Há uma razão muito forte para nunca usar o telemóvel à mesa

Um novo estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, testou a quantidade de germes em várias superfícies, descobrindo que os smartphones são uma das coisas mais sujas em que tocamos.

Tal é razão mais que suficiente para que os investigadores recomendem que, para evitar infecções, se adoptem hábitos simples – como por exemplo, nunca usar o telemóvel ao almoço, e lavar frequentemente as mãos.

A investigadora Alysha Elliott, da Universidade de Queensland, recolheu amostras das mãos das pessoas e de superfícies comuns no local de trabalho, como botões de elevador e micro-ondas, para expor alguns dos lugares mais contaminados com germes num escritório, como parte do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, 15 de outubro.

Segundo a UQ News, a investigadora encontrou nas mãos de todas as pessoas e em todas as superfícies uma grande variedade de micróbios – embora alguns dos locais testados estivessem surpreendentemente mais limpos do que outros.

“Algumas das superfícies com mais germes são o ecrã do telemóvel, o teclado do computador e a banca da cozinha”, diz a cientista.

“Pelo contrário, as maçanetas, mesas e cadeiras são muito mais limpas”, revela Elliott.

Não custa nada lavar as mãos

Alysha Elliott é chefe de microbiologia e triagem na Community for Open Antimicrobial Drug Discovery, CO-ADD, uma iniciativa global para encontrar novos medicamentos para tratar bactérias resistentes aos antibióticos.

Os micróbios são a mais antiga forma de vida na Terra, e podem ser encontrados em toda parte e em tudo o que tocamos”, explica.

“Podemos apanhar uma grande variedade de micróbios, tais como bactérias e fungos, incluindo leveduras e bolores, durante a nossa rotina diária.

“Estes resultados são uma boa chamada de atenção para a importância de lavar as mãos, porque a limpeza com sabão e água reduziu o número de micróbios em todas as mãos que testámos”, explica .

É importante lembrar que nem todas os micróbios são prejudiciais para nossa saúde. Pelo contrário, o organismo humano acolhe colónias bacterianas inofensivas e até benéficas.

“No entanto, lavar as mãos depois de usar o quarto de banho, trocar aos fraldas ao bebé e comer é uma forma simples, acessível e eficaz de reduzir o risco de apanhar ou transmitir germes”, diz Elliott.

“Às vezes basta água e sabão para evitar infecções como pneumonia, diarreia e gripe”, conclui a microbiologista.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …

O barulho dos oceanos está a dificultar a comunicação entre baleias-anãs

A comunicação de longa distância entre baleias-anãs está a ser gravemente afetada devido ao barulho de fundo dos oceanos — causado principalmente por humanos. O som emitido pelas baleias-anãs é muito característico e apenas muito recentemente …