Um saca-rolhas, uma veterana e uma constitucionalista correm para empatar Marcelo

1

Manuel de Almeida / Lusa

O candidato à Presidência da República, António Sampaio da Nóvoa

A corrida às eleições presidenciais tem Marcelo Rebelo de Sousa na “pole position”, mas entre os candidatos de Esquerda há a esperança de, ao menos, arrastar o professor para uma segunda volta. E para isso há quem prometa vir a ser um presidente saca-rolhas…

O chavão cabe a Sampaio da Nóvoa que, em entrevista ao Jornal de Negócios, promete que se for eleito presidente, será “o saca-rolhas” das dinâmicas de Portugal.

“O Presidente tem que ter na cabeça o mapa do futuro e tem de ser capaz de promover, em cada momento, esse futuro que queremos ter”, salienta o ex-reitor.

Maria de Belém assume um discurso confiante e diz que está na campanha “para ganhar”, considerando que é “a pessoa que tem mais experiência nacional e internacional” para ser Presidente, conforme declarações divulgadas pela Lusa.

Por seu turno, a eurodeputada Marisa Matias promete no Público que, se for eleita, será “provavelmente a presidente mais constitucional” que o país já teve.

A eurodeputada apoiada pelo Bloco de Esquerda deixa ainda críticas a Cavaco Silva, considerando que é um “Presidente de facção, que protege um conjunto de interesses muito específicos, mas não os de Portugal”, e a Marcelo Rebelo de Sousa que será, como diz, “um Presidente associado aos interesses que têm destruído este país”.

Marcelo Rebelo de Sousa é, sem margem para dúvidas, o grande favorito nesta corrida presidencial e o professor universitário tem procurado afastar-se das suas conotações políticas com a Direita, tendo já anunciado que é um candidato independente.

Uma atitude que visa ganhar eleitorado de todas as franjas políticas, na expectativa de uma vitória logo à primeira volta, o que não vai acontecer, de acordo com a última sondagem divulgada.

É essa a esperança de Sampaio da Nóvoa, de Maria de Belém e de Marisa Matias que correm por fora nesta concorrida maratona presidencial.

SV, ZAP

1 Comment

  1. A esquerda e as sucessivas demonstrações de desrespeito político – não formal – para com a generalidade dos eleitores… Ao contrário dos candidatos que têm todo o tempo os eleitores têm mais que fazer para lá irem 3ª vez deitar o voto em tão pouco tempo!
    Ainda vivemos nos tempos da política de trazer por casa! Dividir para reinar? Tenham respeito pelo dever cívico dos eleitores! Cambada… de oportunistas do formalismo e dos dinheiros que indecorosamente fazem os contribuintes pagar!
    Os que apenas venham a representar <5 % dos eleitores, deveriam ser banidos das subvenções pagas pelos contribuintes… Esses que se colectem entre si e concorram – Sigam a lei do financiamento dos partidos sem subvenções do estado. Tantos candidatos que sabemos são apenas candidatos a levarem uns poucos banhos de holofotes com ideias de trazer por casa! Fantochada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.