“Um terrorista morto não pode fazer mal à Grã-Bretanha”

Gavin Williamson, o novo ministro da Defesa britânico, defendeu ao Daily Mail o seu ponto de vista: “um terrorista morto não pode fazer mal”.

Foi ao Daily Mail que o novo ministro da Defesa britânico decidiu explicar que, na sua opinião, “os britânicos a lutar pelo Estado Islâmico deveriam ser eliminados”.

“Devemos fazer tudo o que pudermos para destruir e eliminar esta ameaça“, acrescentou Gavin Williamson.

No Reino Unido, cerca de 800 pessoas com passaporte britânico terão viajado para o Iraque e a Síria para combater ao lado do Estado Islâmico. Deste número, 130 terão sido mortos e cerca de 400 regressaram ao Reino Unido, com 27 a permanecer ainda no Médio Oriente.

A questão já tinha sido discutida em 2014, quando Mohammed Emwazi, cidadão britânico, apereceu em vídeos de propaganda a mostrar a decapitação de vários prisioneiros.

Gavin Williamson, que tomou posse como ministro da Defesa no último mês, sucedendo a Michael Fallon que se demitiu devido às alegações de má conduta para com mulheres, jurou que os combatentes que fugiram para outros países seriam perseguidos e lhes seria impedido o regresso ao Reino Unido.

“As nossas forças estão pelo globo a destruir a ameaça, certificando-se que essas pessoas que querem trazer destruição, morte e sangue à nossas ruas não podem voltar”, disse.

“Temos de nos assegurar que à medida que se dividem e dispersam pelo Iraque, pela Síria e por outras regiões, continuamos a caçá-los“, afirmou. “Temos de fazer com que não haja espaço seguro para eles, que não possam ir para outros países pregar o seu ódio, pregar o seu culto da morte“.

Na entrevista, Williamson condenou os cidadãos britânicos que foram para o estrangeiro juntar-se à organização terrorista “que odeia tudo aquilo que a Grã-Bretanha representa, odeia os nossos valores, odeia que seja um farol de democracia e tolerância para o mundo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gémeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes "Guerra das Estrelas". Este …

Pedrógão Grande: Dois arguidos indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais

Os dois arguidos do inquérito sobre os incêndios de 17 de junho em Pedrógão Grande estão indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais por negligência, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República. O Departamento …

Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

As três mulheres que acusaram o atual Presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA. "Em outros …

"Esta é uma cabala muito bem feita": Presidente da Raríssimas demite-se

Paula Brito e Costa anunciou hoje a decisão de abandonar a presidência da associação depois da reportagem da TVI divulgar gestão danosa. "A minha presença já está a afetar a instituição e tenho de sair. Esta …

Ex-homem forte da Sonangol deixou 20 milhões de euros ao estafeta

O ex-vice-presidente da petrolífera estatal angolana Sonangol, Mateus Morais de Brito, morreu há três anos e os seus herdeiros continuam, ainda hoje, a tentar reunir os milhões que ele tinha dispersos por vários testas-de-ferro. Um …

Descobertas cavernas da Idade do Gelo por baixo das ruas de Montreal

Exploradores amadores descobriram uma surpreendente rede de cavernas e de túneis, escondida por baixo da cidade de Montreal, que foi criada quando os tigres-dentes-de-sabre e os mamutes ainda andavam por cá, na Idade do Gelo. A …

Crimes de adoções ilegais pela IURD já prescreveram

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas num lar da Igreja Universal do Reino de Deus terão sido roubadas às mães na década de 90 para adoção. Na sequência da reportagem emitida ontem pela TVI, o Expresso …

Desapareceu "misteriosamente" uma denúncia contra a presidente da Raríssimas

Além das actuais alegações contra a presidente da Associação Raríssimas, Paula Brito e Costa, que terá usado dinheiro da Instituição de Solidariedade Social para compras pessoais, foi apresentada uma outra denúncia pelas mesmas razões, mas …

Bomba em Nova Iorque explodiu antes do previsto

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista falhada. O ataque ocorreu num túnel na estação …

Explosão em terminal de gás na Áustria faz um morto e 18 feridos

A explosão que ocorreu, esta terça-feira, no terminal de gás de Baumgarten, no leste da Áustria, provocou pelo menos um morto e 18 feridos, noticiou a agência Austria Press, citando uma responsável da Cruz Vermelha. "Uma …