Um homem deu à luz e foi impedido de ser registado como pai. Tribunal diz que é mãe

Freddy McConnell, de 32 anos, trava uma batalha judicial porque não quer constar da certidão de nascimento como mãe da criança que dera a luz.

O britânico é, legalmente, um homem e, por isso. quer ser registado como pai. Porém, Andrew McFarlane, presidente da secção de Família do Tribunal Superior do Reino Unido, decidiu contra ele.

Freddy nasceu como mulher, mas vive como homem há vários anos. Fez tratamento hormonal mas sem alterar a constituição biológica, acabando por engravidar. Legalmente, está registado como homem desde 2018, ano em que teve uma filha. Quando pediu aos registos civis para que constasse na certidão de nascimento como o pai da criança, não aceitaram.

O homem foi para tribunal, mas perdeu essa batalha no Tribunal Superior. “Há uma diferença material entre o sexo de uma pessoa e status de mãe”, disse o juiz.

“Ser mãe, embora seja associado ao ser mulher, é o status concedido a uma pessoa que passa pelo processo físico e biológico de engravidar e dar à luz. Agora, clinicamente e legalmente, é possível que um indivíduo, cujo sexo é reconhecido na lei como homem, engravide e dê à luz o seu filho. Mas, embora o sexo dessa pessoa seja masculino o seu status parental, que deriva de seu papel biológico no parto, é o de mãe”.

A decisão tem acordo de alguns advogados, salientando que a criança teria sido a primeira pessoa nascida na Inglaterra e no País de Gales a não ter mãe legal se McConnell vencesse.

Já a advogada de McConnell, Karen Holden, criticou: “No Reino Unido, tem o direito de mudar de sexo na certidão de nascimento. Por que não a filha? Certamente, a lei tem que se adaptar aos tempos modernos, é preciso terminar a jornada que começou”.

McConnell disse estar preocupado com o que tal decisão significa, não apenas para ele mas por outras pessoas transexuais que são pais ou querem ser pais. “Isso tem sérias implicações para as estruturas familiares não tradicionais. Significa que apenas as formas mais tradicionais de famílias são reconhecidas ou tratadas com igualdade. Isso não é justo”, disse o homem ao jornal britânico The Guardian, onde é jornalista em multimédia. Agora, está a pensar recorrer da decisão.

O presidente do Tribunal de Família considerou que o facto de o nome de Freddy estar registado na certidão de nascimento enquanto mãe não colide com os direitos da criança. No entanto, várias associações de defesa da comunidade LGBT alegam que a criança poderá ser vítima de discriminação no futuro na sequência desta decisão judicial.

De acordo com o Diário de Notícias, a história de McConnell foi contada no documentário “Seahorse”, uma referência aos peixes que se reproduzem durante a gravidez masculina. Iniciou o tratamento com testosterona em 2013 e foi submetido a uma cirurgia para remoção do peito, mas manteve o sistema reprodutivo feminino. Em 2016, suspendeu o tratamento hormonal após procurar orientação sobre fertilidade e engravidou em 2017 usando um doador de esperma.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Se a pessoa era mulher, mas porque preferia ter nascido homem ou porque não se sentia bem naquele corpo, resolveu se transformar num homem, por que motivo resolveu ter um filho de acordo com a sua natureza biológica? Homens não dão à luz.
    Estas situações só vêm comprovar o transtorno mental da transexualidade.

  2. Freddy nasceu como mulher, mas vive como homem há vários anos. Depois voltou a ser mulher para engravidar, e agora novamente para homem para ser “pãe”… que confusão deve ir naquela cabeça.

  3. Esta criança ainda tem sorte, porque vai ter pai ou mãe. Em breve as crianças vão ser todas filhas do Estado. Que as vai educar, alimentar e acompanhar num estabelecimento tipo “berçário”. Porque os pais biológicos vão ser considerados (pelo Estado) incapazes de proteger os filhos, têm que trabalhar e não o conseguem fazer….. E as Comissões de Proteção de crianças e jovens em risco, está atenta………

  4. Ainda bem que o juiz tem as ideias no lugar, se fosse algum da comunidade gay, já estava premitido isso como encontraria forma de o indiminizar o pobre pãe

  5. Sempre falo uma frase para meus amigos…

    “O certo é o certo mesmo q todos achem q está errado, e o errado é errado mesmo que todos achem q esta certo”.

    parabéns ao juiz, e vamos tomar cuidado com quem colocamos para ser nossos representantes..

  6. Para ser homem, deveria ter feito a transformação total e não parcial, biologicamente é mulher, entendo que para ter sua certidão alterada, “Ele” deveria ter provado estar biologicamente alterado e não externamente (aparência), a meu ver, houve falha no momento de autorizar a alteração na sua Certidão e Ele não foi honesto, pois se ele queria ser homem, deveria ter alterado tudo, entendo que não foi honesto nem com ele mesmo, coitada dessa criança!!

  7. Quanto egoísmo e egocentrismo macabro. Esta criança ja esta condenada ao preconceito e ter que lutar pela sua propria origem verdadeira. Triste

  8. Parabens ao juiz que tem a cabeca muito centrada.
    A “cidadao” agiu contra o que tanto lutou para ter.
    A natureza nao mente, pode se parecer com o swxo oposto mas se nasceu homem é homem, sw nasceu mulher é mulher. Pode bater o pe e mudar o que quiser, mas contra a natureza nao tem nem como discutir.

RESPONDER

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …

Medidas endurecem: proibido circular entre concelhos das 23h de hoje às 5h de quarta-feira

A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 05h00 de quarta-feira nos concelhos de risco, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado …