Temas polémicos e um aviso. Uma “falsa” rainha Isabel II vai deixar uma mensagem de Natal

(h) Buckingham Palace / EPA

Este ano, a mensagem de Natal alternativa do Channel 4 será entregue por um deepfake – um doppelgänger criado digitalmente – da Rainha Isabel II.

De acordo com a emissora britânica BBC, uma versão “deepfake” da Rainha Isabel II entregará a mensagem alternativa do dia de Natal do Channel 4 este ano. A monarca criada digitalmente, interpretada pela atriz Debra Stephenson, vai alertar sobre informações e notícias falsas.

A tecnologia Deepfake pode ser usada para criar conteúdo de vídeo convincente, mas totalmente fictício, e é frequentemente usada para espalhar informações incorretas. Segundo o Channel 4, o objetivo é dar um “alerta total” sobre notícias falsas na era digital.



“Na BBC, nem sempre consigo falar abertamente e com o coração. Portanto, estou grata ao Channel 4 por me dar a oportunidade de dizer o que eu quiser, sem ninguém colocar palavras na minha boca”, vai dizer o deepfake da Rainha.

A mensagem de cinco minutos vai referir uma série de tópicos polémicos, incluindo a decisão do duque e da duquesa de Sussex de deixar o Reino Unido. Também fará alusão à decisão do duque de Iorque de renunciar aos deveres reais no início deste ano, após uma entrevista que deu à BBC sobre o seu relacionamento com Jeffrey Epstein.

O final da mensagem mostra as imagens criadas artificialmente a piscar antes de desaparecer para revelar a tela verde usada para fabricar imagens do Palácio de Buckingham e mostrar que era, na verdade, a atriz Debra Stephenson a interpretar a Rainha.

Embora a tecnologia atual permita deepfakes vocais, a voz da rainha será dobrada pela atriz britânica Debra Stephenson. A atriz já foi a voz de um fantoche da monarca no renascimento do programa satírico Spitting Image em 2020. “Como atriz, é emocionante, mas também é assustador se se considerar como isto pode ser usado noutros contextos”, disse Stephenson.

“Houve inúmeras imitações da Rainha. Esta não é particularmente boa. A voz soa ao que é – uma tentativa bastante pobre de se passar por ela. O que torna isso preocupante é o uso da tecnologia de vídeo para tentar sincronizar os seus lábios com as palavras que estão a ser faladas”, criticou o especialista da BBC em assuntos reais Nicholas Witchell.

O Channel 4 transmite uma mensagem alternativa de Natal desde 1993. No ano passado, coube ao ex-presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, esse papel. Este ano, a Mensagem de Natal Alternativa será exibida às 15h25 de 25 de dezembro.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Channel 4 é um canal independente e não tem nada a ver com a BBC. A BBC tem de facto um canal 4 que não deve ser confundido com o primeiro referido. A BBC vai transmitir a habitual mensagem de Natal da rainha e não faria sentido fazer um truque destes ao mesmo tempo. A iniciativa vem de um canal concorrente e comercial. O padrão de jornalismo deste artigo é muito baixo e mostra uma falta de informação que é chocante, vinda de um jornalista.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo. Está corrigido.
      Permita-nos no entanto que salientemos o seguinte:
      O ZAP erra de vez em quando. Mais vezes do que gostaríamos. Mas temos o privilégio de ter uma audiência instruída, que nos aponta as falhas e nos ajuda a melhorar.
      Alguns dos nossos leitores deixem-nos os seus comentários apontando-nos essas falhas de forma construtiva, criticando-nos os erros e sugerindo-nos correções.
      Outros, optam por acrescentar à critica do erro, a crítica ao jornalista e ao jornalismo, às vezes de forma meramente gratuita, outras vezes recorrendo ao insulto (que não é o seu caso).
      Alguns destes comentários são bons ou muito bons. Outros, nem tanto.

RESPONDER

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …