“Um terrorista morto não pode fazer mal à Grã-Bretanha”

Gavin Williamson, o novo ministro da Defesa britânico, defendeu ao Daily Mail o seu ponto de vista: “um terrorista morto não pode fazer mal”.

Foi ao Daily Mail que o novo ministro da Defesa britânico decidiu explicar que, na sua opinião, “os britânicos a lutar pelo Estado Islâmico deveriam ser eliminados”.

“Devemos fazer tudo o que pudermos para destruir e eliminar esta ameaça“, acrescentou Gavin Williamson.

No Reino Unido, cerca de 800 pessoas com passaporte britânico terão viajado para o Iraque e a Síria para combater ao lado do Estado Islâmico. Deste número, 130 terão sido mortos e cerca de 400 regressaram ao Reino Unido, com 27 a permanecer ainda no Médio Oriente.

A questão já tinha sido discutida em 2014, quando Mohammed Emwazi, cidadão britânico, apereceu em vídeos de propaganda a mostrar a decapitação de vários prisioneiros.

Gavin Williamson, que tomou posse como ministro da Defesa no último mês, sucedendo a Michael Fallon que se demitiu devido às alegações de má conduta para com mulheres, jurou que os combatentes que fugiram para outros países seriam perseguidos e lhes seria impedido o regresso ao Reino Unido.

“As nossas forças estão pelo globo a destruir a ameaça, certificando-se que essas pessoas que querem trazer destruição, morte e sangue à nossas ruas não podem voltar”, disse.

“Temos de nos assegurar que à medida que se dividem e dispersam pelo Iraque, pela Síria e por outras regiões, continuamos a caçá-los“, afirmou. “Temos de fazer com que não haja espaço seguro para eles, que não possam ir para outros países pregar o seu ódio, pregar o seu culto da morte“.

Na entrevista, Williamson condenou os cidadãos britânicos que foram para o estrangeiro juntar-se à organização terrorista “que odeia tudo aquilo que a Grã-Bretanha representa, odeia os nossos valores, odeia que seja um farol de democracia e tolerância para o mundo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …