Um saca-rolhas, uma veterana e uma constitucionalista correm para empatar Marcelo

Manuel de Almeida / Lusa

O candidato à Presidência da República, António Sampaio da Nóvoa

A corrida às eleições presidenciais tem Marcelo Rebelo de Sousa na “pole position”, mas entre os candidatos de Esquerda há a esperança de, ao menos, arrastar o professor para uma segunda volta. E para isso há quem prometa vir a ser um presidente saca-rolhas…

O chavão cabe a Sampaio da Nóvoa que, em entrevista ao Jornal de Negócios, promete que se for eleito presidente, será “o saca-rolhas” das dinâmicas de Portugal.

“O Presidente tem que ter na cabeça o mapa do futuro e tem de ser capaz de promover, em cada momento, esse futuro que queremos ter”, salienta o ex-reitor.

Maria de Belém assume um discurso confiante e diz que está na campanha “para ganhar”, considerando que é “a pessoa que tem mais experiência nacional e internacional” para ser Presidente, conforme declarações divulgadas pela Lusa.

Por seu turno, a eurodeputada Marisa Matias promete no Público que, se for eleita, será “provavelmente a presidente mais constitucional” que o país já teve.

A eurodeputada apoiada pelo Bloco de Esquerda deixa ainda críticas a Cavaco Silva, considerando que é um “Presidente de facção, que protege um conjunto de interesses muito específicos, mas não os de Portugal”, e a Marcelo Rebelo de Sousa que será, como diz, “um Presidente associado aos interesses que têm destruído este país”.

Marcelo Rebelo de Sousa é, sem margem para dúvidas, o grande favorito nesta corrida presidencial e o professor universitário tem procurado afastar-se das suas conotações políticas com a Direita, tendo já anunciado que é um candidato independente.

Uma atitude que visa ganhar eleitorado de todas as franjas políticas, na expectativa de uma vitória logo à primeira volta, o que não vai acontecer, de acordo com a última sondagem divulgada.

É essa a esperança de Sampaio da Nóvoa, de Maria de Belém e de Marisa Matias que correm por fora nesta concorrida maratona presidencial.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A esquerda e as sucessivas demonstrações de desrespeito político – não formal – para com a generalidade dos eleitores… Ao contrário dos candidatos que têm todo o tempo os eleitores têm mais que fazer para lá irem 3ª vez deitar o voto em tão pouco tempo!
    Ainda vivemos nos tempos da política de trazer por casa! Dividir para reinar? Tenham respeito pelo dever cívico dos eleitores! Cambada… de oportunistas do formalismo e dos dinheiros que indecorosamente fazem os contribuintes pagar!
    Os que apenas venham a representar <5 % dos eleitores, deveriam ser banidos das subvenções pagas pelos contribuintes… Esses que se colectem entre si e concorram – Sigam a lei do financiamento dos partidos sem subvenções do estado. Tantos candidatos que sabemos são apenas candidatos a levarem uns poucos banhos de holofotes com ideias de trazer por casa! Fantochada.

RESPONDER

Arcebispos de Barcelona ajudaram padre acusado de abusos a fugir à polícia

O padre Senabre, acusado de ter abusado de um menor de 13 anos, esteve desaparecido por mais de 25 anos. Foi agora encontrado no Equador e o seu caso está a ser investigado pelo Vaticano …

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …