Um Universo de Lego para ver na Exponor

O recinto da Exponor, em Leça da Palmeira, está repleto de famílias que se debruçam sobre cidades, invasões de castelos medievais ou planetas distantes, todos edificados a partir de pequenas peças de Lego.

Em exposição até 8 de Dezembro, a mostra conta com vários recintos em que monumentos, como o Taj Mahal, são replicados em Lego, mas em que também esculturas de personagens de ficção científica ou tradicionais cenas quotidianas e citadinas ganham vida com recurso a Legos conjugados em circuitos electrónicos ou com programação digital.

Perante uma cidade com perto de cinco metros quadrados, em que não faltam comboios, feira popular ou carros eléctricos, Nuno Carvaca, professor de educação física, explicou à Lusa que cada um dos cerca de 20 edifícios do pequeno mundo que ajudou a edificar pode ter “mais de duas mil peças”.

Com uma etiqueta de identificação em que se pode ler “Dark Age 1982-2009”, o docente de educação física pretende aludir à idade das trevas por que qualquer aficionado adulto do brinquedo Lego teve que passar e que começa normalmente na adolescência.

“É o período em que não brinquei com Lego”, recordou Nuno Carvaca, “com a chegada da adolescência e outros interesses. Em 2009, já adulto, tive contacto com outros que tinham esta paixão e a partir daí tenho tido actividade contínua dentro deste ‘hobby’ da construção”, explicou.

Nuno Carvaca tem uma filha de dez anos e, enquanto admite que está a reviver a infância através dela, frisa que “o Lego dela é separado.”

“Ela diz que eu não brinco com o Lego, mas eu acho que sim”, disse à Lusa, salientando o cariz didáctico do brinquedo que atravessa várias gerações pela capacidade de desenvolver “questões como a orientação espacial, a capacidade de abstracção, a parte da geometria e até a parte da matemática, que obriga a contar peças para as construções”, para além da “parte lúdica que estimula a imaginação”.

Também para António Couto, acompanhado pelo filho Pedro, com 11 anos, é o estímulo à “imaginação, à criatividade”, mas também “a liberdade que os miúdos têm para construir e voltar a fazer e alterar” que o leva a juntar-se ao filho enquanto adepto das criações pessoais e minuciosas que o brinquedo permite.

Também com 11 anos de idade, Sérgio resumiu à Lusa o que o levou a ser fã de Lego: “O que penso é o que construo”, sentenciou, perante um visível orgulho do pai.

Estas arquitecturas de milhões de blocos podem ser visitadas no recinto da Exponor, em Leça da Palmeira, entre as 10h00 e 19h00.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …