Serviços prisionais estão há um mês à espera do parecer sobre o uso de máscara

Mário Cruz / Lusa

A Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP) está há mais de um mês à espera do parecer sobre o uso de máscara no interior das prisões.

De acordo com o semanário Expresso, este pedido surgiu depois de o diretor das prisões, Rómulo Mateus, ter afirmado que o uso de máscara não era obrigatório nas zonas comuns dos estabelecimentos prisionais.

Na altura, tanto a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, como o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, contrariaram estas declarações, tendo considerado que o uso de máscara em meio prisional devia ser obrigatório.

O pedido foi feito há pouco mais de um mês, mas a DGRSP continua à espera do parecer. Segundo o mesmo jornal, esta entidade diz aguardar as orientações enquanto, do lado da DGS, ainda não se sabe se a norma já está concluída.

A DGRSP contabilizou, esta terça-feira, 42 casos ativos do novo coronavírus, entre os quais 13 reclusos e 29 trabalhadores do quadro. No universo de 11.279 reclusos, há a registar ainda 502 clinicamente recuperados, enquanto o conjunto de trabalhadores que recuperou ascende a 272.

Segundo o Expresso, até ao momento, foram realizados cerca de 11.900 testes à covid-19 no interior das prisões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.