Um mês depois, a mesma pergunta: o que se passa com a Juventus?

1

Juventus FC

Jogadores da Juventus após jogo com AC Milan

O cenário não é tão preocupante como era em Setembro mas os adeptos não estão satisfeitos com esta nova Juventus. Danilo disse a colega para se calar.

Já tínhamos deixado aqui a pergunta que está presente no título: o que se passa com a Juventus, nesta temporada?

Na altura, há pouco mais de um mês, a antiga “eterna” campeã italiana não tinha vencido qualquer jogo no campeonato; e já estávamos na recta final de Setembro. Ocupava o antepenúltimo lugar e estava na zona de descida de divisão.

Salientámos os problemas na defesa da equipa de Turim, que sofria pelo menos um golo há 18 jogos consecutivos no campeonato – registo que se viria a prolongar, fechando nos 20 duelos seguidos a sofrer.

No entanto, as coisas melhoraram, precisamente depois da publicação desse artigo: seis vitórias em seis jogos, juntando Serie A e Liga dos Campeões. Foram todas difíceis, todas pela margem mínima, mas foram 18 pontos conquistados.

Nos últimos dois jogos, um resultado que não foi mau (empate no recinto do campeão Inter Milão) e um resultado que foi realmente mau: derrota em casa por 1-2 contra o Sassuolo. Mais do que o desaire caseiro, foi a exibição que, mais uma vez, nem parecia de um dos “grandes” do futebol europeu.

A Juventus já não está na zona de descida de divisão, está longe desse perigo; mas está ainda mais longe do lugar ao qual estava habituada: é sétima classificada e, após somente 10 jornadas, já tem menos 13 (!) pontos do que o líder AC Milan.

E agora foi a vez de o Daily Mail levantar a pergunta: o que se passa com a Juventus?

Desde logo, o que se passa é olhar para a classificação do campeonato e ver que tem apenas 15 pontos. Massimiliano Allegri tem um registo claramente inferior ao dos antecessores Maurizio Sarri (26 pontos) e Andrea Pirlo (20).

O futebol é “feio e cínico”. As exibições são “horríveis”. E até dentro do clube há irritação: Pavel Nedved, vice-presidente, não escondeu a sua frustração na tribuna, perto do final do jogo com o Sassuolo.

A Juventus transformou-se numa equipa “sem identidade” e numa equipa que, repetimos, está mal lá atrás: 13 golos sofridos em 10 jornadas, o pior início de época nos últimos 29 anos, nesse aspecto. A defesa tem Bonucci, tem Chiellini, mas tem também Szczęsny – e o guarda-redes polaco não tem sido propriamente o mais seguro, sendo directamente culpado em três golos até agora.

A turma de Turim também deixou de saber segurar o resultado: já deixou escapar 10 pontos depois de estar a ganhar no respectivo jogo.

No ataque, e agora sem Cristiano Ronaldo, os números também são modestos: 14 golos marcados. Falta criatividade, faltam ideias, falta eficácia. Os avançados Chiesa, Moise Kean, Dybala e Morata, juntos, marcaram oito golos até agora – Ciro Immobile, sozinho, também já marcou oito golos pela Lazio.

E há sinais que mostram que o ambiente entre os jogadores não estará muito bem: além das constantes poses desmotivadas, ainda na noite passada Danilo (ex-FC Porto) teve uma conversa “quente” com o colega de equipa Kaio Jorge, dizendo ao compatriota: “Cala-te e fica no teu sítio”. Isto, já depois de ter discutido com Mattia Perin e Leonardo Bonucci.

Nuno Teixeira, ZAP //

1 Comment

  1. O que se passa?
    Simples.
    Falta CR7.
    Andaram os jogadores top da juve, como bonnuci, chielline, e até um ex pr dos anos 2004..,a gabar se que a juve era coletivo, e CR7 tinha destruido esse ADN, e afinal…
    Afinal, os jogadores não merecem jogar na juve, como reconheceu em desabafo Max Allegri.
    Até parece que a juve não teve Platini, Zidane….
    CR7 foi traído por inveja de donos do balneário.
    Nós vimos isso no jogo FCP-juve da champions: 2 golos oferecidos ao FCP por erros propositados, salta à vista.
    Trezeguet, que tb foi estrela na juve, e agora era expert na estrutura, saiu e disse
    Sim CR7 foi traído, mas marcou 100 golos. E agora quem os vai marcar?
    Pois, alguém que entende futebol e…calcio.
    Alguns jogadores admiradores de CR7 confessaram: vimos cr no balneário e pensamos.. já ganhamos, e foram displicentes e sem disciplina tática em campo.
    Só ainda não percebi porque não foram para a bancada e postos na rua os causadores das derrotas na champions no tempo CR7.
    Aliás, se a juve está na champions este ano deve o a golos decisivos de CR7 nas últimas jornadas, que provocaram festejos como se tivessem sido campeões europeus.
    Até Pirlo festejou como jogador.. tudo gravado.

    Os donos do balneário da juve estão a provar o seu próprio veneno.
    No próximo ano, não estarão na champions, é o que merecem.
    Enquanto não houver limpeza de balneário, a juve será um clube mediano na Itália.. E 3 ou 4 classe na Europa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.