Foi um cabo defeituoso que deixou Nova Iorque às escuras

Jason Szenes / EPA

A empresa de energia Con Edison, responsável pelo apagão que afetou no sábado mais de 73 mil clientes em Nova Iorque, anunciou que o problema foi causado por um cabo de distribuição defeituoso que o sistema não isolou.

Em comunicado, a empresa refere que “os sistemas de transmissão não isolaram um cabo de distribuição de 13 mil volts defeituoso”, situado numa instalação na Rua 64 e na Avenida de West End, na zona oeste de Manhattan.

Este dado contradiz a informação adiantada no domingo pela Con Edison numa primeira conferência de imprensa após o apagão, na qual o diretor da companhia na cidade norte-americana de Nova Iorque, Tim Crawley, afirmou que o cabo da Rua 64, que provocou uma forte fumarada, não era a causa do incidente.

“Com base na nossa experiência nos sistemas de transmissão e de distribuição, pensámos inicialmente que o cabo de 13 mil volts não estava relacionado com a interrupção da eletricidade”, adiantou a Con Edison. “Ainda que o cabo tenha sido o passo que o iniciou, o apagão foi o resultado da falha dos sistemas de proteção da transmissão“, acrescenta o comunicado.

O apagão, que ocorreu às 20h de sábado (1h de domingo em Lisboa), além de afetar o funcionamento normal do metro, deixou muitos cidadãos presos em elevadores e até mesmo parte da movimentada Times Square ficou às escuras.

As ruas ficaram lotadas de pessoas com telemóveis e lanternas acesas, numa cacofonia de sirenes e buzinas do tráfego que ficou completamente parado. Também os semáforos deixaram de funcionar.

O corte de energia interrompeu as atividades do comércio em geral, como nos restaurantes, e nos espetáculos da Broadway e no Madison Square Garden, com salas de teatro e espetáculos a ter de encerrar ou cancelar atuações, incluindo o espetáculo da cantora Jennifer Lopez.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …