É espantoso constatar que até mesmo o nosso sistema solar contém ainda tantos mistérios, e nada o demonstra melhor do que só agora ter sido possível verificar que temos mais um planeta anão a passear entre nós- e que o seu tamanho é bastante superior ao que se imaginava.
O 2007 OR10 foi, como o seu nome indica, descoberto em 2007, mas só agora, com a ajuda telescópio espacial Kepler e do Herschel Space Observatory, é que foi possível calcular o seu tamanho com precisão, e os resultados foram surpreendentes.
Este planeta anão tem 1,535km de diâmetro, o que o torna o terceiro maior planeta anão conhecido até ao momento, ficando apenas atrás de Plutão (com 2374km) e Eris (2336km).
A sua órbita elíptica, que o traz até perto da órbita de Neptuno no ponto mais próximo do Sol, e ao dobro da distância de Plutão no ponto mais afastado, faz que cada “ano” demore 548 anos terrestres.
Além disso, cada dia demora 45 das nossas horas terrestres – algo que daria muito jeito a todos os workaholics.
Inicialmente apelidado de “Branca de Neve“, o nome definitivo do planeta anão só irá ser formalmente decidido no próximo ano.
Mas a sua cor rosa / avermelhada, que se julga ser devida à presença de metano congelado à sua superfície, faz antever que o nome venha a ser outro.
Mas para já, este é o maior corpo celeste sem nome no Sistema Solar.
ZAP / Aberto até de Madrugada
Mas afinal é enorme ou é anão?