Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes AREA 15 em Las Vegas, no Nevada. 

O Omega Mart é um lugar que, ao combinar arte e elementos musicais, transforma um supermercado numa experiência psicadélica. Para criar esta experiência imersiva, a Meow Wolf trabalhou com mais de 50 músicos, artistas e criativos.

A Meow Wolf é um grupo multidisciplinar de artistas e criativos – escritores, pintores, escultores, atores, designers de iluminação, músicos, entre outros – cuja primeira exposição permanente, o House of Eternal Return, foi inaugurada em 2016, em Santa Fé, e atraiu mais de 2 milhões de visitantes.

De acordo com o Travel and Leisure, o espaço, que inaugurou no dia 18 de fevereiro, inclui quatro áreas temáticas e 60 salas cheias de instalações, terrenos e portais para outros mundos. É através destes “portais” no interior da mercearia psicadélica que os visitantes entram no que os criadores chamam de “dimensão paralela”.

A primeira área da experiência é o Omega Mart, um espaço inspirado numa grande mercearia, com mais de 100 produtos personalizados e surrealistas, incluindo a bebida energética Wake Up Please!; o antitranspirante/antidepressivo para a Canção da Baleia; Nebula Loaf; e Carne Americanizada.

A segunda área inclui os escritórios da Dramcorp, onde os visitante podem “ver por trás da cortina” a “entidade corporativa” do Omega Mart, num espaço inspirado no filme Tron.

No terceiro andar é possível visitar a Fábrica, um playground que faz parte das “operações misteriosas e procedimentos de produção bizarros da Dramcorp que criam os produtos exclusivos do Omega Mart“.

Por último, no “Deserto Projetado“, os visitantes podem ver uma obra de arte de projeção de vídeo envolvente que os leva de um “desfiladeiro do alto deserto a uma imersão vibrante e serena de reinos psicadélicos e interiores transcendentes”.

O Omega Mart do Meow Wolf é, em simultâneo, um supermercado fora da caixa, uma galeria de arte, um parque temático, uma declaração ousada sobre a teatralidade individual e o lugar perfeito para tirar muitas fotografias para o Instagram.

Vai estar aberto das 15h00 às 21h00 de segunda a quinta-feira e das 15h à meia-noite às sextas-feiras. O horário de fim de semana é das 10h00 à meia-noite aos sábados e das 10h00 às 20h00 aos domingos. Os bilhetes para a experiência estão disponíveis para compra antecipada por 45 dólares (40 dólares para crianças, idosos e militares).

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …