Um Universo de Lego para ver na Exponor

O recinto da Exponor, em Leça da Palmeira, está repleto de famílias que se debruçam sobre cidades, invasões de castelos medievais ou planetas distantes, todos edificados a partir de pequenas peças de Lego.

Em exposição até 8 de Dezembro, a mostra conta com vários recintos em que monumentos, como o Taj Mahal, são replicados em Lego, mas em que também esculturas de personagens de ficção científica ou tradicionais cenas quotidianas e citadinas ganham vida com recurso a Legos conjugados em circuitos electrónicos ou com programação digital.

Perante uma cidade com perto de cinco metros quadrados, em que não faltam comboios, feira popular ou carros eléctricos, Nuno Carvaca, professor de educação física, explicou à Lusa que cada um dos cerca de 20 edifícios do pequeno mundo que ajudou a edificar pode ter “mais de duas mil peças”.

Com uma etiqueta de identificação em que se pode ler “Dark Age 1982-2009”, o docente de educação física pretende aludir à idade das trevas por que qualquer aficionado adulto do brinquedo Lego teve que passar e que começa normalmente na adolescência.

“É o período em que não brinquei com Lego”, recordou Nuno Carvaca, “com a chegada da adolescência e outros interesses. Em 2009, já adulto, tive contacto com outros que tinham esta paixão e a partir daí tenho tido actividade contínua dentro deste ‘hobby’ da construção”, explicou.

Nuno Carvaca tem uma filha de dez anos e, enquanto admite que está a reviver a infância através dela, frisa que “o Lego dela é separado.”

“Ela diz que eu não brinco com o Lego, mas eu acho que sim”, disse à Lusa, salientando o cariz didáctico do brinquedo que atravessa várias gerações pela capacidade de desenvolver “questões como a orientação espacial, a capacidade de abstracção, a parte da geometria e até a parte da matemática, que obriga a contar peças para as construções”, para além da “parte lúdica que estimula a imaginação”.

Também para António Couto, acompanhado pelo filho Pedro, com 11 anos, é o estímulo à “imaginação, à criatividade”, mas também “a liberdade que os miúdos têm para construir e voltar a fazer e alterar” que o leva a juntar-se ao filho enquanto adepto das criações pessoais e minuciosas que o brinquedo permite.

Também com 11 anos de idade, Sérgio resumiu à Lusa o que o levou a ser fã de Lego: “O que penso é o que construo”, sentenciou, perante um visível orgulho do pai.

Estas arquitecturas de milhões de blocos podem ser visitadas no recinto da Exponor, em Leça da Palmeira, entre as 10h00 e 19h00.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Mais 67 mil eleitores votaram até ao meio-dia, mas a percentagem de afluência caiu

Até ao meio-dia deste domingo, votaram quase mais 67.000 eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias. As …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …