Serviços prisionais estão há um mês à espera do parecer sobre o uso de máscara

Mário Cruz / Lusa

A Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP) está há mais de um mês à espera do parecer sobre o uso de máscara no interior das prisões.

De acordo com o semanário Expresso, este pedido surgiu depois de o diretor das prisões, Rómulo Mateus, ter afirmado que o uso de máscara não era obrigatório nas zonas comuns dos estabelecimentos prisionais.

Na altura, tanto a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, como o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, contrariaram estas declarações, tendo considerado que o uso de máscara em meio prisional devia ser obrigatório.

O pedido foi feito há pouco mais de um mês, mas a DGRSP continua à espera do parecer. Segundo o mesmo jornal, esta entidade diz aguardar as orientações enquanto, do lado da DGS, ainda não se sabe se a norma já está concluída.

A DGRSP contabilizou, esta terça-feira, 42 casos ativos do novo coronavírus, entre os quais 13 reclusos e 29 trabalhadores do quadro. No universo de 11.279 reclusos, há a registar ainda 502 clinicamente recuperados, enquanto o conjunto de trabalhadores que recuperou ascende a 272.

Segundo o Expresso, até ao momento, foram realizados cerca de 11.900 testes à covid-19 no interior das prisões.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …