Um quarto das PME não tiveram apoios na pandemia

Luís Forra / Lusa

Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) revela que, em Portugal, 25,5% das pequenas e médias empresas (PME), com quebra de vendas de 40% ou mais, não tiveram qualquer ajuda durante a pandemia de covid-19.

O relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), citado pelo Público, analisa as respostas governamentais à crise. Em Portugal, a ajuda direta com implicações orçamentais para as PME rondou os 3,6% do PIB.

“É um valor baixo comparado com o que outros países da OCDE gastaram para apoiarem a economia em 2020, em percentagem do PIB”, comentou Pierre-Alain Pionnier, economista sénior da OCDE.

O diário revela ainda que 21,4% das PME portuguesas receberam alguma forma de ajuda direta, sendo que houve 25,5% de PME (com quebra de vendas de 40% ou mais) sem qualquer ajuda, direta ou indireta.

Portugal ficou atrás do México, que gastou 0,6% do seu PIB em apoios às PME, da Colômbia, Turquia e Chile. A liderar a lista nos apoios estatais está a Nova Zelândia, com 18% do PIB aplicado.

Se forem analisados apenas os países do euro, Portugal foi o segundo país com menor esforço orçamental, o segundo com menor proporção de PME ajudadas (pior só a Eslováquia) e o que teve uma maior percentagem de PME sem qualquer apoio.

O relatório salienta que, nas vagas anteriores, as empresas mais jovens e as empresas mais pequenas sentiram maior dificuldade no acesso a apoios. Pierre-Alain Pionnier não consegue explicar porquê.

“O que sabemos é que empresas maiores e mais bem estabelecidas estão, regra geral, mais bem equipadas para falar com a banca, que estão mais bem informadas e sabem que apoios existem. Os critérios de elegibilidade também podem ter tido um papel relevante especialmente dos empresários em nome individual”, disse.

Ainda assim, a severidade das medidas de controlo sanitário contribuem para esta disparidade, uma vez que, quanto mais severas as medidas, maiores são as quebras e mais PME são afetadas – pelo menos, segundo a experiência.

Já a dimensão do choque económico não mostra ter relação estatística com o volume de apoios dados pelos Governos, que, segundo o Público, terá sido influenciado por outros fatores como a conjuntura macroeconómica ou o peso da dívida pública.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ver na televisão o comportamento deste comerciantes, sempre a recusarem colaborar nas soluções para o combate ao vírus, todos vemos todos os dias que este ramo comercial lhe interessa mais vender uma cerveja do que impor rigidez nas condições para preservar os seus próprios clientes do contagio á covid 19, todos nos apreciamos a falta de higiene, a falta de higienização das mesas das cadeiras, o rigor nas mascaras dos clientes, os comerciantes na televisão malcriadamente e grosseiramente dizer que não tem nada que fazer teste ou vistoriar certificados recusando assim colaborar com as autoridades para a segurança dos seus próprios clientes, velos agora reclamar faltas de ajudas é criar o Pânico a qualquer cliente ao entrar nestas casas comerciais, que com tal moral nunca se terá confiança naquilo que aí se irá comer ou beber.
    Não merecem qualquer ajuda governamental.

RESPONDER

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …