Uma dieta com menos calorias pode prolongar a vida

Através de experiências com ratos, uma equipa de cientistas descobriu de que forma a restrição calórica impede os efeitos negativos do envelhecimento nas células.

Uma recente pesquisa em ratos demonstrou que uma dieta restrita em calorias impede os efeitos negativos do envelhecimento nas células. O artigo científico com as descobertas foi publicado na revista Cell.

Os efeitos positivos da restrição calórica são conhecidos há muito tempo e os seus efeitos na longevidade foram demonstrados em muitos animais experimentais, incluindo primatas. Neste novo estudo, as células individuais da maioria dos órgãos e tecidos dos ratos foram analisadas em diferentes momentos da sua vida e mediante vários regimes de ingestão calórica.

Os cientistas verificaram que as intervenções metabólicas, como a restrição calórica, reprogramam vários parâmetros celulares e moléculas que levam ao rejuvenescimento funcional.

As dietas dos animais foram controladas entre 18 a 27 meses e, tanto no início como no fim da dieta, a equipa isolou e analisou um total de 168.703 células de 40 tipos em 56 ratos, provenientes de tecidos gordurosos, fígado, rim, aorta, pele, medula óssea, cérebro e músculos.

Em cada célula isolada, através da tecnologia de sequenciamento genético unicelular, os cientistas mediram os níveis de atividade genética e compararam animais velhos e jovens em cada dieta. Depois dessas análises, chegaram à conclusão que muitas das alterações que ocorreram nos ratos que ingeriam uma dieta normal à medida que envelheciam, não ocorreram nos roedores com dieta restrita.

Em suma, 57% das alterações na composição dos tecidos dos ratos que seguiram uma dieta normal não foram observadas naqueles que ingeriram menos calorias, adianta o Hipertextual.

Algumas das células e genes mais afetados pela dieta estão relacionados à imunidade, inflamação e metabolismo lipídico. Para Juan Carlos Izpisúa, investigador que participou neste estudo, o trabalho mostra que o envelhecimento é um processo que pode ser modulado e que certas alterações celulares e moleculares que levam à aceleração podem ser alteradas, neste caso com restrição calórica.

“O maior fator de risco para qualquer doença é o envelhecimento. Desta forma, o desenvolvimento de estratégias para desacelerá-lo terá um impacto fundamental no tratamento de doenças”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …