Um telemóvel tem mais bactérias do que uma sanita

Anders Adermark / Flickr

Um estudo desenvolvido por cientistas da Universitat de Barcelona, em Espanha, concluiu que um telemóvel pode alojar até 600 bactérias, ou seja, 30 vezes mais do que as que se encontram no tampo de uma sanita.

Aparentemente, o seu smartphone pode estar infectado com algo mais do que vírus informáticos.

Em outubro, um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, testou a quantidade de germes em várias superfícies, e descobriu que os smartphones são uma das coisas mais sujas em que tocamos.

“Algumas das superfícies com mais germes são o ecrã do telemóvel, o teclado do computador e a banca da cozinha”, revelou na altura a autora do estudo, Alysha Elliott.

Um novo estudo, agora realizado por investigadores da Universitat de Barcelona, em Espanha, foi mais longe, e concluiu que um telemóvel pode alojar até 600 bactérias – 30 vezes mais do que as que se encontram no tampo de uma sanita.

Segundo Maite Muniesa, investigadora do departamento de Microbiologia da universidade catalã e autora principal do estudo, “uma superfície limpa não é o mesmo que uma superfície descontaminada”.

No caso dos telemóveis, um dos objectos mais usados no dia-a-dia, isso deve-se ao facto de “as pessoas manipularem muitos objectos de cada vez e não desinfectam as mãos convenientemente”.

As bactérias encontradas nos telemóveis são, na maioria, as mesmas de uma esponja usada para lavar uma sanita.

Felizmente, alguém acabou de inventar o primeiro telemóvel à prova de água e sabonete, mas os smartphones não são os únicos objectos perigosos para a sua higiene.

O mesmo sucede com outros objectos usados habitualmente, como os brinquedos das crianças e teclados de computadores, simplesmente, porque as pessoas as limpam, mas esquecem-se de as desinfectar.

Segundo Muniesa, mais de 20% das infecções alimentares são contraídas em casa.

“Muitos locais esquecidos de nossa casa são um verdadeiro paraíso para as bactérias, principalmente os locais húmidos”, diz a microbiologista.

Mas há algo mais importante do que o seu telemóvel a ter em consideração na sua higiene e nos seus hábitos diários: o seu gato ou cão.

“As pessoas esquecem-se de que os hábitos dos seus animais não são os mesmos que os das pessoas”, diz a cientista, citada pelo El Periódico.

“Crianças pequenas, mulheres grávidas e pessoas debilitadas devem ter cuidados especiais ao lidar com animais de estimação”, adverte.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" na Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …