Foi um cabo defeituoso que deixou Nova Iorque às escuras

Jason Szenes / EPA

A empresa de energia Con Edison, responsável pelo apagão que afetou no sábado mais de 73 mil clientes em Nova Iorque, anunciou que o problema foi causado por um cabo de distribuição defeituoso que o sistema não isolou.

Em comunicado, a empresa refere que “os sistemas de transmissão não isolaram um cabo de distribuição de 13 mil volts defeituoso”, situado numa instalação na Rua 64 e na Avenida de West End, na zona oeste de Manhattan.

Este dado contradiz a informação adiantada no domingo pela Con Edison numa primeira conferência de imprensa após o apagão, na qual o diretor da companhia na cidade norte-americana de Nova Iorque, Tim Crawley, afirmou que o cabo da Rua 64, que provocou uma forte fumarada, não era a causa do incidente.

“Com base na nossa experiência nos sistemas de transmissão e de distribuição, pensámos inicialmente que o cabo de 13 mil volts não estava relacionado com a interrupção da eletricidade”, adiantou a Con Edison. “Ainda que o cabo tenha sido o passo que o iniciou, o apagão foi o resultado da falha dos sistemas de proteção da transmissão“, acrescenta o comunicado.

O apagão, que ocorreu às 20h de sábado (1h de domingo em Lisboa), além de afetar o funcionamento normal do metro, deixou muitos cidadãos presos em elevadores e até mesmo parte da movimentada Times Square ficou às escuras.

As ruas ficaram lotadas de pessoas com telemóveis e lanternas acesas, numa cacofonia de sirenes e buzinas do tráfego que ficou completamente parado. Também os semáforos deixaram de funcionar.

O corte de energia interrompeu as atividades do comércio em geral, como nos restaurantes, e nos espetáculos da Broadway e no Madison Square Garden, com salas de teatro e espetáculos a ter de encerrar ou cancelar atuações, incluindo o espetáculo da cantora Jennifer Lopez.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …