Um gato num vão de escadas diz-lhe se é otimista ou pessimista

1

9gag

A imagem é de um gato num lanço de escadas, que se tornou viral há oito anos, está a ter uma segunda vida devido a um divertido teste de personalidade.

A sua primeira impressão sobre a imagem, publicada em 2015, no 9Gag, pode determinar se é otimista ou pessimista.

Quem o diz é o Minds Journal. Se achar que o gato está a subir o lanço de escadas, então é otimista. Por outro lado, se achar que está a descer, é pessimista.

“Pode ter sido com base nas suas experiências de vida ou apenas devido ao tipo de pessoas que conheceu e que inclinaram a sua visão da vida para o lado negativo”.

Acrescenta que “isto significa que agora não confia facilmente, calcula antes de se comprometer e desconfia das pessoas que parecem demasiado doces”.

Por sua vez, o Business Insider tem uma posição bastante assertiva relativamente ao assunto, afirmando que é “óbvio” que o gato está a descer as escadas. “Primeiro, olhe para a arquitetura das escadas. O nariz dos degraus da escada está a sobressair do degrau, que tem uma textura de seixos”.

“Além disso, se olhar com atenção, há mesmo uma ligeira sombra sob o nariz saliente dos degraus da escada”, continua.

“Estas sombras só seriam visíveis se o gato estivesse a descer as escadas em direção ao observador que está a olhar para cima. A luz que vem do patamar do andar de cima está a fazer com que a sombra do degrau caia sobre o espelho”, conclui.

9gag

Mas, afinal, em que é que ficamos?

Obviamente, uma simples reação a uma fotografia de um gato está longe de ser uma forma perfeita de determinar a personalidade de uma pessoa.

Contudo, a investigação mostra que, quando interpretam o mundo que os rodeia, os otimistas e os pessimistas têm preconceitos explícitos.

David Hecht, na Experimental Biology, diz que “para usar a expressão comum, o otimista concentra a sua atenção no copo meio cheio. Isto é, um otimista seleciona as pistas positivas/reforçadoras do ambiente e tende a filtrar e ignorar a informação que não corresponde à sua perspetiva mais positiva”.

“Um pessimista tende a fazer exatamente o contrário. No geral, a atenção de um pessimista está centrada no copo meio vazio, ou seja, o pessimista presta uma atenção desproporcionalmente maior aos sinais negativos, enquanto tende a esquecer os aspetos positivos de uma situação”, conclui.

E o leitor o que acha? O gato está a subir ou a descer o lanço de escadas?

Aqui há gato!

Teresa Campos, ZAP //

1 Comment

  1. Ou seja ………..Caio e parto uma perna ; sou pessimista porque fico invalido de uma perna , ou sou otimista de não ter partido as duas . É a dualidade da nossa existência , tudo depende de un positivo e de un negativo sem a ausência destas duas condicionantes não existiria a Vida , e a pessoal interpretação que cada un de nós tem en relação ao que vimos e vivemos .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.