Um morto e dois detidos em tiroteio em Porto Alto

António Cotrim / Lusa

Um civil foi morto e um militar da GNR ferido em troca de tiros no Porto Alto após perseguição

Um civil foi morto e um militar da GNR ferido em troca de tiros no Porto Alto após perseguição

Um homem que era perseguido pela GNR morreu esta sexta-feira, no Porto Alto (Benavente), na sequência de uma troca de tiros com os militares, depois de um destes ter sido baleado num braço, disse à Lusa fonte policial.

O oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém da GNR, Pedro Reis, disse à Lusa que a troca de tiros aconteceu na sequência de uma perseguição a uma viatura, iniciada por volta das 10:00 na ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

Os três indivíduos que seguiam a viatura terão desobedecido a uma ordem de paragem e acabaram por se despistar no Porto Alto, no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, tendo um dos homens saído do carro e disparado em direção aos militares, ferindo um deles no braço, afirmou.

Na resposta, o homem foi baleado, acabando por morrer no local, e o outro elemento conseguiu escapar, mas já foi capturado pelas autoridades.

O terceiro homem barricou-se num café situado junto a um hipermercado no Porto Alto, tendo a zona sido evacuada.

As forças policiais cercaram o local e o homem acabou por ser capturado cerca de duas horas depois, por volta das 12:20.

As forças locais foram reforçadas com elementos da Unidade de Intervenção da GNR, nomeadamente do Grupo de Operações Especiais e uma equipa de negociadores.

O militar ferido foi transportado para o Hospital de Santarém, estando o outro elemento da GNR que o acompanhava na patrulha a receber acompanhamento psicológico de uma equipa do Instituo Nacional de Emergência Médica (INEM), disse a fonte.

Segundo o DN, as pessoas que estavam no interior do café onde o indivíduo se barricou, saíram e adiantaram aos militares não ter ficado ninguém no interior do estabelecimento.

Uma testemunha disse ainda que o homem de 20 anos, de etnia cigana, parecia muito nervoso, chorava e não foi violento.

As motivações para os três suspeitos terem desobedecido a uma ordem de paragem da GNR ainda estão a ser averiguadas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu vi o caso,, os bandidos sairam a correr do carro, depois de baterem com ele e um deles desatou a disparar sobre o carro da policia e foi morto no local.

  2. secalhar ainda vamos ter aqui alguém a dizer que o GNR devia ter disparado para o ar, assim o a pessoa de etnia cigana tivesse tempo de alvejar o outro agente e assim fugirem todos.

RESPONDER

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …