Um telemóvel tem mais bactérias do que uma sanita

Anders Adermark / Flickr

Um estudo desenvolvido por cientistas da Universitat de Barcelona, em Espanha, concluiu que um telemóvel pode alojar até 600 bactérias, ou seja, 30 vezes mais do que as que se encontram no tampo de uma sanita.

Aparentemente, o seu smartphone pode estar infectado com algo mais do que vírus informáticos.

Em outubro, um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, testou a quantidade de germes em várias superfícies, e descobriu que os smartphones são uma das coisas mais sujas em que tocamos.

“Algumas das superfícies com mais germes são o ecrã do telemóvel, o teclado do computador e a banca da cozinha”, revelou na altura a autora do estudo, Alysha Elliott.

Um novo estudo, agora realizado por investigadores da Universitat de Barcelona, em Espanha, foi mais longe, e concluiu que um telemóvel pode alojar até 600 bactérias – 30 vezes mais do que as que se encontram no tampo de uma sanita.

Segundo Maite Muniesa, investigadora do departamento de Microbiologia da universidade catalã e autora principal do estudo, “uma superfície limpa não é o mesmo que uma superfície descontaminada”.

No caso dos telemóveis, um dos objectos mais usados no dia-a-dia, isso deve-se ao facto de “as pessoas manipularem muitos objectos de cada vez e não desinfectam as mãos convenientemente”.

As bactérias encontradas nos telemóveis são, na maioria, as mesmas de uma esponja usada para lavar uma sanita.

Felizmente, alguém acabou de inventar o primeiro telemóvel à prova de água e sabonete, mas os smartphones não são os únicos objectos perigosos para a sua higiene.

O mesmo sucede com outros objectos usados habitualmente, como os brinquedos das crianças e teclados de computadores, simplesmente, porque as pessoas as limpam, mas esquecem-se de as desinfectar.

Segundo Muniesa, mais de 20% das infecções alimentares são contraídas em casa.

“Muitos locais esquecidos de nossa casa são um verdadeiro paraíso para as bactérias, principalmente os locais húmidos”, diz a microbiologista.

Mas há algo mais importante do que o seu telemóvel a ter em consideração na sua higiene e nos seus hábitos diários: o seu gato ou cão.

“As pessoas esquecem-se de que os hábitos dos seus animais não são os mesmos que os das pessoas”, diz a cientista, citada pelo El Periódico.

“Crianças pequenas, mulheres grávidas e pessoas debilitadas devem ter cuidados especiais ao lidar com animais de estimação”, adverte.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …