Foi um cabo defeituoso que deixou Nova Iorque às escuras

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Jason Szenes / EPA

A empresa de energia Con Edison, responsável pelo apagão que afetou no sábado mais de 73 mil clientes em Nova Iorque, anunciou que o problema foi causado por um cabo de distribuição defeituoso que o sistema não isolou.

Em comunicado, a empresa refere que “os sistemas de transmissão não isolaram um cabo de distribuição de 13 mil volts defeituoso”, situado numa instalação na Rua 64 e na Avenida de West End, na zona oeste de Manhattan.

Este dado contradiz a informação adiantada no domingo pela Con Edison numa primeira conferência de imprensa após o apagão, na qual o diretor da companhia na cidade norte-americana de Nova Iorque, Tim Crawley, afirmou que o cabo da Rua 64, que provocou uma forte fumarada, não era a causa do incidente.

“Com base na nossa experiência nos sistemas de transmissão e de distribuição, pensámos inicialmente que o cabo de 13 mil volts não estava relacionado com a interrupção da eletricidade”, adiantou a Con Edison. “Ainda que o cabo tenha sido o passo que o iniciou, o apagão foi o resultado da falha dos sistemas de proteção da transmissão“, acrescenta o comunicado.

O apagão, que ocorreu às 20h de sábado (1h de domingo em Lisboa), além de afetar o funcionamento normal do metro, deixou muitos cidadãos presos em elevadores e até mesmo parte da movimentada Times Square ficou às escuras.

As ruas ficaram lotadas de pessoas com telemóveis e lanternas acesas, numa cacofonia de sirenes e buzinas do tráfego que ficou completamente parado. Também os semáforos deixaram de funcionar.

O corte de energia interrompeu as atividades do comércio em geral, como nos restaurantes, e nos espetáculos da Broadway e no Madison Square Garden, com salas de teatro e espetáculos a ter de encerrar ou cancelar atuações, incluindo o espetáculo da cantora Jennifer Lopez.

ZAP // Lusa

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