Pspspsps? Cientistas descobrem a melhor forma de chamar um gato

1

Qual é a melhor forma de chamar a atenção de um gato que não nos conhece? Cientistas descobriram a resposta num novo estudo.

É instintivo. Quando queremos chamar a atenção de um gato, a nossa tendência é dizer “pspspsps”. A realidade é que este técnica pode nem sempre ser a mais eficaz, por muito que achemos que é o Santo Graal do chamamento de gatos.

Para conseguir uma resposta para este enigma, uma equipa de cientistas francês propôs-se a descobrir qual a melhor forma de chamar a atenção de um gato que não conhecemos.

Os investigadores descobriram que os felinos que viviam num cat café — um estabelecimento com um grande número de gatos com os quais os clientes podem interagir — respondiam mais rapidamente a um estranho quando este usava pistas vocais e visuais para chamar a sua atenção.

Os gatos também pareciam estar mais stressados quando o humano os ignorava completamente. O estudo foi publicado na semana passada na revista científica Animals.

A realidade é que o “pspspsps” não é suficiente. Afinal de contas, na comunicação entre humanos e gatos, usamos tudo, desde as nossas vozes às nossas mãos e até às expressões faciais.

“Quando comunicamos com eles, o que é mais importante para eles? São as pistas visuais ou as pistas vocais? Essa foi a questão de partida para a nossa investigação”, disse a autor principal do estudo ao Gizmodo.

A equipa de cientistas foi liderada por Charlotte de Mouzon, que, em outubro do ano passado, já tinha levado a cabo um estudo que concluiu que os gatos domésticos conseguem distinguir quando os donos estão a falar especificamente para si ou para uma pessoa e que também respondem mais à voz do dono do que à de um estranho.

Para esta nova investigação, os cientistas contaram com a ajuda de 12 gatos que viviam num cat café. A própria autora começou por habituar os gatos à sua presença e depois submeteu-os a diferentes cenários: chamava-os, mas não lhes fazia nada; fazia gestos, mas não vocalizava; vocalizava e fazia gestos; ou não fazia nenhum dos dois.

Os gatos aproximavam-se mais rapidamente de De Mouzon quando ela utilizava pistas vocais e visuais para os chamar. Até aqui, nada de inesperado.

No entanto, a equipa de investigadores surpreendeu-se com o facto de os gatos responderem mais rapidamente apenas às pistas visuais do que às pistas vocais.

Os donos de gatos adoram usar uma “voz de conversa de gato” com os seus animais de estimação — algo semelhante ao “falar à bebé” , pelo que imaginaram que os gatos responderiam melhor às vocalizações.

Agora, os investigadores concluem que esta preferência pode ser diferente para os gatos que interagem com humanos estranhos ou com os seus donos.

“Isto mostra que não é a mesma coisa. Não é a mesma coisa para um gato comunicar com o seu dono ou comunicar com um humano desconhecido”, disse a investigadora. “É bom ter os resultados que se esperam. Mas por vezes também é bom ter resultados que não esperamos, porque nos fazem pensar e formar novas hipóteses que tentam chegar ao que realmente se está a passar”.

Outra descoberta interessante foi o facto de os gatos terem tendência a abanar a cauda com maior frequência com pistas vocais e quando estavam a ser totalmente ignorados. Tal não aconteceu com tanta frequência com pistas visuais.

Os franceses também parecem ter a sua própria forma de chamar a atenção dos gatos, realça o Gizmodo. Eles usam uma espécie de “pff pff”, semelhante ao som de um beijo, em vez do clássico “pspspsps”.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Há uma técnica muito melhor, envolve vocalizações e funciona ainda melhor com pistas visuais, é o clássico “Toma”. Se acompanhado por um pedaço d carne, peixe, fiambre ou algo do género é instantâneo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.