Um saca-rolhas, uma veterana e uma constitucionalista correm para empatar Marcelo

Manuel de Almeida / Lusa

O candidato à Presidência da República, António Sampaio da Nóvoa

A corrida às eleições presidenciais tem Marcelo Rebelo de Sousa na “pole position”, mas entre os candidatos de Esquerda há a esperança de, ao menos, arrastar o professor para uma segunda volta. E para isso há quem prometa vir a ser um presidente saca-rolhas…

O chavão cabe a Sampaio da Nóvoa que, em entrevista ao Jornal de Negócios, promete que se for eleito presidente, será “o saca-rolhas” das dinâmicas de Portugal.

“O Presidente tem que ter na cabeça o mapa do futuro e tem de ser capaz de promover, em cada momento, esse futuro que queremos ter”, salienta o ex-reitor.

Maria de Belém assume um discurso confiante e diz que está na campanha “para ganhar”, considerando que é “a pessoa que tem mais experiência nacional e internacional” para ser Presidente, conforme declarações divulgadas pela Lusa.

Por seu turno, a eurodeputada Marisa Matias promete no Público que, se for eleita, será “provavelmente a presidente mais constitucional” que o país já teve.

A eurodeputada apoiada pelo Bloco de Esquerda deixa ainda críticas a Cavaco Silva, considerando que é um “Presidente de facção, que protege um conjunto de interesses muito específicos, mas não os de Portugal”, e a Marcelo Rebelo de Sousa que será, como diz, “um Presidente associado aos interesses que têm destruído este país”.

Marcelo Rebelo de Sousa é, sem margem para dúvidas, o grande favorito nesta corrida presidencial e o professor universitário tem procurado afastar-se das suas conotações políticas com a Direita, tendo já anunciado que é um candidato independente.

Uma atitude que visa ganhar eleitorado de todas as franjas políticas, na expectativa de uma vitória logo à primeira volta, o que não vai acontecer, de acordo com a última sondagem divulgada.

É essa a esperança de Sampaio da Nóvoa, de Maria de Belém e de Marisa Matias que correm por fora nesta concorrida maratona presidencial.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A esquerda e as sucessivas demonstrações de desrespeito político – não formal – para com a generalidade dos eleitores… Ao contrário dos candidatos que têm todo o tempo os eleitores têm mais que fazer para lá irem 3ª vez deitar o voto em tão pouco tempo!
    Ainda vivemos nos tempos da política de trazer por casa! Dividir para reinar? Tenham respeito pelo dever cívico dos eleitores! Cambada… de oportunistas do formalismo e dos dinheiros que indecorosamente fazem os contribuintes pagar!
    Os que apenas venham a representar <5 % dos eleitores, deveriam ser banidos das subvenções pagas pelos contribuintes… Esses que se colectem entre si e concorram – Sigam a lei do financiamento dos partidos sem subvenções do estado. Tantos candidatos que sabemos são apenas candidatos a levarem uns poucos banhos de holofotes com ideias de trazer por casa! Fantochada.

RESPONDER

Colaborador de Macron investigado por agredir manifestante

A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar após a transmissão de imagens de um colaborador do Presidente Emmanuel Macron a agredir um manifestante no 1º de maio. A investigação também tem como alvo …

Mbappé vai doar todo o dinheiro que ganhou no Mundial

O jogador francês Kylian Mbappé prometeu oferecer os ganhos financeiros obtidos no Mundial 2018. E vai mesmo cumprir com a sua promessa. Kylian Mbappé prometeu e vai cumprir. O jogador da seleção francesa vai oferecer a totalidade …

MP abre inquérito sobre alegadas irregularidades na reconstrução de casas de Pedrógão

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Confirma-se a …

Bruxelas quer passageiros portugueses a pagar taxa aeroportuária em Lisboa

A Comissão Europeia considera que ao cobrar esta taxa apenas a não residentes, Portugal está a discriminar em função da nacionalidade. A Comissão Europeia enviou, esta sexta-feira, um parecer fundamentando a Portugal reclamando que a taxa …

Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont apenas por peculato

O Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião. O juiz …

Militante envolvido na falsificação de fichas do PS nomeado para administrador de saúde

Um dos novos administradores que o Governo nomeou para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, António João Paredes, é um militante que esteve envolvido no processo de fichas falsas do PS de …

Francisco J. Marques constituído arguido no caso dos e-mails

Francisco J. Marques foi interrogado pela PJ a em março deste ano, na qualidade de arguido, no âmbito do chamado caso dos e-mails, relacionado com a divulgação, no Porto Canal, de correio eletrónico do Benfica. O …

Facebook vai banir notícias falsas e violência (mas não a negação do Holocausto)

O Facebook vai remover informações falsas publicadas na rede social que possam contribuir para atos de violência iminente, anunciou a empresa, que já testou a medida no Sri Lanka, recentemente abalado pelos conflitos inter-religiosos. “Estamos a …

João Benedito formaliza candidatura à presidência do Sporting

O antigo guarda-redes e ex-capitão da equipa de futsal do Sporting apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura às eleições do Sporting. João Benedito, o mais recente candidato à presidência do Sporting, apareceu juntamente com a sua …

China lança centro de investigação para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou esta quinta-feira a imprensa local. O centro, que faz parte de …