenas três horas depois da toma do medicamento, os resultados da pesquisa, publicada no jornal Current Biology, revelaram que todos os participantes apresentavam alterações significativas na comunicação cerebral, como a redução de algumas funções e o aumento de outras, nomeadamente na zona responsável pelo controlo motor involuntário e equilíbrio.

“Ficamos surpresos”, afirmou a autora do estudo Julia Sacher, citada pelo Time. “Não esperávamos que estes antidepressivos tivessem um efeito tão proeminente, em tão curto espaço de tempo”.

Tendo em conta a complexidade do cérebro, e o facto de não existir apenas um tipo de depressão nem a mesma reacção por parte das pessoas a um mesmo fármaco, estes resultados podem ajudar cientistas e médicos a elaborar com mais precisão a composição farmacológica dos antidepressivos, e estabelecer quais os princípios activos mais adequados para cada estado depressivo.

Em Portugal, o consumo de antidepressivos quase quadruplicou entre 2000 e 2013. Segundo o Infarmed, este aumento não está relacionado com a crise financeira que o país atravessa, mas sim com a facilidade de acesso aos medicamentos e aumento da duração da toma.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho 5 filhos, o de 20 anos com 14 anos teve uma depressão onde esteve em casa 8 meses negando-se ir à escola dizia que odiava estudar, pois foi vitima de bullying mas recuperou no terceiro período de aulas onde passou com a nota 5 a tudo pois sempre foi um excelente aluno. No dia de hoje está a seguir Direito, o de 18 anos nunca gostou de estudar já chumbou 2 anos e está num curso de PC onde anda por andar. Tenho três filhas a de 14 anos não gosta de estudar está com depressão e quer sair da escola já chumbou um ano e foi vitima de bullying , a de 13 anos está na mesma situação estão juntas mas negam-se a estudar dizem que a escola é um perigo só veem desgraças e não gostam de estudar, querem sair. A de 6 anos já andou na pré saiu não gostou porque a professora era uma cobra e agora não quer estudar. Estou muito preocupada pois esta situação leva as minhas filhas a um desespero tremendo onde já se isolam em casa e não querem sair dizem que o mundo delas não passa pela escola mas sim pela natureza adoram animais. Que devo Fazer. Sei que se vão continuar vai aumentar a pressão e vou acabar por ter as minhas filhas depressivas.

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …