Eletricidade limpa. Um dos edifícios mais icónicos do mundo usa agora 100% energia eólica

Um dos edifícios mais emblemáticos do mundo funciona agora com eletricidade limpa. Na quarta-feira, a empresa proprietária do Empire State Building anunciou que assinou um acordo para atender às necessidades de eletricidade não só daquele edifício, mas de todo o seu portfólio, com energia eólica. 

De acordo com o jornal norte-americano The Washington Post, que avançou a notícia, o Empire State Building usa agora apenas energia eólica.

O contrato de compra de energia de três anos também abrange 13 outros arranha-céus e prédios de escritórios sob a propriedade do Empire State Realty Trust, tornando-o o maior utilizador de energia renovável dos Estados Unidos.

O Empire State Building em si tem operado com energias renováveis há uma década.

A mudança para a energia eólica resultará na poupança de 204 milhões de quilogramas de dióxido de carbono, o que é igual às emissões da frota de táxis de Nova Iorque durante um ano inteiro.

Esta alteração surge depois de o arranha-céus ter anunciado no ano passado que as reformas feitas em tudo, desde janelas até a instalação de luzes LED na sua famosa torre, resultaram na redução da sua pegada de carbono em 40%.

“Continuamos a avançar o nosso compromisso com soluções que reduzem o nosso impacto ambiental”, disse Dana Robbins Schneider, vice-presidente sénior e diretora de energia e sustentabilidade do Empire State Realty Trust, em comunicado citado pelo Gizmodo. “Os nossos inquilinos agora trabalham em escritórios neutros em carbono e a comunidade de investidores pode reconhecer a nossa liderança.”

A compra de energia limpa não significa que turbinas eólicas num lugar fora da cidade irão bombear energia diretamente para o prédio. Em vez disso, os contratos assinados com a Green Mountain Energy e Direct Energy significam que os dois prestadores de serviços garantirão que a quantidade equivalente de eletricidade usada pelo Empire State Building e outros edifícios abrangidos pelo acordo sejam produzidos a partir do vento nos EUA.

“Levar a maior comunidade imobiliária em direção à energia líquida zero requer que as partes interessadas no centro das atenções, como o Empire State Building, dêem os primeiros passos e inspirem outros”, disse Cara Carmichael, diretora do Programa de Edifícios Carbon-Free do Rocky Mountain Institute. “O Empire State Building sempre foi um marco em Nova Iorque e um líder no espaço de prop-tech. Agora, está a adotar o seu papel de líder no espaço de energia”.

A descarbonização de edifícios é uma das tarefas mais assustadoras da próxima década, especialmente os mais antigos como o Empire State Building. As cidades estão cada vez mais a tomar medidas para proibir as ligações de gás em novas construções, o que pode ajudar a reduzir as emissões.

Instalar eletrodomésticos, janelas, portas e luzes mais eficientes é outro caminho para reduzir as emissões que é feito mais facilmente com edifícios mais novos.

Porém, existem cerca de 5,6 milhões de edifícios comerciais e dezenas de milhões de unidades residenciais, todos a necessitar de uma limpeza rápida para evitar os piores impactos da crise climática.

Um relatório das Nações Unidas divulgado no ano passado mostra como é urgente a necessidade de descarbonizar edifícios. As emissões de carbono aumentaram em 2019 e representam 38% das emissões globais.

Nova Iorque estabeleceu requisitos para que os edifícios reduzam as suas emissões em 40% até 2030.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …