“Um terrorista morto não pode fazer mal à Grã-Bretanha”

Gavin Williamson, o novo ministro da Defesa britânico, defendeu ao Daily Mail o seu ponto de vista: “um terrorista morto não pode fazer mal”.

Foi ao Daily Mail que o novo ministro da Defesa britânico decidiu explicar que, na sua opinião, “os britânicos a lutar pelo Estado Islâmico deveriam ser eliminados”.

“Devemos fazer tudo o que pudermos para destruir e eliminar esta ameaça“, acrescentou Gavin Williamson.

No Reino Unido, cerca de 800 pessoas com passaporte britânico terão viajado para o Iraque e a Síria para combater ao lado do Estado Islâmico. Deste número, 130 terão sido mortos e cerca de 400 regressaram ao Reino Unido, com 27 a permanecer ainda no Médio Oriente.

A questão já tinha sido discutida em 2014, quando Mohammed Emwazi, cidadão britânico, apereceu em vídeos de propaganda a mostrar a decapitação de vários prisioneiros.

Gavin Williamson, que tomou posse como ministro da Defesa no último mês, sucedendo a Michael Fallon que se demitiu devido às alegações de má conduta para com mulheres, jurou que os combatentes que fugiram para outros países seriam perseguidos e lhes seria impedido o regresso ao Reino Unido.

“As nossas forças estão pelo globo a destruir a ameaça, certificando-se que essas pessoas que querem trazer destruição, morte e sangue à nossas ruas não podem voltar”, disse.

“Temos de nos assegurar que à medida que se dividem e dispersam pelo Iraque, pela Síria e por outras regiões, continuamos a caçá-los“, afirmou. “Temos de fazer com que não haja espaço seguro para eles, que não possam ir para outros países pregar o seu ódio, pregar o seu culto da morte“.

Na entrevista, Williamson condenou os cidadãos britânicos que foram para o estrangeiro juntar-se à organização terrorista “que odeia tudo aquilo que a Grã-Bretanha representa, odeia os nossos valores, odeia que seja um farol de democracia e tolerância para o mundo”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …