Uma banda e um filme portugueses no festival South by Southwest, no Texas

-

O grupo português Paus e a curta-metragem “Cigano”, de David Bonneville, integram o festival norte-americano South by Southwest (SXSW), que começou na sexta-feira em Austin, no Texas.

O South by Southwest, que se prolonga até ao dia 16, é um evento de música, cinema e novas tecnologias que acontece desde 1987, em Austin, acolhendo dezenas de bandas, artistas e profissionais da indústria discográfica.

O grupo português Paus, que edita no final deste mês o álbum “Clarão”, atuará no SXSW na quarta-feira, um dia depois de ter tocado no México.

Os Paus, criados em 2010, são formados por Joaquim Albergaria e Hélio Morais, numa dupla bateria, Fábio Jevelim (sintetizadores e guitarra) e Makoto Yagyu (sintetizadores e baixo). Têm editados o EP “É uma Água” e o álbum “Paus”.

No SXSW, no programa dedicado ao cinema, será exibida no domingo a curta-metragem “Cigano”, de David Bonneville, filme candidato ao galardão “Grand Jury Award”, tornando-o elegível para uma nomeação para os Óscares de 2015.

“Cigano”, produzido por Fernando Vendrell e com Tiago Aldeia, Jaime Freitas e Manuel Camoesas no elenco, já foi exibido em vários festivais internacionais, entre os quais Locarno, Cannes e Curtas de Vila do Conde.

David Bonneville, nascido no Porto em 1978, assinou ainda as curtas “L’arc-en-ciel” e “Heiko”.

No cinema, destaque ainda para a exibição do documentário “Double Play: James Benning and Richard Linklater”, filme de Gabe Klinger sobre a amizade entre aqueles dois realizadores norte-americanos.

O filme é uma co-produção entre Estados Unidos, França e Portugal, com a presença do produtor Rodrigo Areias e de técnicos portugueses.

O SXSW, que anualmente tem contado com a presença regular de artistas portugueses, começou por ser – há quase trinta anos – um evento dedicado à música independente, tornando-se hoje um espaço de visibilidade internacional para novas bandas e realizadores.

O festival inclui centenas de concertos, exibições de cinema e conferências internacionais.

Este ano, a programação conta com nomes como Julian Assange, fundador do Wikileaks – que falou hoje numa conferência vídeo -, os músicos Snoop Dogg e Damon Albarn e as bandas Coldplay e Soundgarden.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …