Beber um copo de leite todos os dias pode reduzir até 14% os riscos de cancro do intestino, revela estudo realizado em mulheres.
Um estudo observacional de mais de meio milhão de mulheres europeias de meia-idade ou mais velhas concluiu que beber 200 gramas de leite por dia pode reduzir o risco de cancro cancro do cólon e o cancro do reto até 14%.
Estas mulheres preencheram um formulário em que forneciam detalhes sobre a sua dieta para poderem realizar a investigação, que considerava 97 escolhas dietéticas para perceber se alguma delas influenciava a probabilidade de desenvolver e cancro no intestino, um dos mais comuns entre homens e mulheres.
E o resultado do estudo, publicado na Nature a 8 de janeiro, foi que as mulheres que mais consomem laticínios, como iogurtes, queijo ou outros derivados de leite, têm menos probabilidades de contrair este doença, explica a Science Alert.
Mas melhor que o leite é, em geral, o cálcio. O consumo de 300 gramas de cálcio reduz o risco de cancro em 17%, ou seja, mais três pontos percentuais do que o leite. Para além dos alimentos mais óbvios — os laticínios — esta substância está também presente na soja, alguns frutos secos como a amêndoa ou nozes, ou até mesmo a sardinha ou o mexilhão.
“Embora este estudo destaque um potencial benefício do aumento do cálcio na dieta, os jornalistas e o público devem abordar os resultados com cautela”, alerta, no entanto, o médico David Nunan.
“Os números apresentados podem sobrestimar o verdadeiro efeito devido a limitações metodológicas. É necessária uma investigação mais sólida, como ensaios aleatórios controlados, para estabelecer a causalidade”, acrescenta.
O Science Alert também aponta a existência de estudos que sugerem que o café também pode dar uma ajuda no combate ao cancro do intestino. Portanto, se quiser combinar um bom “mix” matinal, pode sempre juntar o leite e o café numa só caneca.