/

Um telemóvel tem mais bactérias do que uma sanita

Anders Adermark / Flickr

Um estudo desenvolvido por cientistas da Universitat de Barcelona, em Espanha, concluiu que um telemóvel pode alojar até 600 bactérias, ou seja, 30 vezes mais do que as que se encontram no tampo de uma sanita.

Aparentemente, o seu smartphone pode estar infectado com algo mais do que vírus informáticos.

Em outubro, um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, testou a quantidade de germes em várias superfícies, e descobriu que os smartphones são uma das coisas mais sujas em que tocamos.

“Algumas das superfícies com mais germes são o ecrã do telemóvel, o teclado do computador e a banca da cozinha”, revelou na altura a autora do estudo, Alysha Elliott.

Um novo estudo, agora realizado por investigadores da Universitat de Barcelona, em Espanha, foi mais longe, e concluiu que um telemóvel pode alojar até 600 bactérias – 30 vezes mais do que as que se encontram no tampo de uma sanita.

Segundo Maite Muniesa, investigadora do departamento de Microbiologia da universidade catalã e autora principal do estudo, “uma superfície limpa não é o mesmo que uma superfície descontaminada”.

No caso dos telemóveis, um dos objectos mais usados no dia-a-dia, isso deve-se ao facto de “as pessoas manipularem muitos objectos de cada vez e não desinfectam as mãos convenientemente”.

As bactérias encontradas nos telemóveis são, na maioria, as mesmas de uma esponja usada para lavar uma sanita.

Felizmente, alguém acabou de inventar o primeiro telemóvel à prova de água e sabonete, mas os smartphones não são os únicos objectos perigosos para a sua higiene.

O mesmo sucede com outros objectos usados habitualmente, como os brinquedos das crianças e teclados de computadores, simplesmente, porque as pessoas as limpam, mas esquecem-se de as desinfectar.

Segundo Muniesa, mais de 20% das infecções alimentares são contraídas em casa.

“Muitos locais esquecidos de nossa casa são um verdadeiro paraíso para as bactérias, principalmente os locais húmidos”, diz a microbiologista.

Mas há algo mais importante do que o seu telemóvel a ter em consideração na sua higiene e nos seus hábitos diários: o seu gato ou cão.

“As pessoas esquecem-se de que os hábitos dos seus animais não são os mesmos que os das pessoas”, diz a cientista, citada pelo El Periódico.

“Crianças pequenas, mulheres grávidas e pessoas debilitadas devem ter cuidados especiais ao lidar com animais de estimação”, adverte.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.