//

Temas polémicos e um aviso. Uma “falsa” rainha Isabel II vai deixar uma mensagem de Natal

3

(h) Buckingham Palace / EPA

Este ano, a mensagem de Natal alternativa do Channel 4 será entregue por um deepfake – um doppelgänger criado digitalmente – da Rainha Isabel II.

De acordo com a emissora britânica BBC, uma versão “deepfake” da Rainha Isabel II entregará a mensagem alternativa do dia de Natal do Channel 4 este ano. A monarca criada digitalmente, interpretada pela atriz Debra Stephenson, vai alertar sobre informações e notícias falsas.

A tecnologia Deepfake pode ser usada para criar conteúdo de vídeo convincente, mas totalmente fictício, e é frequentemente usada para espalhar informações incorretas. Segundo o Channel 4, o objetivo é dar um “alerta total” sobre notícias falsas na era digital.

“Na BBC, nem sempre consigo falar abertamente e com o coração. Portanto, estou grata ao Channel 4 por me dar a oportunidade de dizer o que eu quiser, sem ninguém colocar palavras na minha boca”, vai dizer o deepfake da Rainha.

A mensagem de cinco minutos vai referir uma série de tópicos polémicos, incluindo a decisão do duque e da duquesa de Sussex de deixar o Reino Unido. Também fará alusão à decisão do duque de Iorque de renunciar aos deveres reais no início deste ano, após uma entrevista que deu à BBC sobre o seu relacionamento com Jeffrey Epstein.

O final da mensagem mostra as imagens criadas artificialmente a piscar antes de desaparecer para revelar a tela verde usada para fabricar imagens do Palácio de Buckingham e mostrar que era, na verdade, a atriz Debra Stephenson a interpretar a Rainha.

Embora a tecnologia atual permita deepfakes vocais, a voz da rainha será dobrada pela atriz britânica Debra Stephenson. A atriz já foi a voz de um fantoche da monarca no renascimento do programa satírico Spitting Image em 2020. “Como atriz, é emocionante, mas também é assustador se se considerar como isto pode ser usado noutros contextos”, disse Stephenson.

“Houve inúmeras imitações da Rainha. Esta não é particularmente boa. A voz soa ao que é – uma tentativa bastante pobre de se passar por ela. O que torna isso preocupante é o uso da tecnologia de vídeo para tentar sincronizar os seus lábios com as palavras que estão a ser faladas”, criticou o especialista da BBC em assuntos reais Nicholas Witchell.

O Channel 4 transmite uma mensagem alternativa de Natal desde 1993. No ano passado, coube ao ex-presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, esse papel. Este ano, a Mensagem de Natal Alternativa será exibida às 15h25 de 25 de dezembro.

Maria Campos, ZAP //

3 Comments

  1. O Channel 4 é um canal independente e não tem nada a ver com a BBC. A BBC tem de facto um canal 4 que não deve ser confundido com o primeiro referido. A BBC vai transmitir a habitual mensagem de Natal da rainha e não faria sentido fazer um truque destes ao mesmo tempo. A iniciativa vem de um canal concorrente e comercial. O padrão de jornalismo deste artigo é muito baixo e mostra uma falta de informação que é chocante, vinda de um jornalista.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo. Está corrigido.
      Permita-nos no entanto que salientemos o seguinte:
      O ZAP erra de vez em quando. Mais vezes do que gostaríamos. Mas temos o privilégio de ter uma audiência instruída, que nos aponta as falhas e nos ajuda a melhorar.
      Alguns dos nossos leitores deixem-nos os seus comentários apontando-nos essas falhas de forma construtiva, criticando-nos os erros e sugerindo-nos correções.
      Outros, optam por acrescentar à critica do erro, a crítica ao jornalista e ao jornalismo, às vezes de forma meramente gratuita, outras vezes recorrendo ao insulto (que não é o seu caso).
      Alguns destes comentários são bons ou muito bons. Outros, nem tanto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.