Um telemóvel tem mais bactérias do que uma sanita

Anders Adermark / Flickr

Um estudo desenvolvido por cientistas da Universitat de Barcelona, em Espanha, concluiu que um telemóvel pode alojar até 600 bactérias, ou seja, 30 vezes mais do que as que se encontram no tampo de uma sanita.

Aparentemente, o seu smartphone pode estar infectado com algo mais do que vírus informáticos.

Em outubro, um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, testou a quantidade de germes em várias superfícies, e descobriu que os smartphones são uma das coisas mais sujas em que tocamos.

“Algumas das superfícies com mais germes são o ecrã do telemóvel, o teclado do computador e a banca da cozinha”, revelou na altura a autora do estudo, Alysha Elliott.

Um novo estudo, agora realizado por investigadores da Universitat de Barcelona, em Espanha, foi mais longe, e concluiu que um telemóvel pode alojar até 600 bactérias – 30 vezes mais do que as que se encontram no tampo de uma sanita.

Segundo Maite Muniesa, investigadora do departamento de Microbiologia da universidade catalã e autora principal do estudo, “uma superfície limpa não é o mesmo que uma superfície descontaminada”.

No caso dos telemóveis, um dos objectos mais usados no dia-a-dia, isso deve-se ao facto de “as pessoas manipularem muitos objectos de cada vez e não desinfectam as mãos convenientemente”.

As bactérias encontradas nos telemóveis são, na maioria, as mesmas de uma esponja usada para lavar uma sanita.

Felizmente, alguém acabou de inventar o primeiro telemóvel à prova de água e sabonete, mas os smartphones não são os únicos objectos perigosos para a sua higiene.

O mesmo sucede com outros objectos usados habitualmente, como os brinquedos das crianças e teclados de computadores, simplesmente, porque as pessoas as limpam, mas esquecem-se de as desinfectar.

Segundo Muniesa, mais de 20% das infecções alimentares são contraídas em casa.

“Muitos locais esquecidos de nossa casa são um verdadeiro paraíso para as bactérias, principalmente os locais húmidos”, diz a microbiologista.

Mas há algo mais importante do que o seu telemóvel a ter em consideração na sua higiene e nos seus hábitos diários: o seu gato ou cão.

“As pessoas esquecem-se de que os hábitos dos seus animais não são os mesmos que os das pessoas”, diz a cientista, citada pelo El Periódico.

“Crianças pequenas, mulheres grávidas e pessoas debilitadas devem ter cuidados especiais ao lidar com animais de estimação”, adverte.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …