Há uma razão muito forte para nunca usar o telemóvel à mesa

Um novo estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, testou a quantidade de germes em várias superfícies, descobrindo que os smartphones são uma das coisas mais sujas em que tocamos.

Tal é razão mais que suficiente para que os investigadores recomendem que, para evitar infecções, se adoptem hábitos simples – como por exemplo, nunca usar o telemóvel ao almoço, e lavar frequentemente as mãos.

A investigadora Alysha Elliott, da Universidade de Queensland, recolheu amostras das mãos das pessoas e de superfícies comuns no local de trabalho, como botões de elevador e micro-ondas, para expor alguns dos lugares mais contaminados com germes num escritório, como parte do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, 15 de outubro.

Segundo a UQ News, a investigadora encontrou nas mãos de todas as pessoas e em todas as superfícies uma grande variedade de micróbios – embora alguns dos locais testados estivessem surpreendentemente mais limpos do que outros.

“Algumas das superfícies com mais germes são o ecrã do telemóvel, o teclado do computador e a banca da cozinha”, diz a cientista.

“Pelo contrário, as maçanetas, mesas e cadeiras são muito mais limpas”, revela Elliott.

Não custa nada lavar as mãos

Alysha Elliott é chefe de microbiologia e triagem na Community for Open Antimicrobial Drug Discovery, CO-ADD, uma iniciativa global para encontrar novos medicamentos para tratar bactérias resistentes aos antibióticos.

Os micróbios são a mais antiga forma de vida na Terra, e podem ser encontrados em toda parte e em tudo o que tocamos”, explica.

“Podemos apanhar uma grande variedade de micróbios, tais como bactérias e fungos, incluindo leveduras e bolores, durante a nossa rotina diária.

“Estes resultados são uma boa chamada de atenção para a importância de lavar as mãos, porque a limpeza com sabão e água reduziu o número de micróbios em todas as mãos que testámos”, explica .

É importante lembrar que nem todas os micróbios são prejudiciais para nossa saúde. Pelo contrário, o organismo humano acolhe colónias bacterianas inofensivas e até benéficas.

“No entanto, lavar as mãos depois de usar o quarto de banho, trocar aos fraldas ao bebé e comer é uma forma simples, acessível e eficaz de reduzir o risco de apanhar ou transmitir germes”, diz Elliott.

“Às vezes basta água e sabão para evitar infecções como pneumonia, diarreia e gripe”, conclui a microbiologista.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …

"Só amamos as batalhas difíceis." Sócrates culpa silêncio da esquerda pela ascensão da extrema-direita

"Passei sete anos a defender-me da mentira da fortuna escondida e no final ouço, pela primeira vez, que há indícios de um crime que já prescreveu." José Sócrates escreveu um artigo de opinião, no jornal …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: O Alpinista Descendente

Maior animação no topo da tabela. Um líder em queda, o dragão europeu, uma águia mais artística. Números e frases da semana, visto da Linha de Fundo. Fama sem proveito Sporting CP (Pedro Gonçalves 25') 1 …

Mourinho soma mais uma derrota. Ingleses desiludidos com o seu futebol

O Tottenham atrasou-se, este domingo, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, com uma derrota caseira por 3-1 perante o Manchester United. Em Londres, na 31.ª jornada da Premier League, o Tottenham até esteve em …

TAP alarga ainda mais medidas voluntárias. Podem sair mais 600 pessoas

Elevado interesse de muitos funcionários levou a companhia aérea a criar uma fase intermédia, que começou no domingo e dura até sexta-feira, que pode levar à saída de mais 600 pessoas. A TAP anunciou que vai …

AC Milan define preço a pagar por Rafael Leão

Face ao interesse de clubes como Everton e Juventus, o AC Milan definiu a fasquia das futuras propostas por Rafael Leão: no mínimo, 50 milhões de euros. A cumprir a sua segunda temporada ao serviço do …